Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Anfiteatro Pôr-do-Sol – Palavra do Arquiteto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Foi com bastante surpresa que ao abrir o JORNAL DO IAB li a matéria apresentada na seção “A Palavra do Arquiteto”, escrita por Júlio Curtis, meu professor na década de 70, na Faculdade de Arquitetura da UFRGS. Li atentamente, tendo em vista minha admiração pelo arquiteto que a escrevia, manifestando-se de imediato a vontade de responder pelo menos parte das críticas feitas. Ressenti-me no parágrafo em que se lê: “…um bom projeto poder-se-ia originar também na Prefeitura” …. “Poder-se-ia também” são palavras deveras evasivas, eis que posso citar, trabalhando na Prefeitura, inúmeros projetos elaborados por profissionais competentes, dedicados e talentosos. Some-se a isto as condições de trabalho que temos e as obras construídas com cortes orçamentários e deduzo que o “poder-se-ia” e o “também” perdem o sentido na frase.
Tenho a expor que o primeiro projeto do anfiteatro em que trabalhei data de 1992 e foi elaborado por arquitetos da Prefeitura.
Em outro parágrafo fala o professor Curtis na censura estética. Quem o fará? Com que bagagem? E como censurar os censores e seus parâmetros de censura?
Quando ao projeto paisagístico, último refeito em 1998, de que não fala o artigo, ainda não foi totalmente implantado e levaremos anos até ver a massa vegetal proposta crescida. Neste último projeto, em que também trabalhei, foi implantado palco de autoria do arquiteto Glauco Campelo, convidado pela Fundação Roberto Marinho, que pagou pela construção deste e utilizou dentro dos conceitos próprios, profissional de sua confiança.
Acompanhei a criação das formas desde o início como autora do plano geral.
Partindo da necessidade de utilizar-se caixa de urdimento para possibilitar a apresentação de óperas, não há formas de escondê-las. As dimensões do palco são estritamente técnicas e oferecem guarida a balés, orquestras sinfônicas, óperas, peças teatrais, etc. Qualquer tentativa de diminui-lo nos teria roubado de ter acesso popular a um desses espetáculos.
Referir-se a partes do projeto como pernas, tórax e saia “evasée” mascara com ironia elementos indispensáveis ao funcionamento do palco.
Num teatro, temos a possibilidade de, com uso de expedientes arquitetônicos, camuflar estas alturas e larguras. Desafia-nos, ao ar livre, mantê-las íntegras. Não é tarefa fácil. Não se trata de “um elefante branco”. Breve o palco terá cores.
As árvores nativas que estão sendo plantadas na área, no futuro deixarão mais suaves as formas hoje sozinhas. Como aconteceu no passado, no início de algumas cidades, imensos edifícios hoje perdem-se no traçado urbano.
O palco é um dos componentes de um parque cujo projeto está pronto e deverá ser construído aos poucos. Vamos esperar para ver. Arq. Ana Maria Germani
DPC/SUPPJ/SMAM

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →

Resultado do Julgamento do Concurso de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier será divulgado no dia 13/12

A Prefeitura de Gramado (RS) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promovem na quarta-feira (13/12) a cerimônia de divulgação do resultado do julgamento das propostas para o “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do IAB RS no YouTube, diretamente da sede do IAB RS, em Porto Alegre, a partir das 19 horas, com a participação de membros do Executivo Municipal de Gramado.

Leia Mais →