Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

AGOSTO – MÊS DO PATRIMÔNIO no IAB-RS*

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Comissão de Patrimônio do IAB-RS tem trabalhado para organizar uma intensa programação para AGOSTO de 2008, tendo como mote a comemoração do Dia do Patrimônio no dia 17 daquele mês.

Todas as atividades programadas têm ENTRADA FRANCA, com exceção da CARAVANA CULTURAL dos dias 16 e 17.
AS VAGAS SÃO LIMITADAS, com inscrições através do IAB-RS, pelo telefone (51) 3212-2552, com Madalena, ou pelo endereço eletrônico: iab-rs@iab-rs.org.br.
AS PALESTRAS acontecerão no SOLAR DO IAB, rua Gen. Canabarro, 363, no Centro Histórico de Porto Alegre/RS.
AS VISITAS AOS TEMPLOS RELIGIOSOS prevê que a concentração dos participantes se faça com antecedência de 10 minutos ao horário indicado, em frente ao local a ser visitado, para evitar atrasos.

PROGRAMAÇÃO

• 02 de agosto, sábado, das 10h às 12h: Visita à CATEDRAL METROPOLITANA de Porto Alegre.
Orientador: Arq. ANALINO ZORZI; serão abordados aspectos do seu restauro e manutenção. Até 20 participantes
.
• 07 de agosto, quinta-feira, 19h: Palestra MANUTENÇÃO E RESTAUROS DO PALÁCIO PIRATINI ;
Palestrantes: Arq. FLAVIA BONI LICHT e Arq. LUANA PICCOLI FRASSON, da Assessoria de Arquitetura do Palácio Piratini e Eng. FERNANDO PIAZZA RECENA, da Fundação de Ciência e Tecnologia (CIENTEC) e professor da Faculdade de Engenharia da PUCRS. Os três profissionais integraram a Comissão Técnica para o Restauro das Fachadas da Ala Governamental do Palácio Piratini.
A palestra, fartamente ilustrada, irá contemplar o histórico resumido da edificação, informações sobre os serviços de manutenção e algumas intervenções de restauro, com foco especial no restauro das fachadas da Ala Governamental do Palácio. Em paralelo, poderá ser visitada a EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA AOS 85 ANOS DO PIRATINI, realizada em 2006 pela Assessoria de Arquitetura.
Até 60 participantes.

• 12 de agosto, terça-feira, 19h: Palestra ESCULTURA PÚBLICA DE PORTO ALEGRE: 1999-2008, A DÉCADA DA DESTRUIÇÃO .
Palestrante: JOSÉ FRANCISCO ALVES. Doutorando em Artes Visuais pela UFRGS, Especialista em Gestão do Patrimônio Cultural, professor de escultura do Atelier Livre da Prefeitura e autor do livro “A Escultura Pública de Porto Alegre – história, contexto e significado” (2004).
O palestrante mostrará os destaques da escultura pública de Porto Alegre em diversas tipologias, tais como: fachadismo, estátuas, bustos, grandes monumentos e arte contemporânea. Será demonstrado que essa produção cultural, por ser muito numerosa, diversificada e de grande qualidade, deveria ser um símbolo distintivo da cidade; porém, nos últimos dez anos, este acervo vem sofrendo uma destruição sem igual propiciada pelo esquecimento, abandono, roubo e vandalismo.
Até 60 participantes.

• 16 e 17 de agosto, sábado e domingo: CARAVANA CULTURAL: arquitetos redescobrem a cidade de RIO GRANDE .
Organização: Arq. EDUARDO MARTINEZ e Arq. ROBERTA VOLKWEIS
Os arquitetos e todos os interessados que desejarem participar da Caravana Cultural, nos próximos dias 16 E 17 DE AGOSTO, comemorarão o Dia do Patrimônio Histórico em Rio Grande e São José do Norte. Serão dois dias de visitas acompanhadas de história e muita informação.
Até 40 participantes.
VEJA A PROGRAMAÇÃO NA SECÇÃO NOTICIAS!

• 19 de agosto, terça-feira, 19h: Palestra SENSIBILIZAÇÃO DO OLHAR ATRAVÉS DA RUA DA PRAIA .
Palestrantes: PEDRO RUBENS VARGAS, RENATA CAMILO MARASCHIN E JULIANA WESTPHALEN GONÇALVES.
Pedro Vargas é bacharel em história e pós- graduado em museologia e patrimônio cultural em centros urbanos e mestrando em planejamento urbano e regional. É técnico da SMC e atua no Programa Monumenta. Renata Camilo Maraschin é arquiteta e pós-graduada em patrimônio cultural em centros urbanos. Juliana Westphalen Gonçalves é arquiteta e pós-graduada em patrimônio cultural em centros urbanos.
A palestra consiste na apresentação de proposta de plano de interpretação para a Rua da Praia:
“A diversidade é a marca da Rua da Praia e também seu grande fascínio. Toda essa história encoberta merece ser desvelada. Os prédios, as praças, o calçadão, os sítios arqueológicos, a cultura material, estão lá, todos prontos para serem ouvidos. As memórias ainda vivas estão lá na face dos passantes, na performance das figuras peculiares. Enfim a Rua da Praia está pronta para ser escutada.”
Até 60 participantes.

• 23 de agosto, sábado, das 10h às 12h: visita à CATEDRAL ANGLICANA .
Orientadores: Arq. SIMONE RUSCHEL – Mestre em Teoria, História e Crítica de Arquitetura pelo PROPAR/UFRGS, Especialista em construção civil pelo NORIE/UFGRS, Arq.CINTIA BOHMGAHREN – Acadêmica em Artes Visuais, com habilitação em História, Teoria e Crítica no IA/UFRGS -, Arq. LETÍCIA COELHO – Mestranda em Planejamento Urbano e Regional pelo PROPUR/UFRGS.
Será apresentado o projeto de restauração.
Até 20 participantes.

• 26 de agosto, terça-feira, às 19h: Palestra INTEGRAR SISTEMAS: IMPLANTAÇÃO DE ARQUIVOS, BIBLIOTECAS E MUSEUS .
Palestrantes: ROSANI FERON (Sistema Estadual de Arquivos); MORGANA MARCON (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas); SIMONE MONTEIRO (Sistema Estadual de Museus); ADROALDO XAVIER (Tribunal de Contas do Estado). Trata-se da OBRIGATORIEDADE CONSTITUCIONAL de salvaguarda e manutenção de acervos que evidenciem a Memória Social da Nação. A palestra aponta para a importância da implantação de arquivos, bibliotecas e museus pelas comunidades, evidenciando, inclusive, o papel do arquiteto como propulsor de projetos relacionados à Memória Social.
Até 60 participantes.

• 30 de agosto, sábado, das 14h às 16h: visita à IGREJA SÃO JOSÉ DO CENTENÁRIO .
Orientador: Arq. EDEGAR ABEL, responsável pelos trabalhos de pesquisa, conservação do acervo, plano de restauro, projetos específicos e coordenação geral de execução.
Tópicos abordados: 1. José Lutzenberger e a Igreja São José / 2. Resgate, conservação e manutenção da obra.
Até 20 participantes.

* Programação sujeita a alterações

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias