Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Artes Visuais no IAB-RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

No dia 05/09 têm inicio as três novas exposições que vão ocupar a Galeria Espaço IAB até o mês de outubro. Este é o terceiro ciclo de mostras de artes visuais que acontecem no Instituto de Arquitetos do Brasil neste ano e os artistas da vez são Liana Tim, Alenyr Avila e o coletivo Bando de Barro. O coquetel de abertura tem início às 19h30min no Solar do IAB-RS.

No primeiro e no segundo ciclo, em 4 mostras individuais e 2 coletivas, mais de 100 artistas expuseram seus trabalhos no Solar. Selecionadas em edital, as exposições abordam temas variados, que potencializam a reaproximação entre as Artes Visuais, a Arquitetura e o Urbanismo no Rio Grande do Sul.

A galeria Espaço IAB, fundada em 1966, historicamente se consolidou como um lugar de fomentação artística e uma referência da movimentação sociocultural na cidade de Porto Alegre, quando ainda se situava na antiga sede do IAB-RS, na rua Annes Dias. Depois de um período em que ficou fechada, a galeria recentemente retomou seu protagonismo no Solar Conde de Porto Alegre, com a realização de exposições de artistas plásticos, que contam com a curadoria de Adriana Xaplin e Vinicius Vieira.

Para saber mais sobre as exposições e o histórico da galeria de arte do Instituto de Arquitetos do Brasil, acesse galeriaespacoiab.blogspot.com

PRÓXIMAS EXPOSIÇÕES
abertura: 5 de setembro, às 19h30min.
visitação: 6 setembro a 5 de outubro, das 14 às 20h.

OUTRO(S) DE MIM LIANA TIMM
sala negra

A mostra foi idealizada como um site specific para a sala negra do IAB RS. As obras em arte digital, os vídeos e as intervenções poéticas giram em torno das identidades múltiplas que nos habitam. Nossa diversidade, poço sem fundo de uma intimidade suspensa, nos escapa e indaga quem somos ou quantos somos. Mas a importância da resposta se apaga na busca. Uma riqueza de interesses toma lugar e emerge outra interrogação: Quem mais podemos libertar em nós? Mario de Andrade dizia ser apenas trezentos e cinquenta, o mais ele desprezava. OUTRO(S) DE MIM é um exercício gangorra: desconhecer, conhecer, reconhecer o enigma que nos constitui. É o espaço vazio que ultrapassa qualquer interrogação e atinge uma estética atemporal sem passado, presente e futuro. Um lugar novo, porta em si, jamais capturado. Um salto para o poético de cada instante.
Intervenções poéticas: Lenira Fleck, Liana Timm e Graça Nunes (direção)

PINTURAS TECIDAS ALENYR ÁVILA
sala anexa

O trabalho de Alenyr Ávila é composto de pinturas que poderíamos tentar enquadrar dentro de movimentos como o Abstrato Geométrico ou o Neo-construtivismo Abstrato, ou ainda em uma proposta de desmaterialização da matéria. Entretanto o que podemos afirmar é que se trata de uma nova série de pinturas em que transparece uma bela tecelagem de planos e cores, em um jogo rítmico muito particular. O processo de criação da artista passa por diversas etapas: primeiro, a paciente pintura das superfícies; depois vêm os cortes, a dilaceração completa do plano pictórico, reduzido a um amontoado de tiras multicores; por último, a recostrução, um trabalho incessante de entrelaçamentos coloridos, tecendo novas relações de espaço. Ao buscar a linguagem da trama, Alenyr consegue a terceira dimensão, não a de caráter ilusório, como em qualquer obra pictórica, mas a real. O resultado é uma pintura repleta de sombras ‘clandestinas’, que enriquecem o conjunto. A obra de Alenyr nos proporciona um desses encontros reflexivos com a Arte que se dá no cruzamento de dois momentos: o do encerramento de seu processo de criação com a nossa subsequete investigação do seu significado.

NANOCERÂMICA BANDO DE BARRO
sala do arco

O Coletivo de Arte Bando de Barro apresenta a exposição Nanocerâmica 1° Edição, com obras em cerâmica de pequenas dimensões, realizadas por doze artistas. Participam da mostra: Alexandra Eckert, Antônio Augusto Bueno, Cinthia Sfoggia, Cláudia Flores, Eduardo Rick Martins, Lorena Steiner, Maryl Rodrigues, Rodi Núñez, Sabrina Blaschke, Silvia Argemi, Tamir Farina e Tereza Mello. O coletivo constitui-se de professores e de ex-professores do Instituto de Artes da UFRGS, da Feevale e Ulbra, de alunos e ex-alunos, pessoas interessadas em cerâmica. Segundo Ana Flores, “o Bando de Barro é amorfo (os integrantes são inconstantes), volátil e instável (os errantes vão e voltam) e, as vezes, ocioso (quando não temos vontade de fazer nada). O Bando não tem sede real ou virtual, mas sobrevive na nossa imaginação e acontece quando dá aquela vontade de trabalhar. Inicialmente formado por ceramistas, está sempre aberto a propostas marginais ou institucionais, desde que sejam ligeiramente decentes.”

Serviço:
Quarta no IAB – Artes Visuais – Abertura das exposições “Outros de mim”, Liana Timm; “Pinturas tecidas”, Alenyr Ávila e “Nanocerâmica”, Bando de Barro.
Dia 05/09, às 19h30
Solar do IAB (R. General Canabarro, 363)

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →