Perdemos Milton Mattos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Perdemos hoje (16/05) o arquiteto Milton Mattos, um exemplo de militância. Mattos faleceu por problemas cardíacos nesta madrugada, em Porto Alegre. O corpo estará sendo velado no Cemitério São Miguel e Almas, capela K, das 14h às 17h

"Pude conviver por mais de um ano com Milton Mattos no CEC. Quase diariamente.Uma grande pessoa da Cultura. Levava a arquitetura consigo nas demais linguagens que desenvolveu, em especial o teatro", declara Rafael Passos, presidente do IAB RS.

O arquiteto Milton Mattos e a jornalista Ivette Brandalise participaram dos acontecimentos de agosto de 1961, como integrantes do Teatro de Equipe, que aderiu à legalidade — do qual ele foi um dos fundadores. Além de encenar espetáculos, o local era palco para laboratórios, debates, conferências, abrindo o leque para diversas manifestações. “Havia um movimento permanente de influência na vida da cidade”, dizem.

Vale lembrar ainda do Hino da Legalidade que foi composto pelo ator Peréio com letra de Lara de Lemos, ambos integrantes do Equipe. Pronto o Hino e submetido a Brizola, que pediu para mudar a palavra “gaúchos” por “brasileiros” e “legalidade” por “lealdade”, foi a vez de providenciar a gravação pela gravadora Copacabana. A capa tinha estampada a foto de Brizola.  Clique Aqui para escutar o Hino.

 


Foto:Sul21

Mattos em matéria para o Sul21,recordou: “Em 24 horas nos mobilizamos. Já fazíamos um teatro engajado, com objetivo de que funcionasse também politicamente, não apenas como lazer. Queríamos, pretensiosamente, fazer algo que pudesse interferir no país”, analisa. “Por isso, quando Brizola levantou-se em defesa da Legalidade, interrompemos o espetáculo que fazíamos, a peça O Despacho, e instalamos o comitê”. Segundo Ivette, “foi automático” o engajamento.

 

O arquiteto Ivan Mizoguchi fez alguns recortes de imagens do livro "Trem de volta" (libretos 2003) de Mário de Almeida e Rafael Guimaraes, em homenagem ao amigo. Confira:

Confira ainda a participação de Milton Mattos no curta-metragem "Tomou Café e Esperou"

 

Tomou café e esperou (A cup of coffee and wait) from Emiliano Cunha on Vimeo.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Manifesto Público do IAB RS sobre o marco regulatório do EaD

O IAB RS defende que os cursos de Arquitetura e Urbanismo estejam incluídos entre as graduações que não podem ser à distância. É oportuno e historicamente importante lembrar que, bem antes das conquistas hoje anunciadas para a engenharia e as áreas da saúde, o CAU/RS obteve relevantes vitórias jurídicas no sentido de negar registro profissional à diplomados por cursos de arquitetura e urbanismo 100% EaD.

Leia Mais →

IAB RS ASSINA CONVÊNIO COM INSTITUTO CERVANTES E ALIANÇA FRANCESA

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou um convênio com o Instituto Cervantes e com a Aliança Francesa em suas unidades sediadas na cidade de Porto Alegre. A parceria prevê descontos nos cursos regulares de idiomas para os associados do IAB RS e familiares, e também uma série de atividades culturais a serem realizadas no Solar, abertas ao público em geral.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS integra painel sobre o RS Seguro COMunidade apresentado no South Summit Brazil

Os impactos positivos do RS Seguro COMunidade foram temas do painel apresentado no South Summit Brazil. Com foco em políticas de desenvolvimento social e combate à violência, o programa atua em territórios com maiores indicadores de crimes violentos letais e intencionais (CVLI) e de vulnerabilidade social. “Os três territórios selecionados para receberem as intervenções urbanísticas são regiões que têm comunidades muito atuantes e que merecem esse grande projeto de interesse social”, destacou a copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira.

Leia Mais →

Cine Francófono apresentou o filme Alphaville no Solar do IAB

O cinema francês pelo olhar do diretor Jean-Luc Godard marcou a primeira edição do projeto Cine Francófono, idealizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e Aliança Francesa em Poeto Alegre. O objetivo é reunir admiradores do cinema e também do idioma, possibilitando, ainda, um bate-papo ao final de cada atividade. A ação marca o início de uma parceria entre as duas instituições, que prevê diversas ações culturais.

Leia Mais →

Livro sobre vida e obra de Armando Boni é lançado no IAB RS

Uma noite para comemorar e recordar. Assim foi o clima no lançamento do livro “Armando Boni: entre o clássico e a modernidade”, organizado por Flávia Boni Licht, neta de Armando. A obra do arquiteto compreende inúmeros projetos, que se espalham pelo Estado e que são conhecidos pelos gaúchos, entre eles o Auditório Araújo Vianna e a Casa Boni, que foi residência de Boni e sua família.

Leia Mais →

Mostra “Traços de memória” apresentou coleções assinadas por arquitetos

Uma noite marcada pelo resgate da história, das memórias e dos afetos. Essa foi a proposta da mostra “Traços da Memória” e do bate-papo promovido pela empresa Quadros Divinos, que levou para o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) uma seleção de obras assinadas por arquitetos. Entre os trabalhos estavam telas com reprodução de fotografias de viagem e arte feita com reaproveitamento da indústria calçadista.

Leia Mais →