Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

AGOSTO – MÊS DO PATRIMÔNIO no IAB-RS*

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Comissão de Patrimônio do IAB-RS tem trabalhado para organizar uma intensa programação para AGOSTO de 2008, tendo como mote a comemoração do Dia do Patrimônio no dia 17 daquele mês.

Todas as atividades programadas têm ENTRADA FRANCA, com exceção da CARAVANA CULTURAL dos dias 16 e 17.
AS VAGAS SÃO LIMITADAS, com inscrições através do IAB-RS, pelo telefone (51) 3212-2552, com Madalena, ou pelo endereço eletrônico: iab-rs@iab-rs.org.br.
AS PALESTRAS acontecerão no SOLAR DO IAB, rua Gen. Canabarro, 363, no Centro Histórico de Porto Alegre/RS.
AS VISITAS AOS TEMPLOS RELIGIOSOS prevê que a concentração dos participantes se faça com antecedência de 10 minutos ao horário indicado, em frente ao local a ser visitado, para evitar atrasos.

PROGRAMAÇÃO

• 02 de agosto, sábado, das 10h às 12h: Visita à CATEDRAL METROPOLITANA de Porto Alegre.
Orientador: Arq. ANALINO ZORZI; serão abordados aspectos do seu restauro e manutenção. Até 20 participantes
.
• 07 de agosto, quinta-feira, 19h: Palestra MANUTENÇÃO E RESTAUROS DO PALÁCIO PIRATINI ;
Palestrantes: Arq. FLAVIA BONI LICHT e Arq. LUANA PICCOLI FRASSON, da Assessoria de Arquitetura do Palácio Piratini e Eng. FERNANDO PIAZZA RECENA, da Fundação de Ciência e Tecnologia (CIENTEC) e professor da Faculdade de Engenharia da PUCRS. Os três profissionais integraram a Comissão Técnica para o Restauro das Fachadas da Ala Governamental do Palácio Piratini.
A palestra, fartamente ilustrada, irá contemplar o histórico resumido da edificação, informações sobre os serviços de manutenção e algumas intervenções de restauro, com foco especial no restauro das fachadas da Ala Governamental do Palácio. Em paralelo, poderá ser visitada a EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA AOS 85 ANOS DO PIRATINI, realizada em 2006 pela Assessoria de Arquitetura.
Até 60 participantes.

• 12 de agosto, terça-feira, 19h: Palestra ESCULTURA PÚBLICA DE PORTO ALEGRE: 1999-2008, A DÉCADA DA DESTRUIÇÃO .
Palestrante: JOSÉ FRANCISCO ALVES. Doutorando em Artes Visuais pela UFRGS, Especialista em Gestão do Patrimônio Cultural, professor de escultura do Atelier Livre da Prefeitura e autor do livro “A Escultura Pública de Porto Alegre – história, contexto e significado” (2004).
O palestrante mostrará os destaques da escultura pública de Porto Alegre em diversas tipologias, tais como: fachadismo, estátuas, bustos, grandes monumentos e arte contemporânea. Será demonstrado que essa produção cultural, por ser muito numerosa, diversificada e de grande qualidade, deveria ser um símbolo distintivo da cidade; porém, nos últimos dez anos, este acervo vem sofrendo uma destruição sem igual propiciada pelo esquecimento, abandono, roubo e vandalismo.
Até 60 participantes.

• 16 e 17 de agosto, sábado e domingo: CARAVANA CULTURAL: arquitetos redescobrem a cidade de RIO GRANDE .
Organização: Arq. EDUARDO MARTINEZ e Arq. ROBERTA VOLKWEIS
Os arquitetos e todos os interessados que desejarem participar da Caravana Cultural, nos próximos dias 16 E 17 DE AGOSTO, comemorarão o Dia do Patrimônio Histórico em Rio Grande e São José do Norte. Serão dois dias de visitas acompanhadas de história e muita informação.
Até 40 participantes.
VEJA A PROGRAMAÇÃO NA SECÇÃO NOTICIAS!

• 19 de agosto, terça-feira, 19h: Palestra SENSIBILIZAÇÃO DO OLHAR ATRAVÉS DA RUA DA PRAIA .
Palestrantes: PEDRO RUBENS VARGAS, RENATA CAMILO MARASCHIN E JULIANA WESTPHALEN GONÇALVES.
Pedro Vargas é bacharel em história e pós- graduado em museologia e patrimônio cultural em centros urbanos e mestrando em planejamento urbano e regional. É técnico da SMC e atua no Programa Monumenta. Renata Camilo Maraschin é arquiteta e pós-graduada em patrimônio cultural em centros urbanos. Juliana Westphalen Gonçalves é arquiteta e pós-graduada em patrimônio cultural em centros urbanos.
A palestra consiste na apresentação de proposta de plano de interpretação para a Rua da Praia:
“A diversidade é a marca da Rua da Praia e também seu grande fascínio. Toda essa história encoberta merece ser desvelada. Os prédios, as praças, o calçadão, os sítios arqueológicos, a cultura material, estão lá, todos prontos para serem ouvidos. As memórias ainda vivas estão lá na face dos passantes, na performance das figuras peculiares. Enfim a Rua da Praia está pronta para ser escutada.”
Até 60 participantes.

• 23 de agosto, sábado, das 10h às 12h: visita à CATEDRAL ANGLICANA .
Orientadores: Arq. SIMONE RUSCHEL – Mestre em Teoria, História e Crítica de Arquitetura pelo PROPAR/UFRGS, Especialista em construção civil pelo NORIE/UFGRS, Arq.CINTIA BOHMGAHREN – Acadêmica em Artes Visuais, com habilitação em História, Teoria e Crítica no IA/UFRGS -, Arq. LETÍCIA COELHO – Mestranda em Planejamento Urbano e Regional pelo PROPUR/UFRGS.
Será apresentado o projeto de restauração.
Até 20 participantes.

• 26 de agosto, terça-feira, às 19h: Palestra INTEGRAR SISTEMAS: IMPLANTAÇÃO DE ARQUIVOS, BIBLIOTECAS E MUSEUS .
Palestrantes: ROSANI FERON (Sistema Estadual de Arquivos); MORGANA MARCON (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas); SIMONE MONTEIRO (Sistema Estadual de Museus); ADROALDO XAVIER (Tribunal de Contas do Estado). Trata-se da OBRIGATORIEDADE CONSTITUCIONAL de salvaguarda e manutenção de acervos que evidenciem a Memória Social da Nação. A palestra aponta para a importância da implantação de arquivos, bibliotecas e museus pelas comunidades, evidenciando, inclusive, o papel do arquiteto como propulsor de projetos relacionados à Memória Social.
Até 60 participantes.

• 30 de agosto, sábado, das 14h às 16h: visita à IGREJA SÃO JOSÉ DO CENTENÁRIO .
Orientador: Arq. EDEGAR ABEL, responsável pelos trabalhos de pesquisa, conservação do acervo, plano de restauro, projetos específicos e coordenação geral de execução.
Tópicos abordados: 1. José Lutzenberger e a Igreja São José / 2. Resgate, conservação e manutenção da obra.
Até 20 participantes.

* Programação sujeita a alterações

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: “Depois de construído, é difícil reverter”: o que dizem especialistas sobre mudanças na fachada do Pontal Shopping

Especialistas em urbanismo avaliam que a readequação da fachada da loja Leroy Merlin, no Pontal Shopping, na zonal sul de Porto Alegre, traz pequenas melhorias no visual e no microclima, mas não resolve o problema de sua construção ter se tornado uma barreira à contemplação e à conexão da Avenida Padre Cacique com a orla do Guaíba. Em entrevista ao jornal Zero Hora, a co-presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, ressalta que “Uma parede verde de plantas naturais é positiva porque vai diminuir o calor naquele microclima, com menos concreto. Vai ficar mais agradável, mas continuará sendo um paredão sem interface com o outro lado. Não vai deixar de ser uma barreira”.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Outras Notícias

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →