Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Assistência Técnica às Moradias de Baixa Renda

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
A bandeira da Assistência Técnica Gratuita ganha novo impulso em 2012 com a unificação da agenda das entidades nacionais representantes dos arquitetos. Essa luta de décadas ganhou força inédita pela soma de esforços entre IAB, FNA e CAU em reunião estratégica realizada em agosto em Porto Alegre e nos seminários regional (do Rio Grande do Sul) e nacional, realizados recentemente. A avaliação do estado atual da Assistência Técnica e propostas para avançar na sua efetivação foram debatidas e devem resultar em documento comum a ser enviado às autoridades no Planalto.
A Lei 11.888/2008 prevê a assistência técnica às moradias de baixa renda à exemplo da iniciativa do Sindicato dos Arquitetos do Rio Grande do Sul que organizou um programa específico para prestação de serviços como acompanhamento de obras, projetos e regularização fundiária em 1976. Desde 2002, ano em que a Lei foi proposta, no entanto, as entidades representativas militam para que esta seja corretamente implementada, fato que ainda não ocorreu correta e plenamente.
Em sequência à produção, em 2010 do Manual de Assistência Técnica e às reuniões realizadas entre as entidades e Caixa Econômica Federal, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) manteve seu comprometimento no tema. Junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), o IAB promoveu reunião para unificar as bases de mobilização entre as três entidades. Como fruto desta reunião, se estabeleceu a participação do Instituto nos eventos promovido pela FNA para diagnóstico da questão.
No último dia 14, no Auditório do museu Oscar Niemeyer em Curitiba, PR, o Grupo de Trabalho do IAB participou da mesa “O Trabalho dos Arquitetos e Urbanistas em Assistência Técnica: Escopo e Remuneração – Proposta de Sistemática para Assistência Técnica no Brasil” do 8° Seminário Nacional de Assistência Técnica. O Grupo de Trabalho pode apresentar sua proposta de ampliação do financiamento disponível para os serviços profissionais de arquitetos para a população de baixa renda. Junto à arq. Ana Carmen de Oliveira (Presidente do SINDARQ-PR), do arq. Diogo Paixão (Secretário de Mobilização e Inserção Profissional da FNA), do eng. Giordano Bruno Zani (Departamento de Urbanização e Assentamentos Precários – SNH/Ministério das Cidades) e da arq. Maria Tereza Peres de Souza (Gerente Nacional de Assistência Técnica da CEF) pode discutir, na mesa principal de encerramento do Seminário, as ações a serem tomadas no Governo Federal e as recomendações a serem encaminhadas às prefeituras e organizações sociais para que a lei possa ser tirada do papel.
“A arquitetura e o urbanismo são atividades determinantes para qualidade da vida dos seres humanos, independente da classe social, riqueza ou status. É necessário, pois, tornar o acesso a esta atividade universal para todos os cidadãos, em benefício da cidade e da sociedade”, é o que defende o Grupo de Trabalho de Assistência Técnica do IAB. Com esta meta da universalização do acesso aos serviços profissionais o IAB e as entidades realizarão esforço intenso nos próximos meses para preparar um conjunto amplo e detalhado de propostas a partir do resultado dos seminários, da participação da sociedade e das contribuições de arquitetos e urbanistas do país.
Grupo de Trabalho da AT – IAB
Tiago Holzmann da Silva – Presidente do IAB/RS
Clovis Ilgenfritz da Silva, Rafael Pavan Passos, Alexandre Pereira Santos (coord.)

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →

Resultado do Julgamento do Concurso de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier será divulgado no dia 13/12

A Prefeitura de Gramado (RS) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promovem na quarta-feira (13/12) a cerimônia de divulgação do resultado do julgamento das propostas para o “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do IAB RS no YouTube, diretamente da sede do IAB RS, em Porto Alegre, a partir das 19 horas, com a participação de membros do Executivo Municipal de Gramado.

Leia Mais →