Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Arquitetos de Caxias do Sul vencem concurso que irá requalificar principal avenida de Flores da Cunha

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Na noite desta terça-feira (01/02) foi realizada na Câmara Municipal de Flores da Cunha (RS) a cerimônia de divulgação dos vencedores do Concurso Público Nacional de Projeto de Arquitetura e Urbanismo “Avenida 25 de Julho”, promovido pela Prefeitura Municipal de Flores da Cunha (RS) em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do RS (IAB RS) e com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS) e da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP).

 


Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Fernando Rocha Machado (autor), Rovena Schumacher (co-autor), Guilherme Gobetti (estagiário) e Alisson Rodrigues (estagiário), da cidade de Caxias do Sul (RS). Eles conquistaram o júri pelo domínio técnico e sensibilidade nas principais pautas de planejamento e projeto das paisagens. O primeiro lugar levou o prêmio de 30 mil reais e uma contratação com remuneração total de R$ 362.306,36.
 

O segundo lugar do concurso foi para a equipe formada por Henrique Zulian, José Pedro Servo, Rafael Cortez e Rogério Severo, da cidade de Curitiba (PR), que ganharam o prêmio de 15 mil reais.
 

O terceiro lugar levou a premiação de 10 mil reais e foi conquistado pela equipe formada por Mariana Mincarone, Camila Alberti, Amanda Michelotto, Helena Classe e João Pedro da Silva, da cidade de Porto Alegre (RS).
 

A menção honrosa do "Concurso Avenida 25 de Julho" foi para os arquitetos e urbanistas Carlos Eduardo Murgel Miller, Eduardo Saguas Miller, Martin Benavidez, Arthur Chuva, Emanuel Carlos Polito, Facundo Rasch, Lucas Merlo, Marcelo Ribas Marçal, Rodrigo Del Nero, Sergio Benejam e Stefania Casrim, da cidade de São Paulo (SP).

Cerimônia de Premiação

A abertura do evento foi realizada pelo prefeito em exercício de Flores da Cunha, Marcio Rech, que deu boas-vindas aos participantes e destacou que os gestores do munícipio têm muito orgulho de estar promovendo um concurso nacional. “A avenida 25 de Julho é uma referência de nossa cidade, e deixando ela bem construída e estruturada, com certeza teremos um belo cartão de visita”, afirmou.
 


“A partir do momento em que propomos um projeto inovador que irá melhorar o dia a dia da nossa comunidade, estamos fomentando o turismo do município, e automaticamente pensando na saúde e educação”, destacou Marcio Rech.  Ele acredita que a escolha via concurso assegura o melhor projeto e com isso a concretização será facilitada. “Já temos contatos com muitos deputados e isso irá ajudar na captação de recursos para validação e implementação do projeto ao longo do tempo”, anunciou.

“Hoje celebramos o início de um projeto da via estrutural mais relevante de Flores da Cunha. Estamos falando do coração de nossa cidade, da nossa porta de entrada”, destacou a Secretária de Planejamento, Rosiane Machado Pradella. Para ela, requalificar este espaço é garantir a qualidade de vida da comunidade e a função social do local. “Hoje veremos o projeto preliminar, pois os detalhes de tudo isso será construído com a comunidade”, informou a secretária.

O presidente do IAB RS, Rafael Pavan dos Passos, lembrou que foi a primeira vez que o IAB realizou um concurso em que a entidade não foi a única organizadora, e sim consultora técnica. “Alcançamos o objetivo inovador de capacitar os servidores da prefeitura para que possam realizar futuros concursos de arquitetura”, disse. Passos. Ele observou que o concurso é um processo democrático, pois ainda permite que profissionais de todas as gerações estejam disputando lado a lado através de seus conceitos. “Estamos entregando aqui um projeto que desenha uma unidade, e isso é fundamental, pois trata da diversidade da paisagem urbana e prevê o planejamento de obras”, destacou Passos.
 


Para Natan Franciel Arend, vice-presidente do IAB RS e coordenador de concursos da entidade, a premiação do concurso é definitivamente um dia importante para todos os envolvidos, pois celebra que novas cidades são possíveis. “Com essa redefinição da paisagem urbana a história de Flores da Cunha aponta para um futuro muito promissor”, defendeu Arend.

Assista a cerimônia completa: https://www.youtube.com/watch?v=YtP7qSdfWNI

O resultado do concurso e as imagens dos projetos vencedores estão disponíveis no site oficial: www.concursoavenida25dejulho.org

 

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →

Outras Notícias

Arquiteta Enilda Ribeiro é destaque na coluna Almanaque, da Zero Hora

Enilda foi uma das primeiras mulheres a ser diplomada no curso específico em Arquitetura no Rio Grande do Sul. Além e ter lutado pela criação do curso superior de graduação na URFGS, foi presidente do IAB/RS entre 1980 e 1981. “Eu gostaria muito de ter conversado, em algum momento, com ela sobre os desafios que foram enfrentados, tanto no IAB-RS quanto em nível nacional, onde ela articulou a construção de ideias e diretrizes para a formação de um conselho próprio de arquitetura e urbanismo”, declarou a co-presidente do IAB/RS, Bruna Tavares.

Leia Mais →

Na mídia: “Depois de construído, é difícil reverter”: o que dizem especialistas sobre mudanças na fachada do Pontal Shopping

Especialistas em urbanismo avaliam que a readequação da fachada da loja Leroy Merlin, no Pontal Shopping, na zonal sul de Porto Alegre, traz pequenas melhorias no visual e no microclima, mas não resolve o problema de sua construção ter se tornado uma barreira à contemplação e à conexão da Avenida Padre Cacique com a orla do Guaíba. Em entrevista ao jornal Zero Hora, a co-presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, ressalta que “Uma parede verde de plantas naturais é positiva porque vai diminuir o calor naquele microclima, com menos concreto. Vai ficar mais agradável, mas continuará sendo um paredão sem interface com o outro lado. Não vai deixar de ser uma barreira”.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →