Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Arquitetura dos Espelhinhos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Este ano comemorou-se no Brasil os 500 anos da chegada dos luso-europeus às costas da Bahia, data em que o nosso país foi descoberto oficialmente. As criaturas que já viviam aqui, vulgarmente conhecidos como índios, eram na realidade uns coitados que nunca tinham descoberto nada mesmo, e portanto não nos interessa a versão dos seus poucos descendentes a respeito desta história. Corte! Coincidência ou não, este ano desembarcou em Porto Alegre o arquiteto português Álvaro Siza Vieira, que, ao contrário dos seus ascendentes, virá para construir e não para destruir. Aqui estará para visitar o terreno para o qual está desenvolvendo o projeto da Fundação Iberê Camargo, Museu que abrigará as obras deste importante artista sul-riograndense. Será, dizem, a primeira obra de um importante arquiteto internacional no Brasil, e até mesmo na América Latina.
Outra vez estamos sendo descobertos para o mundo civilizado pelos luso-europeus.
Nos tempos de Cabral, o descobridor do Brasil, aqui nestas terras não existiam conquistadores nem colonizadores, porquê, como já mencionei, só existiam índios, e quem se importa com eles? Porém, por uma série de acasos e circunstâncias históricas, hoje em dia já existem arquitetos, claro que não tão brilhantes, competentes e bonitos como os que vem de fora, mas, felizmente ou não, eles existem.
Eu, por outra série de coincidências deste tipo, acabei me formando arquiteto. Veja só! E agora me sinto no dever de manifestar minha opinião a respeito da ruidosa polêmica que se criou em torno da importação de arquitetos para construir os monumentos da nossa cidade.
Apesar do disfarçado cinismo deste texto, não pretendo, em nenhum momento, discutir o brilhantismo, a competência ou a beleza do arquiteto Álvaro Siza ou de qualquer outro Arq Pop Star, pois não tenho dúvida que eles serão capazes de dar-nos boas lições de arquitetura e civilidade. Assim como tenho certeza também que o intercâmbio social, artístico, etc, entre as mais diversas culturas é desejado, necessário e muito bem vindo. Porém, não é o que acontece neste caso e tenho muito claro que a questão a tratar é outra.
O fundamental na minha opinião é discutir até quando estaremos importando soluções e nos subjugando às lógicas impostas internacionalmente em vez de instrumentalizar-nos para atuar com competência na nossa cidade e na nossa sociedade? Até quando nos omitiremos da nossa responsabilidade de formação analítica e crítica e do desenvolvimento de soluções próprias para os nossos próprios problemas? Até quando estaremos imitando modelos exóticos em vez de descobrirmos, valorizarmos e assumirmos a nossa própria cultura? Até quando continuaremos a nos colocar “aos pés” dos colonizadores e sermos tratados como os pobres índios que ganham espelhinhos e o que realmente querem ver é a imagem do colonizador refletida?
E se estas discussões não interessarem, pois que venham todos os Arq Pop Stars, para dar-nos lições, e ensinar-nos arquitetura de verdade, e assim, quem sabe um dia, miraremos no espelhinho e veremos uma bela imagem refletida, brilhante, competente e bonita, mas que seguramente não terá nada que ver com a nossa própria cara. E, quem sabe assim, poderemos ver a nossa cidade nas revistas internacionais de arquitetura. Já imaginaram um número exclusivo de uma daquelas japonesas de fotos bonitas estampando na capa obras de Arq Pop Stars realizadas neste fim-de-mundo que é capital da nossa província.
Que emoção, nem posso imaginar… Viva a Recolonização do Brasil!

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: Diretora adjunta de comunicação do IAB RS, Karolina Silva participou de bate-papo sobre mobilidade e mudanças climáticas, na TVE

O tema mobilidade urbana e mudanças climáticas, cada vez mais urgente em todas as esferas de debate, foi tema do programa Rodar, da TVE RS, apresentado por Pati Salvadori, na noite do dia 25 de abril. O bate-papo contou com a presença da diretora de comunicação adjunta do IAB RS, karolina Silva, e da ciclista e ativista Carol Strüssmann.

Leia Mais →

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →