Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Assistência Técnica à Moradia foi tema no IAB-RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

CICLO DESAFIOS URBANOS – POR UM PROJETO DE CIDADE

MORAR COM DIGNIDADE É UM DIREITO DE TODOS
MESA REDONDA: ASSISTÊNCIA TÉCNICA À MORADIA

A arquitetura e o urbanismo são atividades determinantes para a qualidade da vida dos seres humanos, independente da classe social, riqueza ou status. É necessário, portanto, tornar o acesso a estas atividades universal para todos os cidadãos, em benefício da cidade e da sociedade.

Para alavancar a garantia dos direitos constitucionais da moradia digna e do acesso pleno à cidade através da provisão de serviços de arquitetura para todas as classes sociais é que está proposta a Assistência Técnica a Moradia para Famílias de Baixa Renda, promulgada na Lei N°11.888/2008. Após 5 anos da lei, as entidades de arquitetos buscam, junto aos governos locais, estaduais e federal, aos movimentos sociais e demais entidades, encontrar maneiras de efetivar seus benefícios à cidade.

Para ampliar o diálogo sobre esta bandeira, o IAB-RS promove em conjunto com seus parceiros mais um encontro da série Desafios Urbanos a fim de debater o atual estado da Assistência Técnica, os recentes avanços desafios imediatos e as grandes batalhas futuras pela moradia digna.

CONVIDADOS:

Rafael Passos – Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS). Tema: AT como direito de toda a população e universalização do acesso aos serviços profissionais

Nelson Rosa – Sindicato dos Arquitetos no Estado do RS (SAERGS). Tema: a necessária inclusão do trabalho técnico qualificado na produção de habitação social.

Andréa dos Santos – Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA). Tema: o diagnóstico recente da AT que vem sendo realizada no país (fruto dos seminários regionais e nacional).

César Dorfman – Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Tema: a bandeira histórica da AT, os avanços recentes propiciados pelo CAU e articulação entre as entidades nacionais de arquitetos.

Maria Teresa Peres de Souza – Caixa Econômica Federal (CEF). Tema: implementação da AT como política pública nacional: desafios presentes e avanços acumulados.

Júlio Dorneles – Federação das Associações de Municípios do RS (FAMURS). Tema: a importância do trabalho técnico qualificado nas gestões municipais.

Clóvis Ilgenfritz da Silva – Mediador

Data: Quarta-feira, 13 de março
Hora: 19:30
Local: Solar Conde de Porto Alegre. Rua Gen. Canabarro, 363 – Centro – Porto Alegre – RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →