Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Arquiteto Emil Bered ministra aula inaugural do Curso de Arquitetura de Urbanismo da Ulbra de Santa Maria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

No dia 17 de agosto o Curso de Arquitetura e Urbanismo, da ULBRA Santa Maria, realizou sua Aula Inaugural do semestre 2010/2. O evento foi uma co-produção do curso com o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB)- Núcleo Regional de Santa Maria, e trouxe o Arquiteto Emil Bered, que palestrou para um público de aproximadamente 140 pessoas.

Emil Bered é figura referencial na arquitetura gaúcha tanto em termos profissionais, quanto educacionais, e na luta pela classe. Teve profícua produção arquitetônica em toda a sorte de edificações em Porto Alegre e pelo interior do Rio Grande do Sul, ajudando a consolidar a arquitetura de verve moderna no Rio Grande do Sul. Como professor na área de projetos, na UFRGS, auxiliou na formação de gerações de arquitetos enquanto professor influente e cidadão da mais alta índole e respeito. E como presidente do IAB/RS, divulgou as possibilidades e limites da profissão à sociedade, defendendo os interesses de uma arquitetura abrangente e de qualidade, independentemente da classe social ou outras razões, tradicionalmente, segregadoras.

O arquiteto abordou o tema “Metodologia e Nomenclatura”, voltado principalmente aos iniciantes na Arquitetura. Abordou tópicos sobre organograma, sítio, partido geral, caráter, e enfatizou a importância da expressão gráfica, do estudo preliminar e da autocrítica, que segundo ele, deve estar presente em todas as etapas do projeto.

Para Bered os conhecimentos tecnológicos de cálculos e estruturais é de fundamental importância. “A estrutura às vezes é a própria arquitetura”, afirmou ele, usando como exemplo a Catedral de Brasília, uma estrutura com vitrôs em volta. Ao falar sobre projeto executivo, enfatiza que é importante ter cuidado com o detalhamento de escadas e rampas, assim como, com a escolha de esquadrias e coberturas, destaca também a importância do memorial descritivo.

“Arquitetura é arte, criatividade, tecnologia, e deve ser apropriada para o espaço que é projetada, assim como para o seu uso”, afirmou Bered, enfatizando que para isso é preciso de muita leitura e estudo.

Ele apresentou e explicou algumas de suas obras realizadas em Porto Alegre, tais como: EdifícioTanhauser, Edifício redenção, Edifício Faial, Residência Ateliê Iberê Camargo, Garagem Ladeira, Edifício CRT, Residência Haroldo Dias Paiva, Faculdade de Odontologia da UFRGS, Edifício Condado de Luzerme, Edifício Juntas de Conciliação e Julgamento da 4ª Região, entre outras. Falou também de uma importante obra realizada em Santa Maria, o Corintians Atlético Clube, onde trabalhou com a diferença do nível do terreno, lojas no térreo, diretoria com sacada nos pavimentos intermediários e estádio no pavimento superior.

A aula inaugural foi um sucesso. Contou com a participação de acadêmicos da ULBRA e de outras instituições de ensino superior da cidade, professores e egressos do CAU. Também teve a presença do presidente do IAB – Núcleo Regional de Santa Maria, Carlos Seffrin.

Texto e foto: Janice Zalamena – Ass. Imprensa Ulbra

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias