Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Brasil desde Porto Alegre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A reitora da UFRGS, Wrana Panizzi, autografa juntamente com outros autores o livro Brasil desde Porto Alegre , que está sendo lançado pela Editora da Universidade às 17h do dia 14 de novembro, no Memorial do Rio Grande do Sul. A obra cria um mosaico sobre o País, realizado por profissionais de várias áreas que mantêm alguma relação com a capital gaúcha, reunindo conferência proferidas em julho passado durante o curso Brasil desde Porto Alegre , realizado em Cáceres, Espanha, a convite do diretor do Centro Extremeño de Estudios y Cooperación con Iberoamérica (CEXECI), Miguel Rojas Mix. Num cuidadoso trabalho da editora da UFRGS, com capa assinada pelo artista plástico Fernando Brasil e CD com versões dos textos para inglês e espanhol, o livro reúne as conferências proferidas em julho passado no curso Brasil desde Porto Alegre , promovido em Cáceres, na Espanha, a convite do diretor do Centro Extremeño de Estudios y Cooperación con Iberoamérica (CEXECI), Miguel Rojas Mix. As palestras, a partir de temas definidos pelo interesse dos europeus em conhecer mais de perto a nossa realidade, abordam história, economia, política, cultura, sociedade, urbanismo, música, futebol e cinema. Assinam os artigos o jornalista Ruy Carlos Ostermann, o economista e psicanalista Enéas Costa de Souza, o ex-prefeito de Porto Alegre e deputado estadual Raul Pont, os professores da UFRGS César Augusto Barcellos Guazzelli, Elida Rubini Liedke, Enno Dagoberto Liedke Filho, Giba Assis Brasil, João Farias Rovatti, Jusamara Vieira Souza e Liliane Seide Froemming, e os professores convidados da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ana Clara Torres Ribeiro e Pedro Abramo.
Além de sua palestra Brasil, que país é este? , a reitora Wrana Maria Panizzi assina a apresentação da obra que recebeu uma introdução do professor Miguel Rojas Mix intitulada Deus é brasileiro e vive em Porto Alegre .

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Solar do IAB-RS ganha restauro da fachada

Quem por muitos anos cruzou pela esquina da Rua Riachuelo com a Rua General Canabarro, no Centro Histórico de Porto Alegre, notava parte do antigo casarão escondido em seus tapumes. Pois o cenário desse cruzamento está prestes a mudar. O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) começou esta semana o restauro tão esperado da fachada de seu Solar, que já foi morada do Conde de Porto Alegre entre 1855 e 1875.

Leia Mais →

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Outras Notícias

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →