Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Arquitetura gaúcha perde um de seus grandes nomes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Arquiteto Charles Renê Hugaud
16 de outubro de 1922 (Pelotas) – 18 de outubro de 2003 (Porto Alegre)
“Excelente arquiteto, grande parceiro e amigo e professor inesquecível”, com essas palavras o arquiteto Cairo Albuquerque da Silva, ex-diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Ritter dos Reis, define o colega Charles Renê Hugaud, falecido no sábado, 18 de outubro, em Porto Alegre. Formado no Curso de Arquitetura do Instituto de Belas Artes do Rio Grande do Sul em 1950, Charles Hugaud estreou no ensino universitário no ano seguinte, quando assumiu interinamente a disciplina de Composição Decorativa na UFRGS. Foi também professor de Desenho no Colégio Estadual Júlio de Castilhos e no Colégio Cruzeiro do Sul. “Fui aluno do Charles no Julinho, em 1964. O entusiasmo dele com a arquitetura era tão grande que acabou convencendo a mim e outros colegas a fazer o vestibular para a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS”, lembra Cairo.
Natural de Pelotas, filho de Armando Theophilo Hugaud e Mary Alice Lucas Hugaud, Charles realizou, em 1971, estágio na França sobre o tema Construções Escolares e Universitárias, a convite da Agence pour la Cooperation Technique Industrielle et Economique (ACTIM). No início dos anos 80, junto com Cairo Albuquerque, criou o projeto do prédio sede do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) no Alto Teresópolis, zona sul de Porto Alegre, pelo qual recebeu prêmio do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS). No UniRitter, lecionou durante 25 anos, tendo sido por um período vice-diretor da FAU.
Arquiteto da Secretaria de Estado das Obras Públicas e Saneamento, participou do grupo de trabalho que elaborou e executou o projeto do Centro Administrativo, bem como da comissão que emitiu parecer sobre a preservação do prédio da Usina do Gasômetro, ao lado de Lina Bo Bardi e Jaime Lerner. Na Secretaria de Cultura, trabalhou em projetos de conservação de museus, entre eles o Júlio de Castilhos, tendo participado também das obras de preservação do Palácio Piratini.
Ao completar 50 anos de carreira, em 2001, recebeu do IAB-RS o Diploma de Reconhecimento ao Mérito de 50 Anos de Atividade Profissional. Na mesma época, recebeu o título de Professor Destaque e designação do seu nome para patrono do Diretório Acadêmico da FAU/UniRitter.
Adriana Schnell
Assessoria de Comunicação do UniRitter
Leia também o depoimento do arquiteto e professor Cairo Albuquerque Silva (file:///C:/conteudo%20iab%20atual/iab/www.iab-rs.org.br/artigo/index694c.html?art=274) , grande amigo de Hugaud.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: Diretora adjunta de comunicação do IAB RS, Karolina Silva participou de bate-papo sobre mobilidade e mudanças climáticas, na TVE

O tema mobilidade urbana e mudanças climáticas, cada vez mais urgente em todas as esferas de debate, foi tema do programa Rodar, da TVE RS, apresentado por Pati Salvadori, na noite do dia 25 de abril. O bate-papo contou com a presença da diretora de comunicação adjunta do IAB RS, karolina Silva, e da ciclista e ativista Carol Strüssmann.

Leia Mais →

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →