Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Certame terá abrangência nacional e será organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil no Rio Grande do Sul

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

O concurso está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado por meio das secretarias de Planejamento, Cultura e Meio Ambiente e visa selecionar e premiar as três melhores propostas apresentadas e contratar a melhor classificada delas para desenvolvimento de todos os projetos executivos e complementares.

O objetivo do concurso é encontrar a melhor proposta de qualificação de um dos espaços públicos mais conhecidos da cidade, através de uma reestruturação paisagística e de ambiência, integrando o entorno do Lago Joaquina à área da Secretaria de Cultura, sendo um marco significativo para a comunidade de Gramado, conforme explica o Secretário do Planejamento Rafael Bazzan.

 

O coordenador geral do concurso e conselheiro do IAB RS, arquiteto Marcelo Arioli Heck destaca que trata-se de uma ótima iniciativa da Prefeitura Municipal de Gramado, que apresentou boas proposições para a organização do concurso. “A seleção de projetos por meio de Concursos de Arquitetura tem como critério de seleção a qualidade das propostas, valorizando tanto o processo fundamentado em ampla participação, quanto o resultado do projeto final”, explica.

Os recursos utilizados, tanto no desenvolvimento e premiação do concurso, quanto na execução da obra de requalificação, são oriundos de Operação Urbana Consorciada Planalto, Lei Municipal 3509/2016, e vem sendo acompanhada pela Comissão de Controle do Desenvolvimento da OUC e pelo Ministério Público.

 

 

Texto: Sabrina Ortácio / Jornalista Assessora de Comunicação IAB RS
Crédito Fotos: Renan Sandi/Mountside Filmes

 

 

 

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias