Assembléia Geral Federação Pan-americana de Associações de Arquitetos

Participaram da reunião representantes da Colômbia,Venezuela, Argentina, Equador, Uruguai, Cuba, Guadalupe, Costa Rica, EUA, México, Nicarágua, Honduras, Uruguai e Brasil, que esteve representado por João Suplicy e pelos membros honorários vitalícios Francisco Danilo Landó e Antonio Morais de Castro.

Também participaram os membros honorários vitalícios, Maurício Rivero Borrel (Vice-Presidente UIA Região III, México), Orval Sifonte (Porto Rico), Gérman Soarez (Colômbia), Fernando Ulloa (Colômbia), Alejandro Sokoloff Moreno (Colômbia) e a Presidente da UIA Louise Cox (Austrália).

A Assembléia Geral elegeu como Presidente da FPAA, Jorge Monti (Argentina), para o mandato de 4 anos, cargo ocupado de 2004 a 2008 por Gabriel Hollis Durand (EUA). Jorge Monti, arquiteto de Córdoba, venceu as eleições com 35 votos, contra 13 votos, do mexicano Pablo Garcia. Francisco Danilo Landó, indicado pelo IAB, foi eleito como Vice Presidente da FPAA para o Cone Sul.

As comissões de concurso, pratica profissional, formação e habitação deverão ter atenção especial na gestão de Jorge Monti. O Brasil coordena a Comissão de Concursos, tema da maior relevância institucional, tanto para a FPAA, quanto para o IAB. A FPAA deverá organizar mostra de arquitetura baseada nas bienais de seus paises membro, a qual deverá ser levada ao próximo Congresso da UIA, que ocorrerá no Japão em 2011.

Na Assembléia de Tegucigalpa, após 4 anos de trabalho, foi aprovada a reforma do estatuto e regulamento da FPAA, coordenados por Francisco Danilo Landó.

Solar do IAB-RS ganha restauro da fachada

Quem por muitos anos cruzou pela esquina da Rua Riachuelo com a Rua General Canabarro, no Centro Histórico de Porto Alegre, notava parte do antigo casarão escondido em seus tapumes. Pois o cenário desse cruzamento está prestes a mudar. O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) começou esta semana o restauro tão esperado da fachada de seu Solar, que já foi morada do Conde de Porto Alegre entre 1855 e 1875.

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.