Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Câmara e IAB RS realizam apresentação e premiação do Projeto vencedor do Concurso para a Sede Administrativa da Câmara Municipal de Porto Alegre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Na última quinta-feira (11/12) o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB RS) participou das solenidades de apresentação e premiação do projeto vencedor do Concurso Sede Administrativa Câmara Municipal de Porto Alegre. As atividades ocorreram no Plenário Otávio Rocha e no espaço T Cultural Tereza Franco, com a presença dos arquitetos Daniel Corsi da Silva, Dani Hirano, André Biselli Sauaia e Laura Paes Barreto Pardo, integrantes da equipe vencedora, do escritório Corsi Hirano Arquitetos Associados, que vieram de São Paulo para a ocasião.
O vice-presidente do IAB RS, Ednezer Flores, destacou a eficiência da parceria realizada entre IAB e Câmara Municipal para viabilizar o concurso público de arquitetura.  Flores reforçou a ideia de que o concurso foi a melhor forma para escolher o projeto de arquitetura . Ele também lembrou que o IAB RS sempre está aberto para a comunidade em geral para discutir questões da cidade, novos projetos e concursos de arquitetura.
Para o arquiteto Daniel Corsi da Silva, vencedor do concurso, a motivação é indescritível ao desenvolver um edifício público de caráter coletivo tão importante para a capital dos gaúchos. “Queríamos um edifício que além de funcional fosse um presente para a Câmara, que ao mesmo tempo fosse um projeto que respeitasse o atual prédio, partindo de um reflexão que o edifício público deve gerar bem estar, ser um lugar aprazível e agradável, e ter uma relação com seu entorno”, explicou o arquiteto. O projeto, segundo ele, valoriza o bem-estar das pessoas e dialoga com a paisagem do Rio Guaíba. “Ele estará perfeitamente integrado à arquitetura do Centro Histórico da Capital”, reforçou. Para Silva, a relevância do processo conduzido pelo IAB RS foi muito valiosa. “A equipe organizadora está de parabéns”, também destacou Silva.
Já o presidente da Câmara, vereador Professor Garcia (PMDB), ressaltou a espera pela ampliação da Casa. “Há mais de 20 anos que estamos na expectativa pela construção do anexo da Casa”, disse Professor Garcia.
O resultado do Concurso foi divulgado no dia 13 de novembro em solenidade realizada no Plenário Otávio Rocha. Para saber mais sobre o concurso acesse www.iabrs.org.br/concursocamarapoa .
Fonte foto: Divulgação Câmara Municipal de Porto Alegre

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Solar do IAB-RS ganha restauro da fachada

Quem por muitos anos cruzou pela esquina da Rua Riachuelo com a Rua General Canabarro, no Centro Histórico de Porto Alegre, notava parte do antigo casarão escondido em seus tapumes. Pois o cenário desse cruzamento está prestes a mudar. O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) começou esta semana o restauro tão esperado da fachada de seu Solar, que já foi residência do Conde de Porto Alegre entre 1855 e 1875.

Leia Mais →

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Outras Notícias

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →