Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Arquiteta formada pela UFPEL conquista Prêmio José Albano Volkmer

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Este ano foi a vez das mulheres se destacarem como favoritas no Prêmio José Albano Volkmer. A cerimônia foi realizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) na noite da última quarta-feira (15/12) com transmissão ao vivo pelo Youtube. Cerca de 100 pessoas conectadas esperavam pelo anúncio pelos vencedores da noite.

A grande vencedora veio da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). A arquiteta e urbanista Luísa Mantelli Anklam, conquistou o júri com o projeto “Utopias: Habitar o contemporâneo” que teve orientação da professora Ana Paula Neto de Faria.

Na análise da comissão julgadora o projeto vencedor propõe leituras possíveis de universos futuros face às transformações da sociedade das primeiras décadas do século XXI. Com muita sensibilidade e profundidade, ainda coloca na ordem do dia uma pausa reflexiva sobre os caminhos futuros da arquitetura e do urbanismo e, principalmente, da sociedade, além de fazer uma pergunta urgente e necessária: para onde estamos indo?

O júri foi composto pelas arquitetas Fernanda Manfro Lima, vencedora deste prêmio em 2018; Audrey Carolini Lima, do escritório Arq/Tab – Arquitetura e Design, de São Paulo, e integrante da diretoria do IAB SP, e por Luciano de Topin Ribeiro, mestre em arquitetura e urbanismo com atuação nos temas de modernismo, utopia, urbanismo, máquina e utopia mecanista.

O primeiro destaque anunciado foi o projeto da arquiteta Gisele Klein, formada pela ULBRA Canoas. Ela desenvolveu o “Novo Ciclo Centro de Reciclagem: Projeto piloto de transformação social e ambiental”. orientado pela professora Andrea Feldmann.

O segundo destaque veio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com o projeto da arquiteta Bárbara Ellen Guimarães Armange, que apresentou as “Práticas Rurais Emergentes – Casa-Escola Werni Kunz”, orientado pelas professoras Ana Elísia da Costa e Daniele Caron.

A ULBRA Canoas também se destacou no terceiro destaque, com o projeto “Centro da Juventude” da arquiteta Ester de Holleben, que teve orientação do professor Rodrigo Allgayer.

Já o quarto destaque da noite foi para a arquiteta Janaína Piazza, também da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), que criou o projeto “Regeneração Ferroviária: Uma proposta de reativação da linha férrea no Estado do Rio Grande do Sul”, orientado pela professora Carla Portal Vasconcelos.

SAIBA MAIS SOBRE O PRÊMIO:

O Prêmio IAB RS – José Albano Volkmer – foi criado na gestão do presidente DANILO LANDÓ, em 1999, com o objetivo de destacar e premiar os melhores trabalhos de conclusão dos formandos das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul.

O nome desta premiação é uma homenagem ao ex-presidente do IAB RS, José Albano Volkmer (1942/2007), notável professor e grande incentivador dos jovens arquitetos através de suas aulas, viagens, pesquisas e atividades profissionais e associativas.

O Prêmio IAB RS valoriza e divulga a qualidade da produção acadêmica das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, promovendo o ensino e reforçando sua relevância como instrumento de qualificação das cidades e do habitat através do reconhecimento dos jovens talentos locais.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →