Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Arquitetura gaúcha perde um de seus grandes nomes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Arquiteto Charles Renê Hugaud
16 de outubro de 1922 (Pelotas) – 18 de outubro de 2003 (Porto Alegre)
“Excelente arquiteto, grande parceiro e amigo e professor inesquecível”, com essas palavras o arquiteto Cairo Albuquerque da Silva, ex-diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Ritter dos Reis, define o colega Charles Renê Hugaud, falecido no sábado, 18 de outubro, em Porto Alegre. Formado no Curso de Arquitetura do Instituto de Belas Artes do Rio Grande do Sul em 1950, Charles Hugaud estreou no ensino universitário no ano seguinte, quando assumiu interinamente a disciplina de Composição Decorativa na UFRGS. Foi também professor de Desenho no Colégio Estadual Júlio de Castilhos e no Colégio Cruzeiro do Sul. “Fui aluno do Charles no Julinho, em 1964. O entusiasmo dele com a arquitetura era tão grande que acabou convencendo a mim e outros colegas a fazer o vestibular para a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS”, lembra Cairo.
Natural de Pelotas, filho de Armando Theophilo Hugaud e Mary Alice Lucas Hugaud, Charles realizou, em 1971, estágio na França sobre o tema Construções Escolares e Universitárias, a convite da Agence pour la Cooperation Technique Industrielle et Economique (ACTIM). No início dos anos 80, junto com Cairo Albuquerque, criou o projeto do prédio sede do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) no Alto Teresópolis, zona sul de Porto Alegre, pelo qual recebeu prêmio do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS). No UniRitter, lecionou durante 25 anos, tendo sido por um período vice-diretor da FAU.
Arquiteto da Secretaria de Estado das Obras Públicas e Saneamento, participou do grupo de trabalho que elaborou e executou o projeto do Centro Administrativo, bem como da comissão que emitiu parecer sobre a preservação do prédio da Usina do Gasômetro, ao lado de Lina Bo Bardi e Jaime Lerner. Na Secretaria de Cultura, trabalhou em projetos de conservação de museus, entre eles o Júlio de Castilhos, tendo participado também das obras de preservação do Palácio Piratini.
Ao completar 50 anos de carreira, em 2001, recebeu do IAB-RS o Diploma de Reconhecimento ao Mérito de 50 Anos de Atividade Profissional. Na mesma época, recebeu o título de Professor Destaque e designação do seu nome para patrono do Diretório Acadêmico da FAU/UniRitter.
Adriana Schnell
Assessoria de Comunicação do UniRitter
Leia também o depoimento do arquiteto e professor Cairo Albuquerque Silva (file:///C:/conteudo%20iab%20atual/iab/www.iab-rs.org.br/artigo/index694c.html?art=274) , grande amigo de Hugaud.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Plano Diretor de Florianópolis em debate no IAB

Na próxima quarta-feira (17/05) o Instituto de Arquitetos do Brasil  – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) vai debater o processo de revisão do Plano Diretor de Florianópolis. A ideia é poder conhecer os processos e trocar experiências, pois muitas cidades além de Porto Alegre estão realizando revisões de planos diretores. O evento acontece a partir das 19h, no Solar do IAB (Rua Gen. Canabarro 363).

Leia Mais →

Escola IAB RS promove curso Mobgrafia

Os smartphones, além de ferramentas de comunicação, representam uma forma de conexão com o mundo. Através das redes sociais, nos permitem ver e dar visibilidade aos conteúdos criados a partir dos próprios aparelhos, tal como a MOBGRAFIA, a fotografia realizada pelos dispositivos celulares. Explorando as temáticas da arquitetura e da cidade, o curso de MOBGRAFIA tem por objetivo principal instrumentalizar os participantes com exposições teóricas e exercícios práticos para a utilização da linguagem fotográfica através dos aparelhos celulares.

Leia Mais →

Outras Notícias