Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

A ferrovia no município do Rio Grande

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Porto Alegre e o Rio Grande foram os pontos principais de convergência das ferrovias a serem implantadas no Estado, pois a cidade do Rio Grande possui o único porto marítimo do Estado, por onde eram importadas e exportadas as mercadorias. Inaugurada em 2 de dezembro de 1884, com 282,449992km, a estrada de ferro tinha 16 estações, sendo 4 dessas no município do Rio Grande: Estação Central, Estação Marítima, Estação da Vila da Quinta e Estação da Vila do Povo Novo. Na área também encontramos diversas residências utilizadas pelos funcionários, com padrões construtivos diferenciados, de acordo com a época da construção. Ao longo destes anos de existência, os prédios sofreram a deterioração natural, acréscimos que deturparam suas características originais como a retirada de elementos decorativos e a substituição da cobertura. Preservar a Estação Central e os demais prédios que compõem esse complexo é indispensável, urgindo a ação de protegê-los a fim de evitar que “o progresso” destrua o passado. Até 1996, a Estação Central, como é popularmente conhecido o Sítio Ferroviário, funcionava como central de controle de cargas, sendo entre elas a soja, o farelo, o arroz, os combustíveis, o álcool e os fertilizantes. Entretanto, o Consórcio Atlântico Sul, que assumiu o transporte ferroviário nos Estados da Região Sul, considerou o ramal que liga a Vila da Quinta à Estação Central, bem como os prédios que compõem esta malha, não operacionais, havendo sido deixados em completo abandono.
Desde 1997, o Executivo Municipal busca encampar o Sítio Ferroviário, além da malha ferroviária propriamente dita, tendo elaborado solicitação ao Ministério dos Transportes e, após autorização, implantou a Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento no prédio da Estação Central.
A partir dessa ocupação, o Sítio Ferroviário ganhou vida e em março de 1998 foi inaugurado o Centro Municipal de Eventos, em um dos depósitos da antiga Rede Ferroviária. Estando constantemente em obras, o Sítio Ferroviário possui um planejamento para ocupação dos depósitos e oficinas. O Centro Municipal de Eventos e a sede da Secretaria Municipal de Habitação, já instalados no complexo, são parte desse programa.
Foi também elaborado um projeto para a construção de um pórtico de entrada, pela Rua Dois de Novembro, numa área coberta de 159,88m2. Um Centro Turístico, com Centro de Artesanato, Museu Ferroviário, Teatro de Arena e bar, está programado para ocupar o pavilhão de oficinas e o almoxarifado. No pavilhão do depósito deverá funcionar a sede da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, além do Museu Ferroviário. Arq. Oscar Décio Carneiro
Diretor do Núcleo do IAB Cidade do Rio Grande

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: Diretora adjunta de comunicação do IAB RS, Karolina Silva participou de bate-papo sobre mobilidade e mudanças climáticas, na TVE

O tema mobilidade urbana e mudanças climáticas, cada vez mais urgente em todas as esferas de debate, foi tema do programa Rodar, da TVE RS, apresentado por Pati Salvadori, na noite do dia 25 de abril. O bate-papo contou com a presença da diretora de comunicação adjunta do IAB RS, karolina Silva, e da ciclista e ativista Carol Strüssmann.

Leia Mais →

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →