Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

ARTES – IAB convida para inauguração de exposições

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul, convida para a abertura de 4 exposições que integram o primeiro ciclo de artes visuais da galeria Espaço IAB em 2013. O coquetel será realizado dia 15 de maio, a partir das 19h30min, permanecendo com visitação de 16 de maio a 7 de junho, das 14 às 20h. Para saber mais sobre as exposições selecionadas no edital de 2013 e o histórico da galeria acesse galeriaespacoiab.blogspot.com.
SALA NEGRA: ATELIER BRITTO VELHO  ADRIANA FREITAS VITÓRIA, ALICE SCHIMITT, BRITTO VELHO, GUTA, JUSSARA GONÇALVES, MARIA ISABEL BERTA DORNELES E MARSINHO SUSIN.
ABERTURA 15/5/2013, às 19h30min.  VISITAÇÃO 16/5 a 7/6/2013, 14 às 20h.
A exposição reúne um grupo de artistas visuais que se encontra semanalmente no atelier do artista Britto Velho para pintar e trocar experiências sobre vida e obra de artistas, linguagens da arte e diversos temas relacionados à produção. Ao longo dos últimos quinze anos, o grupo vem paulatinamente se constituindo como um núcleo permanente de trabalho, o que contribui para o fortalecimento da sua identidade como coletivo. Os processos criativos inerentes à produção artística de cada um dos artistas são diferentes, estando vinculados à sua trajetória artística, entretanto apresentam visível coerência que se apresenta de maneira direta ou indireta, mediante similaridades na técnica adotada, nas cores, nos materiais empregados e nas proporções escolhidas. A convivência no espaço do Atelier Britto Velho possibilita o crescimento do grupo no âmbito da arte, favorecendo o desenvolvimento do processo criativo, impulsionando cada um a se encontrar e também a estabelecer as relações coletivas.
 
NA CIRCULAÇÃO:
MARCELO ARMANI  GARGOMAGO – "THE BRAZILIAN MIRACLE"
ABERTURA 15/5/2013, às 19h30min.  VISITAÇÃO 16/5 a 7/6/2013, 14 às 20h.
Gargomago é uma instalação sonora hexafônica desenvolvida pelo artista sonoro gaúcho Marcelo Armani. Aplicada no espaço de circulação do IAB, seis canais de áudio independentes, autofalantes e cubas de água são distribuídos ao longo do vão da escadaria da sede do instituto. A instalação se divide em dois planos: A Garganta (nível superior) que reproduz peças sonoras compostas por falas, discursos, sons e fragmentos dissolvidos que transitam verticalmente em um sistema quadrifônico, e O Estômago (nível inferior) caracterizado pela presença de cubas suspensas no espaço, onde se encontram, mergulhados em água, autofalantes cuja característica é a reprodução de frequências graves. Essas, por sua vez, geram fenômenos vibratórios causando perturbações na superfície do líquido. Essa é uma instalação site specifc cuja poética é baseada em fatos históricos que por ali transitaram. Um universo úmido, com sons e ruídos entalados, expelidos.
NA SALA DO ARCO:
MARÍLIA FAYH  DIÁRIOS DE BRONZE
ABERTURA 15/5/2013, às 19h30min.  VISITAÇÃO 16/5 a 7/6/2013, 14 às 20h.
Marilia Fayh apresenta parte de sua recente produção de esculturas, intituladas "Diários de Bronze". As esculturas são exibidas numa constante ordem, contando sua historia diária em conjunto com o trabalho contínuo da artista em atelier. São diversas figuras perfiladas como seres em procissão, estabelecendo múltiplas vivências e caminhadas das estradas de uma vida. Nas paredes, fotografias de esculturas sendo elaboradas; ora fotografadas com seus respectivos modelos posando, ora em situações imaginadas. A mostra inclui também obras bidimensionais, que a artista pintou para ilustrar os capítulos do livro Diário de Alecrim.
NA SALA ANEXA:
MARTA MARTINS COSTA  EXPLORAÇÕES GRÁFICAS
ABERTURA 15/5/2013, às 19h30min.  VISITAÇÃO 16/5 a 7/6/2013, 14 às 20h.
A mostra Explorações Gráficas é resultado de pesquisas que a artista Marta Martins Costa realiza, migrando do desenho para pintura e escultura e vice-versa.  Ela se utiliza de grafismos que lembram estruturas celulares, organismos que se proliferam pelo espaço num movimento entre planos e temporalidades. A contaminação gerada pela repetição e adensamento das formas passa a impregnar o plano, construindo outras superfícies a serem exploradas.
IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →

Outras Notícias

Arquiteta Enilda Ribeiro é destaque na coluna Almanaque, da Zero Hora

Enilda foi uma das primeiras mulheres a ser diplomada no curso específico em Arquitetura no Rio Grande do Sul. Além e ter lutado pela criação do curso superior de graduação na URFGS, foi presidente do IAB/RS entre 1980 e 1981. “Eu gostaria muito de ter conversado, em algum momento, com ela sobre os desafios que foram enfrentados, tanto no IAB-RS quanto em nível nacional, onde ela articulou a construção de ideias e diretrizes para a formação de um conselho próprio de arquitetura e urbanismo”, declarou a co-presidente do IAB/RS, Bruna Tavares.

Leia Mais →

Na mídia: “Depois de construído, é difícil reverter”: o que dizem especialistas sobre mudanças na fachada do Pontal Shopping

Especialistas em urbanismo avaliam que a readequação da fachada da loja Leroy Merlin, no Pontal Shopping, na zonal sul de Porto Alegre, traz pequenas melhorias no visual e no microclima, mas não resolve o problema de sua construção ter se tornado uma barreira à contemplação e à conexão da Avenida Padre Cacique com a orla do Guaíba. Em entrevista ao jornal Zero Hora, a co-presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, ressalta que “Uma parede verde de plantas naturais é positiva porque vai diminuir o calor naquele microclima, com menos concreto. Vai ficar mais agradável, mas continuará sendo um paredão sem interface com o outro lado. Não vai deixar de ser uma barreira”.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →