Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Acadêmicos da Universidade Feevale ganham prêmio nacional de arquitetura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Os acadêmicos Karen Kussler e Guilherme Osterkamp, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Feevale, ganharam o 1º lugar no Concurso Nacional para Estudantes de Arquitetura e Urbanismo – Soluções para Cidades. O resultado foi divulgado no site do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo, que organiza o concurso, juntamente com a Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP. Como prêmio, os estudantes receberam R$ 5 mil. O trabalho vencedor, orientado pelo professor Juliano de Caldas Vasconcellos, consiste da reabilitação da área conhecida como “praça da pista de skate”, localizada na Avenida Nicolau Becker, em Novo Hamburgo. Embora atraia praticantes do esporte, o local afasta usuários comuns, por estar degradado e carente de equipamentos urbanos que favoreçam a presença de pessoas ao longo do dia. Com base nesses problemas, foi criada a proposta “Drops”, objetos de concreto armado na forma de gota que, associado a mais peças, soluciona todos os itens propostos. Os mobiliários consistem da junção dessas “gotas”, criando infinitas possibilidades de combinação, além de facilidade de fabricação e aplicação. Para o professor, o resultado elaborado pelos alunos foi brilhante: “O trabalho vencedor levou o nome da Instituição para o centro das atenções, solucionando de maneira muito competente e criativa várias situações que os espaços públicos no nosso país são carentes. E tudo isso com apenas uma peça feita em concreto armado, que pode ser arranjada e formando outras tantas”, relata o orientador. O concurso premia três projetos elaborados por estudantes matriculados em cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Os acadêmicos tiveram o desafio de elaborar cinco elementos de mobiliário urbano em produtos à base de cimento, e seus produtos derivados, como concreto: bancos; postes de iluminação; lixeiras; bicicletário; e um elemento de livre escolha. Entre os principais méritos do trabalho dos acadêmicos da Feevale, que foi avaliado pelo corpo de jurados, composto por arquitetos renomados nacionalmente, estão: a variedade de usos da proposta, a originalidade e a criatividade das soluções. Segundo os acadêmicos, a maior preocupação na criação do projeto, que levou em torno de um mês, foi a necessidade de criar uma peça versátil, com mais de um item de mobiliário, além de fácil industrialização e beleza estética. Além disso, foi pensado em um mobiliário que também se prestasse como obstáculo para skatistas, o foco da praça em questão. Para Karen, a sensação com a premiação é de dever cumprido: “Vendo os colegas, professores, familiares e amigos nos parabenizando pela premiação, e muitos se sentindo premiados também, é uma sensação ótima”, afirma a estudante. De acordo com os acadêmicos, entre os planos está o de continuar pesquisando e aprimorando o projeto, construir um protótipo e, talvez, aplicar a ideia em praças, além de continuar participando de concursos. Fonte: Assessoria de Imprensa Feevale

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB-RS realiza evento sobre a dimensão territorial e cultural da presença negra na Capital

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) promoveu, dentro de sua programação cultural, o evento “Dimensão territorial e cultural da presença negra em Porto Alegre”, para celebrar e refletir sobre o novembro negro. O objetivo foi discutir e realizar trocas sobre as questões raciais que atravessam os territórios da cidade e as manifestações culturais, que traduzem os saberes e vivências da população negra.

Leia Mais →

Projeto de construção com 41 andares no Centro Histórico foi tema de audiência pública

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia promoveu, no dia 10 de novembro, audiência pública para debater o projeto de construção ao lado do Museu Júlio de Castilhos, e também a Lei 930/2021, que estabelece o Programa de Reabilitação do Centro Histórico de Porto Alegre. Durante o encontro, liderado pela deputada Sofia Cavedon, foram destacadas as consequências do empreendimento com 41 andares. A co-presidenta do presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, participou do encontro.

Leia Mais →

NOTA DE DEFESA PELO INVENTARIAMENTO DO PRÉDIO DA SMOV

O IAB RS acompanha, com atenção, o processo de leilão promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre do antigo prédio da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV), previsto para o próximo dia 27 do mês vigente.  O prédio, localizado na av. Borges de Medeiros, próximo à avenida Ipiranga, faz parte de uma lista, com outros 100 imóveis do município, que poderão ser vendidos pelo poder municipal.

Leia Mais →

Governo Federal retoma atividades do ConCidades, desativado desde 2017

A co-presidenta do IAB-RS, Clarice Misoczky de Oliveira, que passa a ocupar uma cadeira no Conselho que representa também o IAB nacional, comemora a retomada do Conselho. “Com a presença de secretarias que tratam de questões como habitação e saneamento, por exemplo, teremos participação social de diferentes segmentos. O IAB tem cadeira no grupo de entidades profissionais, acadêmicos e de pesquisa, e cada representante pode escolher a comissão técnica que vai trabalhar”, explica.

Leia Mais →

Outras Notícias

Inscrições para Prêmio IAB encerram dia 10/11

O Departamento do Rio Grande do Sul do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RS) realizará a Premiação IAB 2023, com o objetivo de divulgar e premiar a produção intelectual e profissional de arquitetos, arquitetas e urbanistas do estado do Rio Grande do Sul.A participação é aberta a todos os profissionais associados do IAB em qualquer um dos seus Departamentos Estaduais e Distrital, e a inscrição é gratuita.

Leia Mais →

IAB-RS participa de 176ª edição do COSU em Brasília

Ocorreu em Brasília, Distrito Federal, nos dias 21 e 22 de outubro, a 176a Reunião do Conselho Superior do Instituto dos Arquitetos do Brasil (COSU). O encontro foi sediado no Auditório Darcy Ribeiro na Universidade de Brasília (UnB). A proposta do COSU é reforçar o compromisso do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) com a arquitetura e o urbanismo, por meio da discussão de questões que envolvem a profissão. Na ocasião, foi realizada, também, a eleição da nova diretoria nacional da entidade.

Leia Mais →

IAB-RS promoveu mesa sobre o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro

A edição mais recente das Quartas no IAB promoveu a mesa “Patrimônio e resistência” para homenagear os quatro anos da fundação do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro (FEDPCB). Fundado durante o 21° Congresso Nacional de Arquitetos, em Porto Alegre, em outubro de 2019, o Fórum reúne entidades e coletivos da sociedade civil para fomentar a mobilização contra ataques promovidos contra o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Patrimônio Cultural Brasileiro.

Leia Mais →