Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Arquitetura Comercial no evento Projeto e Obra

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Na noite desta quarta-feira (26/10) o IAB RS contou com a apresentação de três projetos de arquitetura comercial selecionados para o Ciclo de Palestras Projeto & Obra. O evento teve a presença do arquiteto Alexandre Giorgi, da Alexandre Giorgi Arquitetura e Planejamento, que apresentou o projeto Restaurante da Praça, em Uruguaiana.

O arquiteto Maurício Colombo, do Escritório MC Arquitetura Urbanismo, falou sobre a restauração do antigo pavilhão da casa de vinhos para a nova sede Mundo ARTE Global. E por fim, o arquiteto Matias Revello Vazquez, da Vazquez Arquitetos, apresentou a edificação Arte Cozinha – Radial Leste/SP. A mediação foi da arquiteta Roberta Edelweiss.


SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE OS PROJETOS:

Restaurante da Praça
Alexandre Giorgi Arquitetura e Planejamento
Apresentação: Arq. Alexandre Giorgi

Parte integrante de uma revitalização ocorrida entre 2006 e 2010 na praça central de Uruguaiana, este prédio público substituiu uma pequena edificação dos anos 1970. O restaurante de 236m² finalizou a modernização e motivou a comunidade a retomar o uso do espaço aberto de 17.450m², abraçado pela história das edificações mais relevantes da cidade. Rota de argentinos e uruguaios, a Praça Barão do Rio Branco é um ponto de referência para os que se aventuram pelo pampa.
O objetivo de acolher os visitantes fez com que o projeto propusesse uma arquitetura atemporal, regional e acessível, percebida já na fachada recuada, criada para ser um espaço receptivo de espera. A releitura do galpão: telhado de duas águas, paredes de tábuas – ora vedações, ora brises – tesouras e tijolos aparentes, instiga e conduz o imaginário dos clientes.
O volume principal em madeira, e o volume perpendicular de apoio (cozinha, sanitários, depósitos) em alvenaria, completam essa atemporalidade ao adotar esta antiga solução na escolha dos materiais. A planta em cruz – modulada em 2,50×2,50m, se completa com uma varanda coberta na fachada leste.
A implantação da edificação se deu na formação de um eixo entre o centro do chafariz existente na praça, com o alinhamento longitudinal do salão principal. Dessa forma, o chafariz faz parte da ambientação do restaurante, propiciando, através dos panos de vidro, uma vista agradável e interativa com o entorno.

Restauração do antigo pavilhão casa de vinhos para nova sede Mundo ARTE Global
Escritório MC Arquitetura Urbanismo
Apresentação: Arq. Maurício Colombo

Foi solicitado ao escritório uma proposta para realizar o projeto e a execução da obra para um novo espaço da sede, juntamente com uma área de exposições, do escritório Mundo arte global. Empresa conceituada pelo seu grande desempenho no trabalho com “arte reciclável” e muito bem representada. Uma responsabilidade grande de unir arquitetura e arte. Os primeiros rabiscos e croquis do escritório foram baseados na pré-existência do galpão, buscando boas ideias de integração do novo com o pavilhão existente.
A premissa do projeto foi buscar uma referência nas antigas tesouras de madeira que sustentam o telhado, e logo já chamaram a atenção. Num primeiro momento foi sugerida pelo cliente uma divisão do pavilhão entre a área de trabalho e a área de exposições. Porém bloqueava a integração da “arte”, que seria produzida ao olhar de quem chegasse e estivesse no espaço. Foi então sugerida uma setorização dos escritórios, integrando os espaços a serem projetados.
No programa de necessidades está o espaço para escritórios, o espaço para produção da “arte reciclável”, o espaço para almoxarifados, copa e sanitários e um espaço para exposições das artes. O local também seria para receber eventos para venda da arte produzida no local pela MAG e outros artistas.
O projeto recebe a ideia de uma estrutura metálica projetada para receber os escritórios e uma pequena sala de cinema/estúdio. Numa das paredes lateral externa, foi proposto à utilização de expositor de quadros e objetos. Ao lado externo e no fundo da edificação ficam a copa, sanitários, almoxarifados e um espaço para ateliê das artes.
A montagem do espaço dos escritórios se deu através de uma estrutura metálica que esta fixada nos pilares de concreto (existentes) e na laje de concreto do piso já existente. Atribuindo na estrutura uma angulação para que houvesse uma perspectiva ilustrando as tesouras de madeira existentes. O fechamento foi feito com painéis de chapa de compensado naval fixadas em cantoneiras metálicas, e parafusadas. A estrutura está apoiada e engastada no piso e nos pilares existentes. As dificuldades do projeto se apresentaram na estrutura metálica, trabalho que até este o escritório não tinha realizado.
Ao final, a proposta foi bem aceita, e demonstra hoje uma união do pavilhão antigo com o espaço novo. Mostrando assim que existem muitas alternativas de projetos para galpões, pavilhões entre outras edificações esquecidas pela cidade. Com boas condições para se realizar algum tipo de revitalização.

Arte Cozinha – Radial Leste/SP
Vazquez Arquitetos
Apresentação: Arq. Matias Revello Vazquez


É um projeto austero que talvez não fosse merecedor de uma análise, a não ser por ter a pretensão de poder suscitar uma breve análise, sobre a relevância de realizar uma “arquitetura média” consciente e sobre seu significado como postura conceitual. Arquitetura média no sentido de ser pequena em escala, de uso corriqueiro, em um local como outro qualquer, porém grande se pensarmos como são elas que conformam nossas cidades. O projeto tem a intenção de desenvolver uma arquitetura coerente, uma arquitetura ética (sem querer soar pretensioso com tal afirmação).
O edifício busca estabelecer um diálogo paralelo com duas escalas diferentes da cidade: a Radial Leste e a Via local. Para tal, seus limites em base e altura conformam linhas continuas com seus vizinhos (entorno imediato), e a escala de seu desenho em fachada estabelece o diálogo com a via expressa. A fachada é bastante sucinta no número de informações que apresenta, é algo brutalista.
Estabelece um jogo através das peças que a compõe, as quais criam um ritmo, cobrindo e descobrindo de forma aleatória o interior do edifício. O partido é organizado em 3 pátios, que se distribuem a fim de gerar uma continuidade espacial entre as partes. Esta fluidez permite que o espaço seja mais cálido pelo seu contato com a natureza. Além dos benefícios espaciais, este recurso gera iluminação natural e ventilação cruzada
IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Outras Notícias

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →