Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

1,9 MILHÕES EM 365 DIAS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A contratação, com valores de tabela do IAB, e um ano para execução do projeto transformam o CONCURSO SISTEMA FECOMÉRCIO-RS, SESC E SENAC em um marco recente para a arquitetura gaúcha.
A previsão de contratação imediata do Vencedor do Concurso para a “Elaboração do Plano Diretor, Projeto de Arquitetura, Projetos Legais e Maquete Eletrônica, Gerenciamento dos Projetos Complementares e Acompanhamento Técnico da Obra” no valor de R$ 1.894.769,90 (hum milhão oitocentos e noventa e quatro mil, setecentos e sessenta e nove reais e noventa centavos) é um grande estímulo para a participação no Concurso, sem contar o cronograma de projeto e de execução de obra previstos pelo Promotor – Sistema Fecomércio-RS.
Entretanto, as inscrições ainda estão abaixo da expectativa inicial. Porém, a Coordenação do Concurso acredita que até o encerramento do prazo de inscrições o número de participantes deverá atingir à expectativa inicial. A Coordenação acredita que a exigência legal do Promotor que obriga a homologar as Pessoas Jurídicas vinculadas ao Arquiteto e Urbanista Responsável Técnico pela proposta pode ser um dos fatores que estão dificultando esta etapa inicial do Concurso. Outro fator pode ser a complexidade do trabalho que pode estar afastando equipes menos experientes e preparadas.

Apenas até 20 de maio de 2011 as inscrições para o Concurso, no site: http://www.iabrs.org.br/fecomerciors/

OBJETIVO DO CONCURSO
Seleção e premiação das 4 melhores propostas.
Contratação do Vencedor, na forma da Pessoa Jurídica por este representada.

OBJETO DO CONCURSO
Estudo Preliminar para o Plano Diretor e Edificações para o Complexo do Sistema Fecomércio-RS, Sesc e Senac:
a) Plano Diretor, em terreno com 190.117,39 m², localizado na zona norte de Porto Alegre;
b) Centro Administrativo, com área estimada de 17 mil m²;
c) Centro de Convivência, com área estimada de 3 mil m²;
d) Centro de Eventos Sesc, com área estimada de 30 mil m²;
e) Centro Educacional Senac, com área estimada de 30 mil m²;
f) Estacionamentos, com área estimada de 70 mil m².
Os projetos contratados inicialmente serão: a) Plano Diretor; b) Centro Administrativo; c) Centro de Convivência; e parcialmente f) Estacionamentos, pelo valor de R$ 1.894.769,90 (hum milhão oitocentos e noventa e quatro mil, setecentos e sessenta e nove reais e noventa centavos).

SÍNTESE DO PROGRAMA
Plano Diretor: terreno de 19ha; zona norte de Porto Alegre junto à BR-290 (frre-way); área plana e de cota baixa suscetível a alagamentos; previsão de área construída total 150.000m²; áreas de lazer, preservação, canchas esportivas, ambientes de estar ao ar livre e outros; acessibilidade e mobilidade do conjunto; projeto sujeito à processo de aprovação em regime especial na Prefeitura Municipal; implantação do Plano Diretor e edificações em etapas; inauguração da primeira etapa em 2014.
Centro Administrativo do Sistema Fecomércio-RS, Sesc e Senac: área estimada de 17.000m²; atividades administrativas do Sistema, escritórios em planta livre (flexibilidade), diretorias, salas de reuniões e plenárias, biblioteca, restaurante, cafeteria e refeitório e áreas de apoio; heliponto. Será implantado na primeira etapa.
Centro de Convivência: área estimada de 3.000m²; atividades de serviços, convivência, conveniência, cultura e lazer; atenderá à todo o complexo como um eixo de articulação e integração de todas as atividades e edificações; receberá público externo; contará com Memorial, área de exposições, pontos comerciais, praça de alimentação, academia e creche, e áreas de apoio. Será implantado na primeira etapa.
Centro de Eventos Sesc: área estimada de 30.000m²; capacidade para 10 mil pessoas; grandes eventos esportivos, espetáculos artísticos, shows musicais até congressos e feiras diversos; característica fundamental a flexibilidade para inúmeras configurações; duas quadras poliesportivas (uma principal e outra de aquecimento); arquibancadas fixas e removíveis; camarins, sala de entrevista coletiva, ambulatório, bilheterias, apoio administrativo e operacional, área de backstage, entre outras. Será implantado em etapa posterior.
Centro Educacional Senac: área estimada de 30 mil m²; para cursos, novas formações e aperfeiçoamento; salas de aula, laboratórios, auditórios e convivência, áreas administrativas e áreas de apoio; espaços com flexibilidade e multifuncionais. Será implantado em etapa posterior.
Estacionamentos: 70.000m² e 3.500 vagas no total; sendo 24.000m² e 1.200 vagas para a primeira etapa; cobertas e fechadas em edifício garagem exclusivo ou integrado com as demais edificações.

http://www.iabrs.org.br/fecomerciors/

CONCURSO SISTEMA FECOMÉRCIO-RS, SESC E SENAC
Concurso Público Nacional de Arquitetura e Urbanismo para o
Complexo do Sistema Fecomércio-RS, Sesc e Senac: Plano Diretor, Centro Administrativo, Centro de Convivência, Centro de Eventos e Centro Educacional, em Porto Alegre, RS.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →