Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Abertura do Q+50 reúne arquitetos de todo o Brasil em Rio Grande

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Os desafios para a política de habitação brasileira e a revisão crítica dos programas implantados no país desde a décadas de 60 foi a pauta de abertura do Seminário Quitandinha (Q+50) realizado no último final de semana, de 05 a 07 de abril, no município de Rio Grande, no sul gaúcho. O evento promovido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) reuniu arquitetos e urbanistas de vários estados brasileiros e teve a representação e o apoio das principais entidades da profissão.
A cerimônia de abertura contou com presença do prefeito municipal de Rio Grande, Alexandre Lindemeyer.  Para ele, o tema apresentado no seminário também é um dos principais temas em pauta em Rio Grande. “A moradia e a expansão populacional nos desafiou no passado, e hoje estamos enfrentando essa questão novamente, pois vivemos um momento de desenvolvimento populacional e econômico”, informou Lindemeyer. Ele acredita que é preciso pensar essa questão com a comunidade e promover debates para pensar a cidade de forma democrática. O prefeito confessou que tem muito interesse no tema e relatou sua atuação como assessor jurídico do movimento nacional de luta pela moradia. “Vivemos numa cidade que tem um déficit habitacional de 17 mil unidades e nos colocamos diante de um número que nos provoca demais:  vamos chegar a cerca de 330 mil habitantes até o final da década”, revelou e ainda questionou “que cidade teremos diante deste cenário, 330 mil habitantes em tão pouco tempo?”. O prefeito de Rio Grande encerrou seu discurso garantindo que sua administração está engajada em dialogar e pensar o planejamento urbano integrando os profissionais nesta discussão.
Tiago Holzmann da Silva, presidente do IAB-RS, saudou as autoridades e explicou o que foi o Seminário de Reforma Urbana, realizado em 1963, no hotel Quitandinha, em Petrópolis, na serra fluminense. Para Holzmann, 50 anos depois, essa série de eventos comemorativos servirão para renovar e reforçar o processo de transformação urbana necessário às cidades brasileiras e citou a exigência de cumprimento e implantação efetiva do Estatuto das Cidades como fundamental para resolver o problema da qualidade na habitação.  O presidente do IAB-RS destacou o fato do evento ser realizado em Rio Grande, que mostra o quanto é preciso dar atenção ao interior do país e às cidades médias que, cada dia mais, estão começando a sofrer os grandes problemas urbanos antes exclusivos das metrópoles.
O presidente do CAU/RS, Roberto Py Gomes da Silveira, informou que o conselho percorreu 13 cidades do interior do RS, buscando reforçar a função histórica dos arquitetos de construtores das cidades. “Essa caravana e seminário valoriza os profissionais da arquitetura. Isso mostra a força da nova arquitetura que está se construindo no país”, refletiu. Ele garantiu que o CAU/RS vai apoiar sempre ações que visam o fortalecimento dos profissionais da arquitetura e urbanismo em qualquer lugar que eles estejam.
O presidente nacional do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Sergio Magalhães, disse que o seminário revela o desejo de termos uma reforma urbana para proporcionarmos que a habitação represente inclusão das famílias. “Esse evento nos dá fôlego para ampliação desse debate”, destacou. Magalhães acredita que os debates do Quitandinha são boa oportunidade de repensar o desenvolvimento urbano no seu sentido tradicional e no seu sentido atual de compromisso como desenvolvimento sustentável, bem estar da população e harmonia com natureza.  Para ele, pela sua localização e história, Rio Grande é uma cidade voltada para o mundo, fato que vem ao encontro das discussões sobre as novas formas de pensarmos a política de habitação e de desenvolvimento urbano.
Também estiveram na mesa de abertura do Seminário o Vice Presidente da Federação Nacional dos Arquitetos, Daniel Amor; o presidente da Federação Panamericana dos Arquitetos, João Suplicy; a representante do CAU BR , Cláudia Pires; a presidente do Núcleo do IAB RS Cidade do Rio Grande, Letícia Estima; o Deputado Federal Fernando Marroni; e o presidente da Festa do Mar, Márcio Pereira das Neves.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →

Resultado do Julgamento do Concurso de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier será divulgado no dia 13/12

A Prefeitura de Gramado (RS) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promovem na quarta-feira (13/12) a cerimônia de divulgação do resultado do julgamento das propostas para o “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do IAB RS no YouTube, diretamente da sede do IAB RS, em Porto Alegre, a partir das 19 horas, com a participação de membros do Executivo Municipal de Gramado.

Leia Mais →