Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

AutoCAD 3D – Modelamento e Rendering

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Esta à venda na Livraria do Arquiteto e na Livraria Cultura o livro AutoCAD 3D – Modelamento e Rendering , de José Luís Farinatti Aymone e Fábio Gonçalves Teixeira. O livro é publicado pela Artliber Editora e possui 197 páginas. Resumo do Livro Este livro apresenta as principais técnicas e conceitos de Modelamento 3D e Rendering para o AutoCAD 2000i, 2002 e 2004, utilizados na criação dos prédios do Campus Central da UFRGS. Assuntos abordados:
– Visualização 3D: sistemas de coordenadas, vistas ortográficas, perspectiva axonométrica e cônica.
– Modelamento: estruturas de arame, superfícies, regiões e sólidos.
– Rendering: cores, luz, sombra, materiais, cenas, fundo, paisagem e efeitos como transparência, reflexão, refração e relevo.
Os autores
José Luís Farinatti Aymone nasceu em Porto Alegre/RS em 1971. É Engenheiro Civil (1993) pela UFRGS, Mestre (1996) e Doutor em Engenharia (2000) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFRGS na área de Estruturas. Atua como Professor Adjunto do Departamento de Expressão Gráfica da Faculdade de Arquitetura da UFRGS desde 1998, onde leciona nas disciplinas Informática Aplicada à Arquitetura I e II. Desenvolve pesquisas em Computação Gráfica Aplicada ao projeto de arquitetura e engenharia, criação de ambientes em realidade virtual e simulação computacional do comportamento de estruturas. Ministra cursos de Extensão Universitária em AutoCAD 2D e 3D.
Fábio Gonçalves Teixeira nasceu em Bagé/RS em 1966. É Engenheiro Mecânico (1989) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Engenharia (1991) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFRGS na área de Estruturas, doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFRGS. É Professor Assistente do Departamento de Expressão Gráfica da Faculdade de Arquitetura da UFRGS desde 1994, onde ministra as disciplinas Geometria Descritiva III e Informática Aplicada Arquitetura II. Desenvolve pesquisas em Computação Gráfica Aplicada ao ensino e ao projeto de Engenharia e Arquitetura, no desenvolvimento de ambientes em realidade virtual, no desenvolvimento de software para modelamento tridimensional e simulação computacional do comportamento de estruturas. Ministra cursos de Extensão Universitária em AutoCAD 2D e 3D e Arqui 3D.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Solar do IAB-RS ganha restauro da fachada

Quem por muitos anos cruzou pela esquina da Rua Riachuelo com a Rua General Canabarro, no Centro Histórico de Porto Alegre, notava parte do antigo casarão escondido em seus tapumes. Pois o cenário desse cruzamento está prestes a mudar. O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) começou esta semana o restauro tão esperado da fachada de seu Solar, que já foi morada do Conde de Porto Alegre entre 1855 e 1875.

Leia Mais →

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Outras Notícias

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →