Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA NO RIO GRANDE DO SUL: MONITORAMENTO E ACERVO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A RQUITETURA CONTEMPORÂNEA NO RIO GRANDE DO SUL: MONITORAMENTO E ACERVO – ARQUITETURA DE CONCURSOS: 1984 – 2004
Em 2000 foi formado no Centro Universitário Ritter dos Reis, locado no Núcleo de Projetos do Curso de Arquitetura e Urbanismo, a equipe de pesquisa Arquitetura Contemporânea no Rio Grande do Sul: Monitoramento e Acervo, envolvendo os Departamentos de Projeto (Prof. Arq. Sergio MMarques – Coordenador da Equipe de Pesquisa e Prof. Arq. Cláudio Luiz Araújo) e de Teoria e História da Arquitetura (Prof. Arq. Maturino Luz), visando acompanhar e documentar a produção recente da arquitetura e urbanismo no Rio Grande do Sul. Desde 2003, este programa tem dedicado-se aos projetos oriundos de concursos públicos de arquitetura. A pesquisa “Arquitetura Contemporânea no Rio Grande do Sul (1984-2004) – 1° etapa: Arquitetura de Concursos”, envolve a investigação e documentação dos concursos públicos realizados no Rio Grande do Sul, entre 1984 e 2004. O foco está centrado, principalmente, em concursos públicos realizados pelo Instituto de Arquitetos do Brasil/Departamento do Rio Grande do Sul, complementando-se com projetos oriundos de certames promovidos por outras municipalidades ou entidades divididos nas seguintes categorias:

* Projetos de arquitetura premiados ou mencionados em concursos públicos de arquitetura organizados pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul, no período;
* Projetos de arquitetura premiados ou mencionados em concursos públicos de arquitetura organizados por outras instituições gaúchas, no período;
* Projetos de arquitetura, de equipes gaúchas, participantes em concursos públicos de arquitetura em outros Estados do Brasil ou no exterior, no período.

Como primeiro produto, em 2003, foi produzida a Exposição “Arquitetura de Concursos no Rio Grande do Sul: 1994-2001 – Projetos Classificados em 1° Lugar nos concursos organizados pelo IAB-RS”. Essa exposição organizada em convênio com o IAB-RS, com a colaboração do arq. Iran Rosa, participou dos seguintes eventos:

* Exposição Institucional do XVII Congresso Brasileiro de Arquitetos “Arquitetura e Urbanismo face à Globalização”. RioCentro, Rio De Janeiro, mai 2003;
* Exposição na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – UniRITTER. Espaço Le Corbusier, out 2003;
* Exposição na Faculdade de Arquitetura da Universidad de Palermo. FA-UP, Buenos Aires, dez 2003;
* Exposição no 121° COSU/IAB – “Demétrio Ribeiro”. Grande Hotel, POA, jan 2005;
* Exposição na Faculdade de Arquitetura da Univesidad De Chile – Evento BR + CH Encuentros, mai 2005.

VI BIENAL INTERNACIONAL DE ARQUITETURA DE SÃO PAULO O IAB–RS a partir de comissão constituída pelos arquitetos Albano Volkmer (presidente), Tiago Holzmann (Vice-presidente) e Sergio MMarques (Conselheiro Estadual) para organização da exposição institucional do IAB-RS na Bienal de São Paulo, definiu por enviar, através de convênio com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Ritter dos Reis – FAU-UniRitter, a exposição “ARQUITETURA DE CONCURSOS: 1984-2004 – Projetos Classificados ou mencionados nos concursos organizados pelo IAB – RS” produzida pelo grupo de pesquisa “Arquitetura Contemporânea no Rio Grande do Sul: Monitoramento e Acervo”, constituída por 96 projetos de projetos de concursos de um total de 110 pranchas formato A-2. Nessa oportunidade, estão expostos os resultados parciais da pesquisa para a Exposição Institucional do IAB/RS na Bienal Internacional de Arquitetura, de 22 de outubro a 11 de dezembro.
EQUIPE DE PESQUISA “ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA NO RIO GRANDE DO SUL: MONITORAMENTO E ACERVO – ARQUITETURA DE CONCURSOS: 1984 – 2004”

Prof. Arq. Sergio MMarques – Coordenador Geral (UniRitter – Núcleo de Projetos/ FA/UFRGS – IAB-RS)
Prof. Arq. Claudio L. G. Araújo (UniRitter – Núcleo de Projetos)
Prof. Arq. Maturino Luz (UniRitter-LHTA)
Acad. Alice Ciriaco (PROBIC-FAPERGS-UniRitter) e Acad. Sabrina Kohlrausch (BIC-UniRitter)

Colaboração:

Arq. Alessandra Rambo Szekut (Ex – BIC-UniRitter)
Arq. Luciane Stürmer Kinsel (Ex – BIC-UniRitter)
Arq. Patrícia Panizzi (Ex – BIC-UniRitter)

IAB/RS

Prof. Arq. Albano Volkmer (Presidente IAB-RS / FAUFRGS)
Arq. Iran Rosa (Vice-Presidente IAB/RS)
Prof. Arq. Tiago Holzmann (Vice-Presidente IAB-RS / UniRitter)
Prof. Arq. Sergio MMarques (Conselho Estadual IAB-RS)
Arq. Clarissa Schostack (IAB-RS)
Acad. Manoela Bairros Schmidt (IAB-RS / Monitora Disciplina Arquitetura no Brasil – FA/UFRGS)

FA/UFRGS
Disciplina Arquitetura no Brasil
Prof. Arq. Albano Volkmer
Acad. Manoela Bairros Schmidt (IAB-RS / Monitora Disciplina Arquitetura no Brasil – FA UFRGS)

Trabalho Final de Graduação – Nucleo de Projetos
Cláudio L Araújo(coord.) – Júlio R Collares – Marta Peixoto – Sergio M Marques (coord.)
Monitoras: Amanda Mendes
Centro Universitário Ritter dos Reis – UNIRITTER
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Av. Orfanotrófio 555 – Alto Teresópolis, CEP: 90840-440 Porto Alegre/RS
Fone: (51) 32303333 Ramal:7310 – Fax: (51) 32330444
e-mail: nucleo@ritterdosreis.br site: www.ritterdosreis.br

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

Leia Mais →