O Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB RS) manifesta seu profundo pesar pela tragédia da boate Kiss, em Santa Maria, que levou a vida de mais de 200 jovens, que poderiam haver sido poupadas se as leis, normas e procedimentos existentes e em vigor fossem rigorosamente cumpridos.
A ganância, a vista grossa, a falta de preparo e de providência, a “flexibilização” da lei e das normas, foram os ingredientes recorrentes de mais um “acidente”, desta vez de enormes proporções.
Em solidariedade com as famílias das vítimas, e em nome dos profissionais arquitetos e urbanistas, o IAB RS emite esta nota a fim de alertar a sociedade para a importância do cumprimento das leis e normas técnicas, da fiscalização rigorosa pelos órgãos públicos e da aplicação das punições aos responsáveis.
Finalmente, convidamos toda a sociedade para que reflita sobre nossa cultura do improviso e do jeitinho e também sobre nossas eventuais atitudes e comportamentos pessoais imprudentes e irresponsáveis que podem levar a este tipo de acontecimento lamentável.

Manifesto Público do IAB RS sobre o marco regulatório do EaD
O IAB RS defende que os cursos de Arquitetura e Urbanismo estejam incluídos entre as graduações que não podem ser à distância. É oportuno e historicamente importante lembrar que, bem antes das conquistas hoje anunciadas para a engenharia e as áreas da saúde, o CAU/RS obteve relevantes vitórias jurídicas no sentido de negar registro profissional à diplomados por cursos de arquitetura e urbanismo 100% EaD.