Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

BICENTENÁRIO CONDE DE PORTO ALEGRE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Semana Conde de Porto Alegre – Bicentenário de Nascimento , que transcorre de 9 a 17 de junho, mostra às novas gerações, o período da nossa história em que transitou MANOEL MARQUES DE SOUZA III, o Conde de Porto Alegre. A vida do Conde está profundamente ligada à cidade da qual obteve o título nobiliárquico, ao Estado do Rio Grande do Sul, ao Brasil e a América Latina, durante o século XIX. O Conde nasceu a 13 de junho de 1804, em Rio Grande; e faleceu em 18 de julho de 1875, no Rio de Janeiro. Para contar sua história, abre na próxima quarta-feira, dia 9, às 11 horas, no Memorial do Rio Grande do Sul, na Praça da Alfândega, a “Exposição Bicentenário de Nascimento do Conde de Porto Alegre”, com a participação da Banda do Comando Militar do Sul. A mostra inclui uma seleção de documentos e tem, como grande atração, a vinda da carruagem do Conde, adquirida em Paris por volta de 1836. Também integra a programação o Concurso de Fotografias “Um Olhar sobre a Estátua do Conde”. Destina-se a amadores e profissionais e premia as primeiras colocadas em cada categoria. A partir do dia 10, as fotos pré-selecionadas ficam expostas e, no dia 13, às 11 horas, são entregues os Troféus alusivos, na Praça Conde de Porto Alegre, próxima ao viaduto da João Pessoa. A estátua, tema do concurso, é a primeira da cidade e foi inaugurada em 1885 pela princesa Isabel na Praça da Matriz, antiga D. Pedro II. Com a República, foi transferida, em 1910 para a Praça Marques de Souza, que então passou a ser denominada de Conde de Porto Alegre. A atividade se insere no programa “Adote Uma Praça”, da SMAM. Regulamento no site www.iab-rs.org.br, formulário de inscrição e entrega de uma foto 30x40cm, até dia 9, no Solar do Conde, sede do Instituto dos Arquitetos – IAB/RS, rua General Canabarro, 363, esquina Riachuelo. O Solar onde morou o Conde de Porto Alegre foi construído antes de 1830 e é tombado como patrimônio cultural do município. Trata-se de um dos três únicos solares remanescentes em Porto Alegre; e está sendo restaurado pelo IAB/RS, que capta recursos através das leis de incentivo à cultura. O lançamento de Concurso de Monografias para profissionais e estudantes de História acontece na mesma solenidade do dia 13, às 11 horas, na Praça Conde de Porto Alegre, com a assinatura do protocolo de intenções entre IAB/RS, Arquivo Público e Universidade Federal de Santa Maria. Na ocasião, a Banda do Comando Militar do Sul brinda os presentes com sua apresentação. No próximo ano, na data dos 130 anos de falecimento do Conde de Porto Alegre, serão conhecidas as monografias premiadas. A assinatura do protocolo de intenções entre IAB/RS, Academia de História Militar terrestre do Brasil e Universidade Federal de Santa Maria para a edição comentada do livro “Conde de Porto Alegre”, de Carlos Maul, Paranhos Antunes e Jaime Ribeiro da Graça, ocorre no dia 13, 17 horas no Colégio Militar de Porto Alegre, avenida José Bonifácio, 363.
No Solar do Conde, sede do IAB/RS, está agendada para dia 17, às 14 horas e 30 minutos, a palestra “O Conde de Porto Alegre”, proferida pelo coronel Luís Ernani Caminha Giorgis, presidente do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul e vice-presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil.
Outras palestras estão programadas para serem realizadas no dia 12 de junho, às 9 horas, na União Centenária, no Município de Marques de Souza; e no dia 15 de junho, às 14 horas e 30 minutos no Sobrado dos Azulejos, na cidade de Rio Grande, onde também podem ser conferidas exposições.
O evento “Semana Conde de Porto Alegre – Bicentenário de Nascimento”, promoção do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande Do Sul, tem o apoio:
família José Parreira Ferreira da Silva – bisneto do Conde de Porto Alegre
RS Design Brasil – Arquitetura e Restauro Ltda.
Ass. Nac. Divulgação Nacional da História Política e da Cultura do RGS
Ass.Nacional de História – GT de História Política
Prefeitura de Marques de Souza
Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre/ SMAM
Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul
Memorial do Rio Grande do Sul
Sistema Estadual de Museus do Rio Grande do Sul
Secretaria do Estado da Cultura
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Colégio Militar
Instituto de Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul
Academia de História Militar Terrestre do Brasil
Comando da 3ª Região Militar

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS participa da 178ª reunião do COSU

O correu em Aracaju, nos dias 22 e 24 de abril, o 1º Seminário Nacional de Arquitetura e Urbanismo do estado de Sergipe (ArqUrb.SE). Na sequência, entre os dias 25 e 27 de abril, foi realizada a 178ª Reunião do Conselho Superior do IAB (COSU), com abrangência nacional. Os dois eventos foram promovidos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Sergipe (IAB-SE) com apoio do IAB Nacional. O IAB RS esteve presente na reunião.

Leia Mais →

Primeira fase da requalificação da Avenida 25 de Julho em Flores da Cunha iniciará em maio

Flores da Cunha de cara nova: a partir do mês de maio, a principal via da cidade – que conecta o município de norte a sul – será requalificada. A iniciativa da administração municipal iniciou ainda em 2021, com o lançamento do Concurso Público Nacional “Avenida 25 de Julho”, realizado em parceria com o IAB RS, e apoio do CAU/RS e da ABAP, e resultou em um novo projeto estético e funcional para a Avenida 25 de Julho. Em função das chuvas, a prefeitura informou que a cerimônia de início da obra, com o lançamento da Pedra Fundamental, foi adiada, e nova data será divulgada em breve.

Leia Mais →

50 anos do retorno da democracia em Portugal e colônias africanas é celebrado com exposição no IAB RS

Em 25 de abril de 1974 Portugal retomava o regime democrático, após um longo período de ditadura iniciada em 1933. A chamada Revolução dos Cravos é relembrada, 50 anos depois, por meio de uma exposição organizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, e curadoria de Airton Cattani e Daniela Fialho, que colecionou 47 cartazes de manifestações distribuídos nas ruas no período da revolução. A exposição segue aberta no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre), com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h, até o dia 24 de maio.

Leia Mais →

Na mídia: Diretora adjunta de comunicação do IAB RS, Karolina Silva participou de bate-papo sobre mobilidade e mudanças climáticas, na TVE

O tema mobilidade urbana e mudanças climáticas, cada vez mais urgente em todas as esferas de debate, foi tema do programa Rodar, da TVE RS, apresentado por Pati Salvadori, na noite do dia 25 de abril. O bate-papo contou com a presença da diretora de comunicação adjunta do IAB RS, karolina Silva, e da ciclista e ativista Carol Strüssmann.

Leia Mais →