Localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, mais precisamente no cruzamento das ruas Riachuelo e General Canabarro, o antigo prédio – ainda em reforma – guarda muita história. Não há registro da data exata de sua construção, mas estima-se que seja de 1835, período da Revolução Farroupilha. Em 1932, o local foi vendido ao Governo do Estado, que o utilizou para abrigar vários órgãos públicos, como o quartel-general da Guarda Civil, Chefatura de Polícia, Instituto Médico Legal e DOPS (centro de repressão da ditadura).
O IAB-RS já conseguiu restaurar, com recursos próprios, parte do prédio. Atualmente, sua estrutura é utilizada para abrigar a parte administrativa do instituto e salas que servem para exposições, cursos, palestras e outros eventos destinados aos associados e ao público em geral.
Conheça mais detalhes sobre essa história no texto de Lorena Paim (texto) / Flavia Boni Licht (consultoria) publicado no site Sul21 (http://sul21.com.br/jornal/2011/11/patrimonio-dois-predios-tombados-a-espera-da-conclusao-do-restauro/) e reproduzido no blog do IAB-RS: http://iab-rs.blogspot.com/2011/11/de-solar-do-conde-de-porto-alegre.html (http://iab-rs.blogspot.com/2011/11/de-solar-do-conde-de-porto-alegre.html) (http://iab-rs.blogspot.com/2011/11/de-solar-do-conde-de-porto-alegre.html)