Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Arquitetura gaúcha perde um de seus grandes nomes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Arquiteto Charles Renê Hugaud
16 de outubro de 1922 (Pelotas) – 18 de outubro de 2003 (Porto Alegre)
“Excelente arquiteto, grande parceiro e amigo e professor inesquecível”, com essas palavras o arquiteto Cairo Albuquerque da Silva, ex-diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Ritter dos Reis, define o colega Charles Renê Hugaud, falecido no sábado, 18 de outubro, em Porto Alegre. Formado no Curso de Arquitetura do Instituto de Belas Artes do Rio Grande do Sul em 1950, Charles Hugaud estreou no ensino universitário no ano seguinte, quando assumiu interinamente a disciplina de Composição Decorativa na UFRGS. Foi também professor de Desenho no Colégio Estadual Júlio de Castilhos e no Colégio Cruzeiro do Sul. “Fui aluno do Charles no Julinho, em 1964. O entusiasmo dele com a arquitetura era tão grande que acabou convencendo a mim e outros colegas a fazer o vestibular para a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS”, lembra Cairo.
Natural de Pelotas, filho de Armando Theophilo Hugaud e Mary Alice Lucas Hugaud, Charles realizou, em 1971, estágio na França sobre o tema Construções Escolares e Universitárias, a convite da Agence pour la Cooperation Technique Industrielle et Economique (ACTIM). No início dos anos 80, junto com Cairo Albuquerque, criou o projeto do prédio sede do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) no Alto Teresópolis, zona sul de Porto Alegre, pelo qual recebeu prêmio do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS). No UniRitter, lecionou durante 25 anos, tendo sido por um período vice-diretor da FAU.
Arquiteto da Secretaria de Estado das Obras Públicas e Saneamento, participou do grupo de trabalho que elaborou e executou o projeto do Centro Administrativo, bem como da comissão que emitiu parecer sobre a preservação do prédio da Usina do Gasômetro, ao lado de Lina Bo Bardi e Jaime Lerner. Na Secretaria de Cultura, trabalhou em projetos de conservação de museus, entre eles o Júlio de Castilhos, tendo participado também das obras de preservação do Palácio Piratini.
Ao completar 50 anos de carreira, em 2001, recebeu do IAB-RS o Diploma de Reconhecimento ao Mérito de 50 Anos de Atividade Profissional. Na mesma época, recebeu o título de Professor Destaque e designação do seu nome para patrono do Diretório Acadêmico da FAU/UniRitter.
Adriana Schnell
Assessoria de Comunicação do UniRitter
Leia também o depoimento do arquiteto e professor Cairo Albuquerque Silva (file:///C:/conteudo%20iab%20atual/iab/www.iab-rs.org.br/artigo/index694c.html?art=274) , grande amigo de Hugaud.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB-RS realiza evento sobre a dimensão territorial e cultural da presença negra na Capital

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) promoveu, dentro de sua programação cultural, o evento “Dimensão territorial e cultural da presença negra em Porto Alegre”, para celebrar e refletir sobre o novembro negro. O objetivo foi discutir e realizar trocas sobre as questões raciais que atravessam os territórios da cidade e as manifestações culturais, que traduzem os saberes e vivências da população negra.

Leia Mais →

Projeto de construção com 41 andares no Centro Histórico foi tema de audiência pública

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia promoveu, no dia 10 de novembro, audiência pública para debater o projeto de construção ao lado do Museu Júlio de Castilhos, e também a Lei 930/2021, que estabelece o Programa de Reabilitação do Centro Histórico de Porto Alegre. Durante o encontro, liderado pela deputada Sofia Cavedon, foram destacadas as consequências do empreendimento com 41 andares. A co-presidenta do presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, participou do encontro.

Leia Mais →

NOTA DE DEFESA PELO INVENTARIAMENTO DO PRÉDIO DA SMOV

O IAB RS acompanha, com atenção, o processo de leilão promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre do antigo prédio da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV), previsto para o próximo dia 27 do mês vigente.  O prédio, localizado na av. Borges de Medeiros, próximo à avenida Ipiranga, faz parte de uma lista, com outros 100 imóveis do município, que poderão ser vendidos pelo poder municipal.

Leia Mais →

Governo Federal retoma atividades do ConCidades, desativado desde 2017

A co-presidenta do IAB-RS, Clarice Misoczky de Oliveira, que passa a ocupar uma cadeira no Conselho que representa também o IAB nacional, comemora a retomada do Conselho. “Com a presença de secretarias que tratam de questões como habitação e saneamento, por exemplo, teremos participação social de diferentes segmentos. O IAB tem cadeira no grupo de entidades profissionais, acadêmicos e de pesquisa, e cada representante pode escolher a comissão técnica que vai trabalhar”, explica.

Leia Mais →

Outras Notícias

Inscrições para Prêmio IAB encerram dia 10/11

O Departamento do Rio Grande do Sul do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RS) realizará a Premiação IAB 2023, com o objetivo de divulgar e premiar a produção intelectual e profissional de arquitetos, arquitetas e urbanistas do estado do Rio Grande do Sul.A participação é aberta a todos os profissionais associados do IAB em qualquer um dos seus Departamentos Estaduais e Distrital, e a inscrição é gratuita.

Leia Mais →

IAB-RS participa de 176ª edição do COSU em Brasília

Ocorreu em Brasília, Distrito Federal, nos dias 21 e 22 de outubro, a 176a Reunião do Conselho Superior do Instituto dos Arquitetos do Brasil (COSU). O encontro foi sediado no Auditório Darcy Ribeiro na Universidade de Brasília (UnB). A proposta do COSU é reforçar o compromisso do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) com a arquitetura e o urbanismo, por meio da discussão de questões que envolvem a profissão. Na ocasião, foi realizada, também, a eleição da nova diretoria nacional da entidade.

Leia Mais →

IAB-RS promoveu mesa sobre o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro

A edição mais recente das Quartas no IAB promoveu a mesa “Patrimônio e resistência” para homenagear os quatro anos da fundação do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro (FEDPCB). Fundado durante o 21° Congresso Nacional de Arquitetos, em Porto Alegre, em outubro de 2019, o Fórum reúne entidades e coletivos da sociedade civil para fomentar a mobilização contra ataques promovidos contra o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Patrimônio Cultural Brasileiro.

Leia Mais →