Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Abertura do Q+50 reúne arquitetos de todo o Brasil em Rio Grande

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Os desafios para a política de habitação brasileira e a revisão crítica dos programas implantados no país desde a décadas de 60 foi a pauta de abertura do Seminário Quitandinha (Q+50) realizado no último final de semana, de 05 a 07 de abril, no município de Rio Grande, no sul gaúcho. O evento promovido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) reuniu arquitetos e urbanistas de vários estados brasileiros e teve a representação e o apoio das principais entidades da profissão.
A cerimônia de abertura contou com presença do prefeito municipal de Rio Grande, Alexandre Lindemeyer.  Para ele, o tema apresentado no seminário também é um dos principais temas em pauta em Rio Grande. “A moradia e a expansão populacional nos desafiou no passado, e hoje estamos enfrentando essa questão novamente, pois vivemos um momento de desenvolvimento populacional e econômico”, informou Lindemeyer. Ele acredita que é preciso pensar essa questão com a comunidade e promover debates para pensar a cidade de forma democrática. O prefeito confessou que tem muito interesse no tema e relatou sua atuação como assessor jurídico do movimento nacional de luta pela moradia. “Vivemos numa cidade que tem um déficit habitacional de 17 mil unidades e nos colocamos diante de um número que nos provoca demais:  vamos chegar a cerca de 330 mil habitantes até o final da década”, revelou e ainda questionou “que cidade teremos diante deste cenário, 330 mil habitantes em tão pouco tempo?”. O prefeito de Rio Grande encerrou seu discurso garantindo que sua administração está engajada em dialogar e pensar o planejamento urbano integrando os profissionais nesta discussão.
Tiago Holzmann da Silva, presidente do IAB-RS, saudou as autoridades e explicou o que foi o Seminário de Reforma Urbana, realizado em 1963, no hotel Quitandinha, em Petrópolis, na serra fluminense. Para Holzmann, 50 anos depois, essa série de eventos comemorativos servirão para renovar e reforçar o processo de transformação urbana necessário às cidades brasileiras e citou a exigência de cumprimento e implantação efetiva do Estatuto das Cidades como fundamental para resolver o problema da qualidade na habitação.  O presidente do IAB-RS destacou o fato do evento ser realizado em Rio Grande, que mostra o quanto é preciso dar atenção ao interior do país e às cidades médias que, cada dia mais, estão começando a sofrer os grandes problemas urbanos antes exclusivos das metrópoles.
O presidente do CAU/RS, Roberto Py Gomes da Silveira, informou que o conselho percorreu 13 cidades do interior do RS, buscando reforçar a função histórica dos arquitetos de construtores das cidades. “Essa caravana e seminário valoriza os profissionais da arquitetura. Isso mostra a força da nova arquitetura que está se construindo no país”, refletiu. Ele garantiu que o CAU/RS vai apoiar sempre ações que visam o fortalecimento dos profissionais da arquitetura e urbanismo em qualquer lugar que eles estejam.
O presidente nacional do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Sergio Magalhães, disse que o seminário revela o desejo de termos uma reforma urbana para proporcionarmos que a habitação represente inclusão das famílias. “Esse evento nos dá fôlego para ampliação desse debate”, destacou. Magalhães acredita que os debates do Quitandinha são boa oportunidade de repensar o desenvolvimento urbano no seu sentido tradicional e no seu sentido atual de compromisso como desenvolvimento sustentável, bem estar da população e harmonia com natureza.  Para ele, pela sua localização e história, Rio Grande é uma cidade voltada para o mundo, fato que vem ao encontro das discussões sobre as novas formas de pensarmos a política de habitação e de desenvolvimento urbano.
Também estiveram na mesa de abertura do Seminário o Vice Presidente da Federação Nacional dos Arquitetos, Daniel Amor; o presidente da Federação Panamericana dos Arquitetos, João Suplicy; a representante do CAU BR , Cláudia Pires; a presidente do Núcleo do IAB RS Cidade do Rio Grande, Letícia Estima; o Deputado Federal Fernando Marroni; e o presidente da Festa do Mar, Márcio Pereira das Neves.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →