Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

AutoCAD 3D – Modelamento e Rendering

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Esta à venda na Livraria do Arquiteto e na Livraria Cultura o livro AutoCAD 3D – Modelamento e Rendering , de José Luís Farinatti Aymone e Fábio Gonçalves Teixeira. O livro é publicado pela Artliber Editora e possui 197 páginas. Resumo do Livro Este livro apresenta as principais técnicas e conceitos de Modelamento 3D e Rendering para o AutoCAD 2000i, 2002 e 2004, utilizados na criação dos prédios do Campus Central da UFRGS. Assuntos abordados:
– Visualização 3D: sistemas de coordenadas, vistas ortográficas, perspectiva axonométrica e cônica.
– Modelamento: estruturas de arame, superfícies, regiões e sólidos.
– Rendering: cores, luz, sombra, materiais, cenas, fundo, paisagem e efeitos como transparência, reflexão, refração e relevo.
Os autores
José Luís Farinatti Aymone nasceu em Porto Alegre/RS em 1971. É Engenheiro Civil (1993) pela UFRGS, Mestre (1996) e Doutor em Engenharia (2000) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFRGS na área de Estruturas. Atua como Professor Adjunto do Departamento de Expressão Gráfica da Faculdade de Arquitetura da UFRGS desde 1998, onde leciona nas disciplinas Informática Aplicada à Arquitetura I e II. Desenvolve pesquisas em Computação Gráfica Aplicada ao projeto de arquitetura e engenharia, criação de ambientes em realidade virtual e simulação computacional do comportamento de estruturas. Ministra cursos de Extensão Universitária em AutoCAD 2D e 3D.
Fábio Gonçalves Teixeira nasceu em Bagé/RS em 1966. É Engenheiro Mecânico (1989) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Engenharia (1991) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFRGS na área de Estruturas, doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFRGS. É Professor Assistente do Departamento de Expressão Gráfica da Faculdade de Arquitetura da UFRGS desde 1994, onde ministra as disciplinas Geometria Descritiva III e Informática Aplicada Arquitetura II. Desenvolve pesquisas em Computação Gráfica Aplicada ao ensino e ao projeto de Engenharia e Arquitetura, no desenvolvimento de ambientes em realidade virtual, no desenvolvimento de software para modelamento tridimensional e simulação computacional do comportamento de estruturas. Ministra cursos de Extensão Universitária em AutoCAD 2D e 3D e Arqui 3D.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: IAB RS participa de reportagem da Folha de São Paulo sobre reconstrução do RS

A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, concedeu entrevista para reportagem da Folha de São Paulo. O ponto central foi a reconstrução do RS. “A questão habitacional é mais dramática. Há municípios no Vale do Taquari, como Muçum e Roca Sales, que se desenvolveram em áreas de encostas. Cidades como Santa Tereza em que parte das casas estão em áreas de inundações. Precisamos construir com segurança”, disse.

Leia Mais →

MANIFESTO IAB RS PARA A RECONSTRUÇÃO DO RS

Considerando a enorme tragédia causada pelos efeitos da crise climática e pelo descaso do poder público com o planejamento urbano e regional sustentável na promoção de cidades justas, igualitárias e ecologicamente  equilibradas, a Comissão Cidades/IAB RS, por meio deste, manifesta a necessidade de atenção às questões referentes às diferentes escalas de planejamento, arquitetura e urbanismo para reconstrução das cidades do Rio Grande do Sul, aqui agrupadas em dois grandes grupos: (A) Planejamento Urbano e Regional e (B) Moradia Digna.

Leia Mais →

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →