Juventude e Espaço Urbano em debate no IAB RS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O Instituto de Arquitetos do RS (IAB RS) promoveu no dia 01 de abril, no Solar do IAB, o debate Juventude e Espaço Urbano. O evento gratuito teve mediação de Rafael Passos, vice-presidente do IAB RS e contou com a participação de representantes do Núcleo Urbanóide, do movimento Levante Popular da Juventude, da Associação de Moradores do Bairro Auxiliadora, dos Amigos do Cais Mauá, e dos Projetos Vizinhança e Vila Flores. A programação integrou as atividades do Solar do IAB como Ponto de Cultura do RS.
O movimento Levante Popular da Juventude foi representado pelo ativista Max, coordenador estadual. Para ele, a juventude de Porto Alegre precisa estar mais articulada numa atitude anticapitalista. “Nosso inimigo é o capital, pois o governo muda”, destacou. Max disse que o sistema não vai poupar o jovem que está na periferia. Ele também falou que os jovens estão carentes de suas cidades, e afirmou que a criminalidade não está alta. “O que está em alta é a essa falta de segregação. A gente pode mudar o rumo da sociedade”, discursou o coordenador estadual do Levante. Para ele, as pichações da juventude marginalizada querem dizer “eu existo, quero me expressar, quero ser visto, e quero ocupar um espaço público”. “A gente quer uma cidade para pessoas e não para carros e prédios”, complementou.
O presidente da Associação de Moradores do Bairro Auxiliadora e da organização Amigos do Cais Mauá, João Volino, destacou que, hoje, a narrativa social bloqueia uma ideia de sociedade numa perspectiva de sociedade. “As situações colocadas aqui estão provocando essa mudança e precisam ser diversificadas”, afirmou Volino. O presidente também informou ações conquistadas recentemente pela Associação de Moradores do Bairro Auxiliadora, como uma nova passagem de pedestres em terreno que estava abandonado pela prefeitura. “O local foi estruturado para os moradores do bairro transitarem e recebeu o nome de "Lanceiros Negros" em homenagem justa aos quilombos que existiram na região no século passado”, informou Volino.
O artista visual, Lucas Anão, participou do debate representando o Núcleo Urbanóide. Ele falou da intervenção das artes do grafite e das pichações na cidade. “Por muito tempo fui fútil e não sabia o que estava fazendo”, disse Anão se referindo que não teve uma orientação na época que pichava muros. “Mas vejo que não é culpa da pichação, quando querem fechar um parque porque estão depredando. Isso é um problema social muito maior. Falta orientação, e principalmente atividades culturais reais”, destacou. Ele também informou que sua arte por meio do grafite vem no contra fluxo e mesmo assim às vezes ela é condicionada.
A gestora de projetos, Aline Bueno, representou os projetos Vizinhança e Vila Flores. “Queremos colocar as pessoas uma do lado das outras e provocar empatia. A nossa visão é: vamos dialogar e aproximar públicos”, informou Aline em sua apresentação. Para ela, é preciso trilhar um caminho com muita tolerância e empatia. “Não é fácil. Existe um passo a passo a se tomar. As pessoas estão muito afastadas, não tem interação com a cidade”, analisou a gestora. “O meu ponto em relação aos dois projetos que represento é provocar esse convívio, essa troca de saberes, para conseguir chegar na cidade que a gente quer”, complementou.
IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Manifesto Público do IAB RS sobre o marco regulatório do EaD

O IAB RS defende que os cursos de Arquitetura e Urbanismo estejam incluídos entre as graduações que não podem ser à distância. É oportuno e historicamente importante lembrar que, bem antes das conquistas hoje anunciadas para a engenharia e as áreas da saúde, o CAU/RS obteve relevantes vitórias jurídicas no sentido de negar registro profissional à diplomados por cursos de arquitetura e urbanismo 100% EaD.

Leia Mais →

IAB RS ASSINA CONVÊNIO COM INSTITUTO CERVANTES E ALIANÇA FRANCESA

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou um convênio com o Instituto Cervantes e com a Aliança Francesa em suas unidades sediadas na cidade de Porto Alegre. A parceria prevê descontos nos cursos regulares de idiomas para os associados do IAB RS e familiares, e também uma série de atividades culturais a serem realizadas no Solar, abertas ao público em geral.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS integra painel sobre o RS Seguro COMunidade apresentado no South Summit Brazil

Os impactos positivos do RS Seguro COMunidade foram temas do painel apresentado no South Summit Brazil. Com foco em políticas de desenvolvimento social e combate à violência, o programa atua em territórios com maiores indicadores de crimes violentos letais e intencionais (CVLI) e de vulnerabilidade social. “Os três territórios selecionados para receberem as intervenções urbanísticas são regiões que têm comunidades muito atuantes e que merecem esse grande projeto de interesse social”, destacou a copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira.

Leia Mais →

Cine Francófono apresentou o filme Alphaville no Solar do IAB

O cinema francês pelo olhar do diretor Jean-Luc Godard marcou a primeira edição do projeto Cine Francófono, idealizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e Aliança Francesa em Poeto Alegre. O objetivo é reunir admiradores do cinema e também do idioma, possibilitando, ainda, um bate-papo ao final de cada atividade. A ação marca o início de uma parceria entre as duas instituições, que prevê diversas ações culturais.

Leia Mais →

Livro sobre vida e obra de Armando Boni é lançado no IAB RS

Uma noite para comemorar e recordar. Assim foi o clima no lançamento do livro “Armando Boni: entre o clássico e a modernidade”, organizado por Flávia Boni Licht, neta de Armando. A obra do arquiteto compreende inúmeros projetos, que se espalham pelo Estado e que são conhecidos pelos gaúchos, entre eles o Auditório Araújo Vianna e a Casa Boni, que foi residência de Boni e sua família.

Leia Mais →

Mostra “Traços de memória” apresentou coleções assinadas por arquitetos

Uma noite marcada pelo resgate da história, das memórias e dos afetos. Essa foi a proposta da mostra “Traços da Memória” e do bate-papo promovido pela empresa Quadros Divinos, que levou para o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) uma seleção de obras assinadas por arquitetos. Entre os trabalhos estavam telas com reprodução de fotografias de viagem e arte feita com reaproveitamento da indústria calçadista.

Leia Mais →