Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

26 de janeiro, IAB completa 88 anos de história

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

* Em 26 de Janeiro de 1921, no Rio de Janeiro, um grupo de arquitetos reuniu-se para mudar a história da profissão no Brasil, fundando o IAB.
Desde o início do século XX, com as intervenções de Pereira Passos na antiga Capital da República, os arquitetos aperceberam-se da necessidade de divulgar a profissão, diferenciando-a de engenheiros, mestres e outros ofícios semelhantes, cujas atribuições são confundidas com a dos arquitetos pela desinformação do público.
* Chamada inicialmente de Sociedade Central de Arquitetos, a nova associação propugnou pela adoção do concurso público de arquitetura, pela regulamentação da profissão, pela criação de um conselho próprio de arquitetura e pela solução dos problemas habitacionais da população brasileira. A organização originária do Rio de Janeiro foi logo expandida para São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul.
* Instalando-se hoje em todos os estados do Brasil, o IAB é organizado como uma federação de Departamentos Estaduais, representados no Conselho Superior, órgão máximo de deliberações da entidade, que tem em sua Direção Nacional seu instrumento de ação executiva.
* O Departamento Rio Grande do Sul, fundado em 19 de Março de 1948, festeja a data do início da organização dos arquitetos brasileiros. Ainda temos um longo caminho pela frente em termos de organização asociativa. O processo iniciado há 88 anos evolui juntamente com a expansão da arquitetura no Brasil, a cada dia mais necessária em um país ainda jovem e em permanente renovação.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias