Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Apoio ao grupo UniverCidade em debates sobre Cais Mauá

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Cidadãos diretamente interessados na utilização dos espaços públicos urbanos, para a arte, para a cultura, para a educação e para o convívio entre a diversidade de pessoas, participaram no dia 19 de julho do encontro do grupo UniverCidade, que ocorreu na Praça da Alfândega, em Porto Alegre. A pauta abordou o projeto do Cais Mauá.
Participaram o presidente do IAB RS, Tiago Holzmann da Silva, juntamente com a jornalista Kátia Suman, como mediadora; Suzana Pohia, do grupo Defesa da Alegria, Lorena Castillo, do grupo Bloco de Lutas; o vereador Marcelo Sgarbossa, do grupo MobiCidade; e a advogada Jacqueline Custódio, do grupo Chega de Demolir Porto Alegre.
O UniverCidade define-se como um espaço dialogal e coletivo de criação e produção de conhecimento sobre a cidade.  A ideia é Investir no pensar profundo dos usos territoriais da cidade como espaço social comum e produtivo. Pensando a cidade de maneira livre de interesses comerciais e eleitoreiros.
“É uma atividade de movimentação e encontro de pessoas que desejam pensar a agir sobre o território da cidade e seus espaços. São pessoas com desejos de debater os desmandos que estão sendo feitos de forma recorrente na cidade de Porto Alegre e em tantas outras cidades do Brasil”, explica Katia Suman.
O grupo também tem o objetivo de repensar a cidadania, a participação da população no processo de urbanização e planejamento da cidade, motivados pelo grave assunto da privatização do espaço público, em que o melhor patrimônio coletivo está sendo transformado em espaço privado e restrito.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias