Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

A História do Solar do Conde de Porto Alegre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, mais precisamente no cruzamento das ruas Riachuelo e General Canabarro, o antigo prédio – ainda em reforma – guarda muita história. Não há registro da data exata de sua construção, mas estima-se que seja de 1835, período da Revolução Farroupilha. Em 1932, o local foi vendido ao Governo do Estado, que o utilizou para abrigar vários órgãos públicos, como o quartel-general da Guarda Civil, Chefatura de Polícia, Instituto Médico Legal e DOPS (centro de repressão da ditadura).

O IAB-RS já conseguiu restaurar, com recursos próprios, parte do prédio. Atualmente, sua estrutura é utilizada para abrigar a parte administrativa do instituto e salas que servem para exposições, cursos, palestras e outros eventos destinados aos associados e ao público em geral.

Conheça mais detalhes sobre essa história no texto de Lorena Paim (texto) / Flavia Boni Licht (consultoria) publicado no site Sul21 (http://sul21.com.br/jornal/2011/11/patrimonio-dois-predios-tombados-a-espera-da-conclusao-do-restauro/) e reproduzido no blog do IAB-RS: http://iab-rs.blogspot.com/2011/11/de-solar-do-conde-de-porto-alegre.html (http://iab-rs.blogspot.com/2011/11/de-solar-do-conde-de-porto-alegre.html) (http://iab-rs.blogspot.com/2011/11/de-solar-do-conde-de-porto-alegre.html)

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias