Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

ATA de Divulgação do Anteprojeto de Lei para a Regulamentação da Arqui

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

homenagem ao Dia do Arquiteto reuniu associados, profissionais e estudantes na última quinta-feira no Solar Conde de Porto Alegre, sede do IAB-RS. A comemoração foi especialmente importante por divulgar, em ato público no Rio Grande do Sul, o Anteprojeto de Lei para a Regulamentação da Arquitetura e Urbanismo no Brasil . O Anteprojeto é resultado do trabalho do Colégio Brasileiro de Arquitetos, um fórum de discussão formado pelos presidentes das 5 entidades nacionais de arquitetura: IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), FNA (Federação Nacional de Arquitetos), ABEA (Associação Brasileira de Escolas de Arquitetura), AsBEA (Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura) e ABAP (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas), e será encaminhado ao Congresso Nacional. Dentre as propostas está a criação do Conselho Federal de Arquitetura e Urbanismo e Conselhos Regionais de Arquitetura e Urbanismo .
Em outro momento especial da comemoração aconteceu o lançamento da Campanha de Doação ao Centro Cultural IAB-RS | Solar Conde de Porto Alegre , com a abertura do livro de doações. A homenagem ao arquiteto também contou com a apresentação do Coral Ars Viva, uma saudação, por parte do IAB-RS a todos os arquitetos, e um destaque especial à Revista Arqtexto, organizada pelo PROPAR – Pós Graduação em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS. Em sua terceira edição, a Revista faz uma homenagem à arquitetura moderna, com o tema “Ponte Rio-São Paulo”.
Vale dizer que o IAB-RS atrasou em um dia a comemoração do Dia do Arquiteto, para que se pudesse fazer o anúncio do Anteprojeto de Lei, que foi divulgado em nível nacional no dia 11, quarta-feira. Comemora-se o Dia do Arquiteto em 11 de dezembro porque nesse dia, no ano de 1933, foi assinado o Decreto Federal 23.569, que “regula as profissões de arquiteto, engenheiro e agrimensor”. Como ato simbólico, o Exmo. Sr. Presidente do IAB-RS Arq. Albano Volkmer deu início às assinaturas sobre a folha de rosto do Anteprojeto de Lei enviado pela Direção Nacional do IAB. A todos os presentes ao evento foi oportunizado este registro, como pode ser visualizado na imagem ao lado, marcando o histórico momento rumo à independência e autonomia da classe dos arquitetos e urbanistas do Brasil.
A seguir, as imagens retratam alguns momentos de confraternização e diversão proporcionados pelo evento.

Redação Info IAB-RS (mailto:redacao@iab-rs.org.br)
colaboração e fotos: Acad. Jornalismo Fernanda Rechenberg
Porto Alegre, 12 de dezembro de 2002.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias