Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

1,9 MILHÕES EM 365 DIAS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A contratação, com valores de tabela do IAB, e um ano para execução do projeto transformam o CONCURSO SISTEMA FECOMÉRCIO-RS, SESC E SENAC em um marco recente para a arquitetura gaúcha.
A previsão de contratação imediata do Vencedor do Concurso para a “Elaboração do Plano Diretor, Projeto de Arquitetura, Projetos Legais e Maquete Eletrônica, Gerenciamento dos Projetos Complementares e Acompanhamento Técnico da Obra” no valor de R$ 1.894.769,90 (hum milhão oitocentos e noventa e quatro mil, setecentos e sessenta e nove reais e noventa centavos) é um grande estímulo para a participação no Concurso, sem contar o cronograma de projeto e de execução de obra previstos pelo Promotor – Sistema Fecomércio-RS.
Entretanto, as inscrições ainda estão abaixo da expectativa inicial. Porém, a Coordenação do Concurso acredita que até o encerramento do prazo de inscrições o número de participantes deverá atingir à expectativa inicial. A Coordenação acredita que a exigência legal do Promotor que obriga a homologar as Pessoas Jurídicas vinculadas ao Arquiteto e Urbanista Responsável Técnico pela proposta pode ser um dos fatores que estão dificultando esta etapa inicial do Concurso. Outro fator pode ser a complexidade do trabalho que pode estar afastando equipes menos experientes e preparadas.

Apenas até 20 de maio de 2011 as inscrições para o Concurso, no site: http://www.iabrs.org.br/fecomerciors/

OBJETIVO DO CONCURSO
Seleção e premiação das 4 melhores propostas.
Contratação do Vencedor, na forma da Pessoa Jurídica por este representada.

OBJETO DO CONCURSO
Estudo Preliminar para o Plano Diretor e Edificações para o Complexo do Sistema Fecomércio-RS, Sesc e Senac:
a) Plano Diretor, em terreno com 190.117,39 m², localizado na zona norte de Porto Alegre;
b) Centro Administrativo, com área estimada de 17 mil m²;
c) Centro de Convivência, com área estimada de 3 mil m²;
d) Centro de Eventos Sesc, com área estimada de 30 mil m²;
e) Centro Educacional Senac, com área estimada de 30 mil m²;
f) Estacionamentos, com área estimada de 70 mil m².
Os projetos contratados inicialmente serão: a) Plano Diretor; b) Centro Administrativo; c) Centro de Convivência; e parcialmente f) Estacionamentos, pelo valor de R$ 1.894.769,90 (hum milhão oitocentos e noventa e quatro mil, setecentos e sessenta e nove reais e noventa centavos).

SÍNTESE DO PROGRAMA
Plano Diretor: terreno de 19ha; zona norte de Porto Alegre junto à BR-290 (frre-way); área plana e de cota baixa suscetível a alagamentos; previsão de área construída total 150.000m²; áreas de lazer, preservação, canchas esportivas, ambientes de estar ao ar livre e outros; acessibilidade e mobilidade do conjunto; projeto sujeito à processo de aprovação em regime especial na Prefeitura Municipal; implantação do Plano Diretor e edificações em etapas; inauguração da primeira etapa em 2014.
Centro Administrativo do Sistema Fecomércio-RS, Sesc e Senac: área estimada de 17.000m²; atividades administrativas do Sistema, escritórios em planta livre (flexibilidade), diretorias, salas de reuniões e plenárias, biblioteca, restaurante, cafeteria e refeitório e áreas de apoio; heliponto. Será implantado na primeira etapa.
Centro de Convivência: área estimada de 3.000m²; atividades de serviços, convivência, conveniência, cultura e lazer; atenderá à todo o complexo como um eixo de articulação e integração de todas as atividades e edificações; receberá público externo; contará com Memorial, área de exposições, pontos comerciais, praça de alimentação, academia e creche, e áreas de apoio. Será implantado na primeira etapa.
Centro de Eventos Sesc: área estimada de 30.000m²; capacidade para 10 mil pessoas; grandes eventos esportivos, espetáculos artísticos, shows musicais até congressos e feiras diversos; característica fundamental a flexibilidade para inúmeras configurações; duas quadras poliesportivas (uma principal e outra de aquecimento); arquibancadas fixas e removíveis; camarins, sala de entrevista coletiva, ambulatório, bilheterias, apoio administrativo e operacional, área de backstage, entre outras. Será implantado em etapa posterior.
Centro Educacional Senac: área estimada de 30 mil m²; para cursos, novas formações e aperfeiçoamento; salas de aula, laboratórios, auditórios e convivência, áreas administrativas e áreas de apoio; espaços com flexibilidade e multifuncionais. Será implantado em etapa posterior.
Estacionamentos: 70.000m² e 3.500 vagas no total; sendo 24.000m² e 1.200 vagas para a primeira etapa; cobertas e fechadas em edifício garagem exclusivo ou integrado com as demais edificações.

http://www.iabrs.org.br/fecomerciors/

CONCURSO SISTEMA FECOMÉRCIO-RS, SESC E SENAC
Concurso Público Nacional de Arquitetura e Urbanismo para o
Complexo do Sistema Fecomércio-RS, Sesc e Senac: Plano Diretor, Centro Administrativo, Centro de Convivência, Centro de Eventos e Centro Educacional, em Porto Alegre, RS.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: Diretora adjunta de comunicação do IAB RS, Karolina Silva participou de bate-papo sobre mobilidade e mudanças climáticas, na TVE

O tema mobilidade urbana e mudanças climáticas, cada vez mais urgente em todas as esferas de debate, foi tema do programa Rodar, da TVE RS, apresentado por Pati Salvadori, na noite do dia 25 de abril. O bate-papo contou com a presença da diretora de comunicação adjunta do IAB RS, karolina Silva, e da ciclista e ativista Carol Strüssmann.

Leia Mais →

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →