Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

BICENTENÁRIO CONDE DE PORTO ALEGRE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Semana Conde de Porto Alegre – Bicentenário de Nascimento , que transcorre de 9 a 17 de junho, mostra às novas gerações, o período da nossa história em que transitou MANOEL MARQUES DE SOUZA III, o Conde de Porto Alegre. A vida do Conde está profundamente ligada à cidade da qual obteve o título nobiliárquico, ao Estado do Rio Grande do Sul, ao Brasil e a América Latina, durante o século XIX. O Conde nasceu a 13 de junho de 1804, em Rio Grande; e faleceu em 18 de julho de 1875, no Rio de Janeiro. Para contar sua história, abre na próxima quarta-feira, dia 9, às 11 horas, no Memorial do Rio Grande do Sul, na Praça da Alfândega, a “Exposição Bicentenário de Nascimento do Conde de Porto Alegre”, com a participação da Banda do Comando Militar do Sul. A mostra inclui uma seleção de documentos e tem, como grande atração, a vinda da carruagem do Conde, adquirida em Paris por volta de 1836. Também integra a programação o Concurso de Fotografias “Um Olhar sobre a Estátua do Conde”. Destina-se a amadores e profissionais e premia as primeiras colocadas em cada categoria. A partir do dia 10, as fotos pré-selecionadas ficam expostas e, no dia 13, às 11 horas, são entregues os Troféus alusivos, na Praça Conde de Porto Alegre, próxima ao viaduto da João Pessoa. A estátua, tema do concurso, é a primeira da cidade e foi inaugurada em 1885 pela princesa Isabel na Praça da Matriz, antiga D. Pedro II. Com a República, foi transferida, em 1910 para a Praça Marques de Souza, que então passou a ser denominada de Conde de Porto Alegre. A atividade se insere no programa “Adote Uma Praça”, da SMAM. Regulamento no site www.iab-rs.org.br, formulário de inscrição e entrega de uma foto 30x40cm, até dia 9, no Solar do Conde, sede do Instituto dos Arquitetos – IAB/RS, rua General Canabarro, 363, esquina Riachuelo. O Solar onde morou o Conde de Porto Alegre foi construído antes de 1830 e é tombado como patrimônio cultural do município. Trata-se de um dos três únicos solares remanescentes em Porto Alegre; e está sendo restaurado pelo IAB/RS, que capta recursos através das leis de incentivo à cultura. O lançamento de Concurso de Monografias para profissionais e estudantes de História acontece na mesma solenidade do dia 13, às 11 horas, na Praça Conde de Porto Alegre, com a assinatura do protocolo de intenções entre IAB/RS, Arquivo Público e Universidade Federal de Santa Maria. Na ocasião, a Banda do Comando Militar do Sul brinda os presentes com sua apresentação. No próximo ano, na data dos 130 anos de falecimento do Conde de Porto Alegre, serão conhecidas as monografias premiadas. A assinatura do protocolo de intenções entre IAB/RS, Academia de História Militar terrestre do Brasil e Universidade Federal de Santa Maria para a edição comentada do livro “Conde de Porto Alegre”, de Carlos Maul, Paranhos Antunes e Jaime Ribeiro da Graça, ocorre no dia 13, 17 horas no Colégio Militar de Porto Alegre, avenida José Bonifácio, 363.
No Solar do Conde, sede do IAB/RS, está agendada para dia 17, às 14 horas e 30 minutos, a palestra “O Conde de Porto Alegre”, proferida pelo coronel Luís Ernani Caminha Giorgis, presidente do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul e vice-presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil.
Outras palestras estão programadas para serem realizadas no dia 12 de junho, às 9 horas, na União Centenária, no Município de Marques de Souza; e no dia 15 de junho, às 14 horas e 30 minutos no Sobrado dos Azulejos, na cidade de Rio Grande, onde também podem ser conferidas exposições.
O evento “Semana Conde de Porto Alegre – Bicentenário de Nascimento”, promoção do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande Do Sul, tem o apoio:
família José Parreira Ferreira da Silva – bisneto do Conde de Porto Alegre
RS Design Brasil – Arquitetura e Restauro Ltda.
Ass. Nac. Divulgação Nacional da História Política e da Cultura do RGS
Ass.Nacional de História – GT de História Política
Prefeitura de Marques de Souza
Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre/ SMAM
Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul
Memorial do Rio Grande do Sul
Sistema Estadual de Museus do Rio Grande do Sul
Secretaria do Estado da Cultura
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Colégio Militar
Instituto de Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul
Academia de História Militar Terrestre do Brasil
Comando da 3ª Região Militar

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →

Outras Notícias

Arquiteta Enilda Ribeiro é destaque na coluna Almanaque, da Zero Hora

Enilda foi uma das primeiras mulheres a ser diplomada no curso específico em Arquitetura no Rio Grande do Sul. Além e ter lutado pela criação do curso superior de graduação na URFGS, foi presidente do IAB/RS entre 1980 e 1981. “Eu gostaria muito de ter conversado, em algum momento, com ela sobre os desafios que foram enfrentados, tanto no IAB-RS quanto em nível nacional, onde ela articulou a construção de ideias e diretrizes para a formação de um conselho próprio de arquitetura e urbanismo”, declarou a co-presidente do IAB/RS, Bruna Tavares.

Leia Mais →

Na mídia: “Depois de construído, é difícil reverter”: o que dizem especialistas sobre mudanças na fachada do Pontal Shopping

Especialistas em urbanismo avaliam que a readequação da fachada da loja Leroy Merlin, no Pontal Shopping, na zonal sul de Porto Alegre, traz pequenas melhorias no visual e no microclima, mas não resolve o problema de sua construção ter se tornado uma barreira à contemplação e à conexão da Avenida Padre Cacique com a orla do Guaíba. Em entrevista ao jornal Zero Hora, a co-presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, ressalta que “Uma parede verde de plantas naturais é positiva porque vai diminuir o calor naquele microclima, com menos concreto. Vai ficar mais agradável, mas continuará sendo um paredão sem interface com o outro lado. Não vai deixar de ser uma barreira”.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →