Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

ARTES – IAB convida para inauguração de exposições

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul, convida para a abertura de 4 exposições que integram o primeiro ciclo de artes visuais da galeria Espaço IAB em 2013. O coquetel será realizado dia 15 de maio, a partir das 19h30min, permanecendo com visitação de 16 de maio a 7 de junho, das 14 às 20h. Para saber mais sobre as exposições selecionadas no edital de 2013 e o histórico da galeria acesse galeriaespacoiab.blogspot.com.
SALA NEGRA: ATELIER BRITTO VELHO  ADRIANA FREITAS VITÓRIA, ALICE SCHIMITT, BRITTO VELHO, GUTA, JUSSARA GONÇALVES, MARIA ISABEL BERTA DORNELES E MARSINHO SUSIN.
ABERTURA 15/5/2013, às 19h30min.  VISITAÇÃO 16/5 a 7/6/2013, 14 às 20h.
A exposição reúne um grupo de artistas visuais que se encontra semanalmente no atelier do artista Britto Velho para pintar e trocar experiências sobre vida e obra de artistas, linguagens da arte e diversos temas relacionados à produção. Ao longo dos últimos quinze anos, o grupo vem paulatinamente se constituindo como um núcleo permanente de trabalho, o que contribui para o fortalecimento da sua identidade como coletivo. Os processos criativos inerentes à produção artística de cada um dos artistas são diferentes, estando vinculados à sua trajetória artística, entretanto apresentam visível coerência que se apresenta de maneira direta ou indireta, mediante similaridades na técnica adotada, nas cores, nos materiais empregados e nas proporções escolhidas. A convivência no espaço do Atelier Britto Velho possibilita o crescimento do grupo no âmbito da arte, favorecendo o desenvolvimento do processo criativo, impulsionando cada um a se encontrar e também a estabelecer as relações coletivas.
 
NA CIRCULAÇÃO:
MARCELO ARMANI  GARGOMAGO – "THE BRAZILIAN MIRACLE"
ABERTURA 15/5/2013, às 19h30min.  VISITAÇÃO 16/5 a 7/6/2013, 14 às 20h.
Gargomago é uma instalação sonora hexafônica desenvolvida pelo artista sonoro gaúcho Marcelo Armani. Aplicada no espaço de circulação do IAB, seis canais de áudio independentes, autofalantes e cubas de água são distribuídos ao longo do vão da escadaria da sede do instituto. A instalação se divide em dois planos: A Garganta (nível superior) que reproduz peças sonoras compostas por falas, discursos, sons e fragmentos dissolvidos que transitam verticalmente em um sistema quadrifônico, e O Estômago (nível inferior) caracterizado pela presença de cubas suspensas no espaço, onde se encontram, mergulhados em água, autofalantes cuja característica é a reprodução de frequências graves. Essas, por sua vez, geram fenômenos vibratórios causando perturbações na superfície do líquido. Essa é uma instalação site specifc cuja poética é baseada em fatos históricos que por ali transitaram. Um universo úmido, com sons e ruídos entalados, expelidos.
NA SALA DO ARCO:
MARÍLIA FAYH  DIÁRIOS DE BRONZE
ABERTURA 15/5/2013, às 19h30min.  VISITAÇÃO 16/5 a 7/6/2013, 14 às 20h.
Marilia Fayh apresenta parte de sua recente produção de esculturas, intituladas "Diários de Bronze". As esculturas são exibidas numa constante ordem, contando sua historia diária em conjunto com o trabalho contínuo da artista em atelier. São diversas figuras perfiladas como seres em procissão, estabelecendo múltiplas vivências e caminhadas das estradas de uma vida. Nas paredes, fotografias de esculturas sendo elaboradas; ora fotografadas com seus respectivos modelos posando, ora em situações imaginadas. A mostra inclui também obras bidimensionais, que a artista pintou para ilustrar os capítulos do livro Diário de Alecrim.
NA SALA ANEXA:
MARTA MARTINS COSTA  EXPLORAÇÕES GRÁFICAS
ABERTURA 15/5/2013, às 19h30min.  VISITAÇÃO 16/5 a 7/6/2013, 14 às 20h.
A mostra Explorações Gráficas é resultado de pesquisas que a artista Marta Martins Costa realiza, migrando do desenho para pintura e escultura e vice-versa.  Ela se utiliza de grafismos que lembram estruturas celulares, organismos que se proliferam pelo espaço num movimento entre planos e temporalidades. A contaminação gerada pela repetição e adensamento das formas passa a impregnar o plano, construindo outras superfícies a serem exploradas.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Outras Notícias

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →