Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

A ferrovia no município do Rio Grande

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Porto Alegre e o Rio Grande foram os pontos principais de convergência das ferrovias a serem implantadas no Estado, pois a cidade do Rio Grande possui o único porto marítimo do Estado, por onde eram importadas e exportadas as mercadorias. Inaugurada em 2 de dezembro de 1884, com 282,449992km, a estrada de ferro tinha 16 estações, sendo 4 dessas no município do Rio Grande: Estação Central, Estação Marítima, Estação da Vila da Quinta e Estação da Vila do Povo Novo. Na área também encontramos diversas residências utilizadas pelos funcionários, com padrões construtivos diferenciados, de acordo com a época da construção. Ao longo destes anos de existência, os prédios sofreram a deterioração natural, acréscimos que deturparam suas características originais como a retirada de elementos decorativos e a substituição da cobertura. Preservar a Estação Central e os demais prédios que compõem esse complexo é indispensável, urgindo a ação de protegê-los a fim de evitar que “o progresso” destrua o passado. Até 1996, a Estação Central, como é popularmente conhecido o Sítio Ferroviário, funcionava como central de controle de cargas, sendo entre elas a soja, o farelo, o arroz, os combustíveis, o álcool e os fertilizantes. Entretanto, o Consórcio Atlântico Sul, que assumiu o transporte ferroviário nos Estados da Região Sul, considerou o ramal que liga a Vila da Quinta à Estação Central, bem como os prédios que compõem esta malha, não operacionais, havendo sido deixados em completo abandono.
Desde 1997, o Executivo Municipal busca encampar o Sítio Ferroviário, além da malha ferroviária propriamente dita, tendo elaborado solicitação ao Ministério dos Transportes e, após autorização, implantou a Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento no prédio da Estação Central.
A partir dessa ocupação, o Sítio Ferroviário ganhou vida e em março de 1998 foi inaugurado o Centro Municipal de Eventos, em um dos depósitos da antiga Rede Ferroviária. Estando constantemente em obras, o Sítio Ferroviário possui um planejamento para ocupação dos depósitos e oficinas. O Centro Municipal de Eventos e a sede da Secretaria Municipal de Habitação, já instalados no complexo, são parte desse programa.
Foi também elaborado um projeto para a construção de um pórtico de entrada, pela Rua Dois de Novembro, numa área coberta de 159,88m2. Um Centro Turístico, com Centro de Artesanato, Museu Ferroviário, Teatro de Arena e bar, está programado para ocupar o pavilhão de oficinas e o almoxarifado. No pavilhão do depósito deverá funcionar a sede da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, além do Museu Ferroviário. Arq. Oscar Décio Carneiro
Diretor do Núcleo do IAB Cidade do Rio Grande

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →