Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Abertura do Q+50 reúne arquitetos de todo o Brasil em Rio Grande

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Os desafios para a política de habitação brasileira e a revisão crítica dos programas implantados no país desde a décadas de 60 foi a pauta de abertura do Seminário Quitandinha (Q+50) realizado no último final de semana, de 05 a 07 de abril, no município de Rio Grande, no sul gaúcho. O evento promovido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) reuniu arquitetos e urbanistas de vários estados brasileiros e teve a representação e o apoio das principais entidades da profissão.
A cerimônia de abertura contou com presença do prefeito municipal de Rio Grande, Alexandre Lindemeyer.  Para ele, o tema apresentado no seminário também é um dos principais temas em pauta em Rio Grande. “A moradia e a expansão populacional nos desafiou no passado, e hoje estamos enfrentando essa questão novamente, pois vivemos um momento de desenvolvimento populacional e econômico”, informou Lindemeyer. Ele acredita que é preciso pensar essa questão com a comunidade e promover debates para pensar a cidade de forma democrática. O prefeito confessou que tem muito interesse no tema e relatou sua atuação como assessor jurídico do movimento nacional de luta pela moradia. “Vivemos numa cidade que tem um déficit habitacional de 17 mil unidades e nos colocamos diante de um número que nos provoca demais:  vamos chegar a cerca de 330 mil habitantes até o final da década”, revelou e ainda questionou “que cidade teremos diante deste cenário, 330 mil habitantes em tão pouco tempo?”. O prefeito de Rio Grande encerrou seu discurso garantindo que sua administração está engajada em dialogar e pensar o planejamento urbano integrando os profissionais nesta discussão.
Tiago Holzmann da Silva, presidente do IAB-RS, saudou as autoridades e explicou o que foi o Seminário de Reforma Urbana, realizado em 1963, no hotel Quitandinha, em Petrópolis, na serra fluminense. Para Holzmann, 50 anos depois, essa série de eventos comemorativos servirão para renovar e reforçar o processo de transformação urbana necessário às cidades brasileiras e citou a exigência de cumprimento e implantação efetiva do Estatuto das Cidades como fundamental para resolver o problema da qualidade na habitação.  O presidente do IAB-RS destacou o fato do evento ser realizado em Rio Grande, que mostra o quanto é preciso dar atenção ao interior do país e às cidades médias que, cada dia mais, estão começando a sofrer os grandes problemas urbanos antes exclusivos das metrópoles.
O presidente do CAU/RS, Roberto Py Gomes da Silveira, informou que o conselho percorreu 13 cidades do interior do RS, buscando reforçar a função histórica dos arquitetos de construtores das cidades. “Essa caravana e seminário valoriza os profissionais da arquitetura. Isso mostra a força da nova arquitetura que está se construindo no país”, refletiu. Ele garantiu que o CAU/RS vai apoiar sempre ações que visam o fortalecimento dos profissionais da arquitetura e urbanismo em qualquer lugar que eles estejam.
O presidente nacional do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Sergio Magalhães, disse que o seminário revela o desejo de termos uma reforma urbana para proporcionarmos que a habitação represente inclusão das famílias. “Esse evento nos dá fôlego para ampliação desse debate”, destacou. Magalhães acredita que os debates do Quitandinha são boa oportunidade de repensar o desenvolvimento urbano no seu sentido tradicional e no seu sentido atual de compromisso como desenvolvimento sustentável, bem estar da população e harmonia com natureza.  Para ele, pela sua localização e história, Rio Grande é uma cidade voltada para o mundo, fato que vem ao encontro das discussões sobre as novas formas de pensarmos a política de habitação e de desenvolvimento urbano.
Também estiveram na mesa de abertura do Seminário o Vice Presidente da Federação Nacional dos Arquitetos, Daniel Amor; o presidente da Federação Panamericana dos Arquitetos, João Suplicy; a representante do CAU BR , Cláudia Pires; a presidente do Núcleo do IAB RS Cidade do Rio Grande, Letícia Estima; o Deputado Federal Fernando Marroni; e o presidente da Festa do Mar, Márcio Pereira das Neves.
IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: Diretora adjunta de comunicação do IAB RS, Karolina Silva participou de bate-papo sobre mobilidade e mudanças climáticas, na TVE

O tema mobilidade urbana e mudanças climáticas, cada vez mais urgente em todas as esferas de debate, foi tema do programa Rodar, da TVE RS, apresentado por Pati Salvadori, na noite do dia 25 de abril. O bate-papo contou com a presença da diretora de comunicação adjunta do IAB RS, karolina Silva, e da ciclista e ativista Carol Strüssmann.

Leia Mais →

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →