Museu do Vinho

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A necessidade de registrar a história de um dos produtos que foi determinante para o desenvolvimento econômico da região da Serra Gaúcha, fez surgir a idéia de um Museu do Vinho. Este está situado na cidade de Bento Gonçalves, capital nacional da uva e do vinho, dentro do Parque de Eventos Municipal, onde são realizadas várias feiras, entre elas a Fenavinho. O edifício arrimo, em forma de um paralelepípedo com 3 pavimentos, se encaixa num terreno com mais de 12m de desnível. A planta é dividida em 3 faixas, uma junto à encosta que abriga funções que não necessitam de luz, a central de circulação, e outra faixa que abriga funções que possam estar voltadas para a paisagem. Existe uma cabeça diferenciada constituída por uma grande escada externa, escavada no volume básico, que tem a função de conectar os níveis e também é utilizada como anfiteatro aberto. Embaixo desta estrutura está colocado um auditório e pequenas salas para palestras. O acesso principal ao Museu se dá pelo nível superior, o visitante percorre um caminho descendente pela grande escada longitudinal, ladeada por galerias e servida por outros espaços como restaurante, biblioteca e loja. Ao final deste percurso o visitante é conduzido ao espaço externo que complementa a visita, com estares e parreirais de diferentes espécies de uvas, entre outros. Para ressaltar a regionalidade do projeto um dos materiais mais empregados na edificação foi o basalto, pedra abundante na região e tradicional por ter sido bastante utilizada pelos imigrantes italianos na construção de suas casas.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Manifesto Público do IAB RS sobre o marco regulatório do EaD

O IAB RS defende que os cursos de Arquitetura e Urbanismo estejam incluídos entre as graduações que não podem ser à distância. É oportuno e historicamente importante lembrar que, bem antes das conquistas hoje anunciadas para a engenharia e as áreas da saúde, o CAU/RS obteve relevantes vitórias jurídicas no sentido de negar registro profissional à diplomados por cursos de arquitetura e urbanismo 100% EaD.

Leia Mais →

IAB RS ASSINA CONVÊNIO COM INSTITUTO CERVANTES E ALIANÇA FRANCESA

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou um convênio com o Instituto Cervantes e com a Aliança Francesa em suas unidades sediadas na cidade de Porto Alegre. A parceria prevê descontos nos cursos regulares de idiomas para os associados do IAB RS e familiares, e também uma série de atividades culturais a serem realizadas no Solar, abertas ao público em geral.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS integra painel sobre o RS Seguro COMunidade apresentado no South Summit Brazil

Os impactos positivos do RS Seguro COMunidade foram temas do painel apresentado no South Summit Brazil. Com foco em políticas de desenvolvimento social e combate à violência, o programa atua em territórios com maiores indicadores de crimes violentos letais e intencionais (CVLI) e de vulnerabilidade social. “Os três territórios selecionados para receberem as intervenções urbanísticas são regiões que têm comunidades muito atuantes e que merecem esse grande projeto de interesse social”, destacou a copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira.

Leia Mais →

Cine Francófono apresentou o filme Alphaville no Solar do IAB

O cinema francês pelo olhar do diretor Jean-Luc Godard marcou a primeira edição do projeto Cine Francófono, idealizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e Aliança Francesa em Poeto Alegre. O objetivo é reunir admiradores do cinema e também do idioma, possibilitando, ainda, um bate-papo ao final de cada atividade. A ação marca o início de uma parceria entre as duas instituições, que prevê diversas ações culturais.

Leia Mais →

Livro sobre vida e obra de Armando Boni é lançado no IAB RS

Uma noite para comemorar e recordar. Assim foi o clima no lançamento do livro “Armando Boni: entre o clássico e a modernidade”, organizado por Flávia Boni Licht, neta de Armando. A obra do arquiteto compreende inúmeros projetos, que se espalham pelo Estado e que são conhecidos pelos gaúchos, entre eles o Auditório Araújo Vianna e a Casa Boni, que foi residência de Boni e sua família.

Leia Mais →

Mostra “Traços de memória” apresentou coleções assinadas por arquitetos

Uma noite marcada pelo resgate da história, das memórias e dos afetos. Essa foi a proposta da mostra “Traços da Memória” e do bate-papo promovido pela empresa Quadros Divinos, que levou para o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) uma seleção de obras assinadas por arquitetos. Entre os trabalhos estavam telas com reprodução de fotografias de viagem e arte feita com reaproveitamento da indústria calçadista.

Leia Mais →