Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Arquitetura dos Espelhinhos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Este ano comemorou-se no Brasil os 500 anos da chegada dos luso-europeus às costas da Bahia, data em que o nosso país foi descoberto oficialmente. As criaturas que já viviam aqui, vulgarmente conhecidos como índios, eram na realidade uns coitados que nunca tinham descoberto nada mesmo, e portanto não nos interessa a versão dos seus poucos descendentes a respeito desta história. Corte! Coincidência ou não, este ano desembarcou em Porto Alegre o arquiteto português Álvaro Siza Vieira, que, ao contrário dos seus ascendentes, virá para construir e não para destruir. Aqui estará para visitar o terreno para o qual está desenvolvendo o projeto da Fundação Iberê Camargo, Museu que abrigará as obras deste importante artista sul-riograndense. Será, dizem, a primeira obra de um importante arquiteto internacional no Brasil, e até mesmo na América Latina.
Outra vez estamos sendo descobertos para o mundo civilizado pelos luso-europeus.
Nos tempos de Cabral, o descobridor do Brasil, aqui nestas terras não existiam conquistadores nem colonizadores, porquê, como já mencionei, só existiam índios, e quem se importa com eles? Porém, por uma série de acasos e circunstâncias históricas, hoje em dia já existem arquitetos, claro que não tão brilhantes, competentes e bonitos como os que vem de fora, mas, felizmente ou não, eles existem.
Eu, por outra série de coincidências deste tipo, acabei me formando arquiteto. Veja só! E agora me sinto no dever de manifestar minha opinião a respeito da ruidosa polêmica que se criou em torno da importação de arquitetos para construir os monumentos da nossa cidade.
Apesar do disfarçado cinismo deste texto, não pretendo, em nenhum momento, discutir o brilhantismo, a competência ou a beleza do arquiteto Álvaro Siza ou de qualquer outro Arq Pop Star, pois não tenho dúvida que eles serão capazes de dar-nos boas lições de arquitetura e civilidade. Assim como tenho certeza também que o intercâmbio social, artístico, etc, entre as mais diversas culturas é desejado, necessário e muito bem vindo. Porém, não é o que acontece neste caso e tenho muito claro que a questão a tratar é outra.
O fundamental na minha opinião é discutir até quando estaremos importando soluções e nos subjugando às lógicas impostas internacionalmente em vez de instrumentalizar-nos para atuar com competência na nossa cidade e na nossa sociedade? Até quando nos omitiremos da nossa responsabilidade de formação analítica e crítica e do desenvolvimento de soluções próprias para os nossos próprios problemas? Até quando estaremos imitando modelos exóticos em vez de descobrirmos, valorizarmos e assumirmos a nossa própria cultura? Até quando continuaremos a nos colocar “aos pés” dos colonizadores e sermos tratados como os pobres índios que ganham espelhinhos e o que realmente querem ver é a imagem do colonizador refletida?
E se estas discussões não interessarem, pois que venham todos os Arq Pop Stars, para dar-nos lições, e ensinar-nos arquitetura de verdade, e assim, quem sabe um dia, miraremos no espelhinho e veremos uma bela imagem refletida, brilhante, competente e bonita, mas que seguramente não terá nada que ver com a nossa própria cara. E, quem sabe assim, poderemos ver a nossa cidade nas revistas internacionais de arquitetura. Já imaginaram um número exclusivo de uma daquelas japonesas de fotos bonitas estampando na capa obras de Arq Pop Stars realizadas neste fim-de-mundo que é capital da nossa província.
Que emoção, nem posso imaginar… Viva a Recolonização do Brasil!

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →