Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Torres realiza evento de Ato de Fundação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Na última sexta-feira, 14/12, aconteceu o Ato de Fundação do Núcleo IAB Torres e Região. Arquitetos e urbanistas da região, assim como diversas autoridades locais, estiveram reunidos para o evento que aconteceu na Igreja São Domingos em Torres. A atividade também teve por objetivo comemorar o Dia do Arquiteto, 15/12.
O evento congregou os profissionais e divulgou o papel da categoria na construção de cidades qualificadas e inclusivas. Entre as propostas do Núcleo apresentadas na noite, destaca-se a principal: promover atividades que demonstrem na prática o trabalho do arquiteto e urbanista e que impulsionem iniciativas da comunidade local.
Além de representantes de diversas instituições, como Rotary, Lions, Creci, Crea, Ulbra, Associação de Construtores, União dos Moradores, Oab e Sindilojas-Cdl, esteve presente a prefeita eleita, Nílvia Pinto Pereira, que recebeu o Decálogo Dez Pontos por um Projeto de Cidade e elogiou  iniciativa. O presidente da Câmara de Vereadores, Ildefonso Brocca, também presente, fez um relato sobre a importância do Plano Diretor de 1995 na estratégia de qualificação da cidade.
As arquitetas colegas Laïs Salengue e Salma Cafruni também representaram o Departamento Estadual. Em suas falas elas discorreram sobre a história do IAB e a interiorização por meio dos núcleos, importantes na organização da classe e na divulgação e resolução das questões locais. Laïs e Salma foram agraciadas pelo Núcleo com uma placa em reconhecimento ao relevante legado em prol do urbanismo da cidade, que resultou no Plano Diretor de 1995. Em seguida, o arquiteto Edegar Bittencourt da Luz, ex-presidente do IAB e responsável pelo restauro, discorreu sobre os trabalhos realizados.
A data escolhida foi em comemoração à semana do arquiteto. O local escolhido, a igreja em restauro, é um patrimônio arquitetônico relevante construído em 1824 e o ato de fundação servirá para propagar a campanha de restauração dentro e fora da cidade. O padre Edson Bataglin e o Bispo dom Jaime Pedro Kohl ressaltaram que a iniciativa do Núcleo servirá para fortalecer a campanha de restauro e parabenizaram o IAB por incentivar os valores locais.
Na ocasião, um dos empresários que participa da comissão pró-restauro fez mais uma doação para as obras, desta vez no valor de R$8.000,00. Confira a lista de patrocinadores do Restauro e faça parte você também dessa história:

Tramontina
Souza Roxo
Redemac Bomagg
Randon
Pinho Veículos
Marcopolo
Espíndola Imóveis
Centenarte Móveis
Pinho Construtora
Gerdau
Registro de Imóveis
Maxideal
Bigjoia supermercados
Posto Pit Stop
Otávio Martins de Lima

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →