Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Assistência Técnica para Habitação Social é Lei

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O projeto havia sido aprovado pelo Senado no dia 5 de dezembro, e é fruto de uma demanda histórica dos arquitetos brasileiros.

Conforme o arquiteto Demetre Anastassakis, ex-presidente do IAB Nacional, “o Direito à Arquitetura pelo qual lutamos, percorrendo todo o país, e que partiu do projeto da ATME – Assistência Técnica à Moradia Econômica, do arquiteto conselheiro do IAB, ex-presidente da FNA, e ex-deputado federal, Clóvis Ilgenfritz da Silva, assumido pelo arquiteto e deputado federal Zezéu Ribeiro, que deu forma final com nossa colaboração,e principalmente da FNA e do colega Angelo Arruda, e ouviu Governo, Entidades, Parlamentares até chegar ao texto agora sancionado pelo Presidente da República”.

Demetre ainda destaca dois colegas que foram grandes lutadores e que, infelizmente, “não viram em vida esta vitória”: Zeca/José Carlos Ribeiro de Almeida e nosso ex-presidente Zeca/José Albano Volkmer, um dos “esteios da luta pelo Direito à Arquitetura”.

Resta agora aos arquitetos brasileiros o enorme desafio de transformar a Lei em uma prática diária em benefício das famílias de baixa renda e em benefício das cidades brasileiras. O papel do IAB será fundamental na construção destas práticas.
Parabéns!

A Assistência Técnica levará o nome de LEI Nº 11.888, DE 24 DE DEZEMBRO DE 2008 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11888.htm) , e pode ser consultada na íntegra no site do Planalto.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Outras Notícias

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →