Vereadores aprovam elevação de índices construtivos. Empresários têm Papai Noel antecipado

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou quarta-feira, dia 1º, o Projeto de Lei Complementar nº 10/2010, do Executivo Municipal, que eleva os índices construtivos em 30%, 40% ou em até em mais de 100% dos centros comerciais, shopping centers, hotéis, apart-hotéis, centros esportivos, escolas e até igrejas que realizarem ampliações de suas atuais instalações. O projeto original previa o benefício para projetos protocolados até 31 de dezembro de 2011, mas uma emenda do vereador Luiz Braz, também aprovada ampliou, o prazo até dezembro de 2012.

Na opinião do vereador Beto Moesch (PP), único vereador de partido da base governista que votou contra, o projeto é uma violência que, na prática, revoga o Plano Diretor da cidade, em vigor há menos de dois meses. Dentre os vinte e quatro votos a favor está o de Adeli Sell (PT), presidente municipal da sigla. Apresentamos abaixo a listagem com o voto de cada vereador:

24 VOTARAM SIM AO PROJETO
Adeli Sel (PT), Airto Ferronato (PSB), Alceu Brasinha (PTB), Bernardino Vendrusculo (PMDB), DJ Cássia (PTB), Dr. Raul (PMDB), Haroldo de Souza (PMDB), Idenir Cecchin (PMDB), João Dib (PP), João Bosco Vaz (PDT), João Nedel (PP), Luiz Braz (PSDB), Mario Manfro (PSDB), Maristela Maffei (PC do B), Mauricio Dziedricki (PTB), Mauro Zacher (PDT), Nilo Santos (PTB), Paulinho Rubem Berta (PPS), Paulo Marques (PMDB), Reginaldo Pujol (DEM), Sebastião Melo (PMDB), Tarcisio Flecha Negra (PDT), Toni Proença (PPS), Waldir Canal (PRB)

7 VOTARAM NÃO AO PROJETO

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Manifesto Público do IAB RS sobre o marco regulatório do EaD

O IAB RS defende que os cursos de Arquitetura e Urbanismo estejam incluídos entre as graduações que não podem ser à distância. É oportuno e historicamente importante lembrar que, bem antes das conquistas hoje anunciadas para a engenharia e as áreas da saúde, o CAU/RS obteve relevantes vitórias jurídicas no sentido de negar registro profissional à diplomados por cursos de arquitetura e urbanismo 100% EaD.

Leia Mais →

IAB RS ASSINA CONVÊNIO COM INSTITUTO CERVANTES E ALIANÇA FRANCESA

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou um convênio com o Instituto Cervantes e com a Aliança Francesa em suas unidades sediadas na cidade de Porto Alegre. A parceria prevê descontos nos cursos regulares de idiomas para os associados do IAB RS e familiares, e também uma série de atividades culturais a serem realizadas no Solar, abertas ao público em geral.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS integra painel sobre o RS Seguro COMunidade apresentado no South Summit Brazil

Os impactos positivos do RS Seguro COMunidade foram temas do painel apresentado no South Summit Brazil. Com foco em políticas de desenvolvimento social e combate à violência, o programa atua em territórios com maiores indicadores de crimes violentos letais e intencionais (CVLI) e de vulnerabilidade social. “Os três territórios selecionados para receberem as intervenções urbanísticas são regiões que têm comunidades muito atuantes e que merecem esse grande projeto de interesse social”, destacou a copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira.

Leia Mais →

Cine Francófono apresentou o filme Alphaville no Solar do IAB

O cinema francês pelo olhar do diretor Jean-Luc Godard marcou a primeira edição do projeto Cine Francófono, idealizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e Aliança Francesa em Poeto Alegre. O objetivo é reunir admiradores do cinema e também do idioma, possibilitando, ainda, um bate-papo ao final de cada atividade. A ação marca o início de uma parceria entre as duas instituições, que prevê diversas ações culturais.

Leia Mais →

Livro sobre vida e obra de Armando Boni é lançado no IAB RS

Uma noite para comemorar e recordar. Assim foi o clima no lançamento do livro “Armando Boni: entre o clássico e a modernidade”, organizado por Flávia Boni Licht, neta de Armando. A obra do arquiteto compreende inúmeros projetos, que se espalham pelo Estado e que são conhecidos pelos gaúchos, entre eles o Auditório Araújo Vianna e a Casa Boni, que foi residência de Boni e sua família.

Leia Mais →

Mostra “Traços de memória” apresentou coleções assinadas por arquitetos

Uma noite marcada pelo resgate da história, das memórias e dos afetos. Essa foi a proposta da mostra “Traços da Memória” e do bate-papo promovido pela empresa Quadros Divinos, que levou para o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) uma seleção de obras assinadas por arquitetos. Entre os trabalhos estavam telas com reprodução de fotografias de viagem e arte feita com reaproveitamento da indústria calçadista.

Leia Mais →