Moção do Fórum de Entidades de Arquitetos no Rio Grande do Sul aprovada por unanimidade pelo CAU RS.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Porto alegre, 10 de maio de 2012.

Prezados senhores conselheiros do CAU/RS,

O Fórum de Entidades de Arquitetos no Rio Grande do Sul vêm, por meio desta, manifestar sua inconformidade com o que determina a Resolução 17 do CAU/BR, com relação à cobrança de taxa de RRT por atividades ou mesmo por ”grupos de atividades”.

A Resolução 17, no seu artigo 7º, § 1º, fere o texto e o espírito da Lei 12.378/2010, criada pelos arquitetos e urbanistas, onerando de forma inadequada e ilegal os profissionais.
A Lei determina que um RRT deve corresponder a um serviço/um trabalho, e não à cada atividade, como propõe a Resolução 17.
A Lei não trata de um RRT por “atividade”, mas sim faz referência ao “trabalho”, no seu sentido amplo e, muito especificamente, ao “empreeendimento” como um todo.

A Lei 12.378/2010:
Art. 45. Toda realização de trabalho de competência privativa ou de atuação compartilhadas com outras profissões regulamentadas será objeto de Registro de Responsabilidade Técnica – RRT.
Art. 46. O RRT define os responsáveis técnicos pelo empreendimento de arquitetura e urbanismo, a partir da definição da autoria e da coautoria dos serviços.
Art. 49. O valor da Taxa de RRT é, em todas as hipóteses, de R$ 60,00 (sessenta reais). (atualizado pelo INPC)

Em que pese o fato do CAU/BR já ter feito correções na forma de cobrança de RRTs, por atividades, ou mesmo por subatividades, conforme o que prevê –também- a Resolução 21 acredita-se que é necessário revisar a Resolução 17, em seu artigo 7°, § 1°, abaixo:
Art. 7° Para a efetivação do Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) será exigido, previamente, o recolhimento da Taxa de RRT.
§ 1° A cada atividade caberá o recolhimento de uma taxa de RRT por profissional.

Sugerimos, como segue, a alteração do § 1° da referida resolução:

§ 1° A cada realização de trabalho, ou empreendimento, ou contrato, caberá o recolhimento de uma taxa de RRT por profissional.

As entidades do Fórum manifestam-se ao CAU/RS para que o plenário do mesmo aprecie e aprove, em moção, expressar seu apoio à revisão da Resolução 17 do CAU/BR.
Solicitamos, também, que este documento, com as devidas assinaturas, seja encaminhado ao plenário do CAU/BR pelo conselheiro representante do Estado do Rio Grande do Sul no mesmo.

IAB RS – Tiago Holzmann da silva
SAERGS – Cícero Alvarez
AsBEA RS – Joaquim Hass
AAI Brasil/RS – Sílvia Barakat

Fórum das Entidades de Arquitetos no Rio Grande do Sul
(IAB RS, SAERGS, AsBEA RS, AAI Brasil/RS)

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Manifesto Público do IAB RS sobre o marco regulatório do EaD

O IAB RS defende que os cursos de Arquitetura e Urbanismo estejam incluídos entre as graduações que não podem ser à distância. É oportuno e historicamente importante lembrar que, bem antes das conquistas hoje anunciadas para a engenharia e as áreas da saúde, o CAU/RS obteve relevantes vitórias jurídicas no sentido de negar registro profissional à diplomados por cursos de arquitetura e urbanismo 100% EaD.

Leia Mais →

IAB RS ASSINA CONVÊNIO COM INSTITUTO CERVANTES E ALIANÇA FRANCESA

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou um convênio com o Instituto Cervantes e com a Aliança Francesa em suas unidades sediadas na cidade de Porto Alegre. A parceria prevê descontos nos cursos regulares de idiomas para os associados do IAB RS e familiares, e também uma série de atividades culturais a serem realizadas no Solar, abertas ao público em geral.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS integra painel sobre o RS Seguro COMunidade apresentado no South Summit Brazil

Os impactos positivos do RS Seguro COMunidade foram temas do painel apresentado no South Summit Brazil. Com foco em políticas de desenvolvimento social e combate à violência, o programa atua em territórios com maiores indicadores de crimes violentos letais e intencionais (CVLI) e de vulnerabilidade social. “Os três territórios selecionados para receberem as intervenções urbanísticas são regiões que têm comunidades muito atuantes e que merecem esse grande projeto de interesse social”, destacou a copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira.

Leia Mais →

Cine Francófono apresentou o filme Alphaville no Solar do IAB

O cinema francês pelo olhar do diretor Jean-Luc Godard marcou a primeira edição do projeto Cine Francófono, idealizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e Aliança Francesa em Poeto Alegre. O objetivo é reunir admiradores do cinema e também do idioma, possibilitando, ainda, um bate-papo ao final de cada atividade. A ação marca o início de uma parceria entre as duas instituições, que prevê diversas ações culturais.

Leia Mais →

Livro sobre vida e obra de Armando Boni é lançado no IAB RS

Uma noite para comemorar e recordar. Assim foi o clima no lançamento do livro “Armando Boni: entre o clássico e a modernidade”, organizado por Flávia Boni Licht, neta de Armando. A obra do arquiteto compreende inúmeros projetos, que se espalham pelo Estado e que são conhecidos pelos gaúchos, entre eles o Auditório Araújo Vianna e a Casa Boni, que foi residência de Boni e sua família.

Leia Mais →

Mostra “Traços de memória” apresentou coleções assinadas por arquitetos

Uma noite marcada pelo resgate da história, das memórias e dos afetos. Essa foi a proposta da mostra “Traços da Memória” e do bate-papo promovido pela empresa Quadros Divinos, que levou para o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) uma seleção de obras assinadas por arquitetos. Entre os trabalhos estavam telas com reprodução de fotografias de viagem e arte feita com reaproveitamento da indústria calçadista.

Leia Mais →