Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Arquiteto protocola projeto que institui assistência técnica gratuita em Americana

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O vereador e arquiteto Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (PDT), protocolou na segunda-feira, 3, projeto de lei que institui o Programa Municipal de Assistência Técnica Pública e Gratuita à Habitação Social, para atender as famílias do município que recebem até três salários mínimos mensais.

O programa prevê serviços profissionais nas áreas de arquitetura, urbanismo e engenharia para a elaboração de projetos, bem como acompanhamento e execução da obra de construção de habitação social para moradia própria do beneficiário.

O autor da propositura explicou que além do programa assegurar o direito à moradia, a assistência técnica pública e gratuita tem outros objetivos. “Com a proposta podemos otimizar e qualificar o uso e o aproveitamento racional do espaço edificado e do seu entorno, evitar ocupação de áreas de risco e de interesse ambiental, além de formalizar o processo de edificação, reforma ou ampliação da habitação junto ao Poder Público e outros órgãos responsáveis”, destacou.

De acordo com o projeto de lei, a assistência técnica pode ser oferecida diretamente às famílias ou a cooperativas, sindicatos, associações e outros grupos organizados que as representem.

O programa priorizará os projetos em sistema de mutirões e os localizados nas zonas habitacionais declaradas por lei como de interesse social. Os serviços poderão ser custeados com recursos da união, do estado, da Administração Municipal, do Fundo Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano e através de parcerias com a iniciativa privada.
“A Federação, Estados e Municípios devem garantir o direito constitucional à moradia, promover a qualidade do ambiente saudável e seguro a toda a população. Já existe lei federal e recursos para estes projetos. Por isso apresentamos e defendemos a proposta para que Americana possa fazer a sua parte”, conclui Kim.

Fonte: Rádio Azul Celeste – Rede Bandeirantes

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

Leia Mais →