Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

2 anos do CAU, um relato do presidente Haroldo Pinheiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O IAB-RS recebeu o presidente do CAU-BR, Haroldo Pinheiro, para um balanço a respeito dos dois primeiros anos de conselho. O encontro, que ocorreu na quarta-feira, fez parte da Semana da Arquitetura 2013, que encerrou o ano com várias atividades especiais para arquitetos e urbanistas.
O arquiteto compartilhou suas experiências e opiniões a respeito da criação e consolidação do CAU. “Nosso grupo tinha um receio muito grande porque não houve uma preparação tão grande para essa transição, que veio com atraso em relação a muitos outros países”, Pinhero contou durante a apresentação.
Superadas as primeiras dificuldades de organização, o arquiteto considera que os avanços foram no sentido de levantar a discussão sobre ética e também sobre as atribuições dos arquitetos. Uma das ações destacadas foi a aprovação da Resolução nº 51: “Com a esta resolução, demos um passo primeiro e definitivo passo para definir as atribuições da nossa profissão, para que não continuemos na sombra de outras profissão”.

Além disso, houve também a aprovação do Código de Ética e Disciplina, depois de mais de um ano de debates e discussões, e a realização de um censo. Sobre os desafios do presente, Pinheiro destacou a discussão em torno da Lei nº 8.666.
O público presente retomou o tema da mudança de postura dos arquitetos perante à sociedade, sendo necessário deixar claras as atribuições deste grupo de profissionais. As dificuldades de comunicação da instituição com os arquitetos e com a comunidade também foram apontadas como pontos importantes a serem desenvolvidos.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias