Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Câmara homenageia Demetrio Ribeiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Por iniciativa do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) e da vereadora Jussara Cony (PCdoB), a Câmara de Porto Alegre realizou sessão solene nesta terça-feira, 4 de outubro, em homenagem, in memoriam, ao centenário do arquiteto e professor Demétrio Ribeiro, nascido em Porto Alegre no dia 1º de setembro de 1916 e falecido em 22 de outubro de 2003.

“Atrevo-me a denominar a concepção de Demétrio Ribeiro como ‘arquitetura da vida’”, destacou a vereadora, que conviveu com o arquiteto na Câmara em seu primeiro mandato (1983-1988).

Lembrando a frase de Tolstoi (Conhece a tua aldeia e serás universal), Jussara Cony lembrou: “é, pois, desse conhecimento de sua aldeia que, para mim, o professor se torna universal. Pois quem conhece, cuida; quem cuida, preserva e dinamiza. Demétrio foi uma pessoa impregnada de amor por sua profissão, por seu país, por seu trabalho, pela vida, em sua dimensão revolucionária”.
 


Jussara também lembrou da cassação do arquiteto em 1964, quando era docente da UFRGS. Demétrio era membro do Partido Comunista desde 1945 e somente pôde ter seus direitos readquiridos em 1979, com a Anistia. Durante a ditadura, Ribeiro teve importante atuação na luta pela redemocratização por meio do IAB. Em 2004, Demétrio Ribeiro recebeu o título de Cidadão Emérito pela Câmara de Porto Alegre, por iniciativa do então vereador Raul Carrion.

A vereadora também destacou: “Ao longo de sua vida, dedicada à arquitetura, Demétrio o fez com a consciência profissional e política de homens e mulheres que sempre acreditaram que para a arquitetura – assim como para as demais profissões – se reservam significados superiores. A construção do ‘habitat humano’, para um revolucionário como o nosso querido professor de tantas causas, é uma manifestação coletiva onde, historicamente, convivem os conflitos, as desigualdades e a miséria. Quem sabe, a melhor homenagem que possamos fazer a esse homem seja a do compromisso histórico com uma reforma urbana democrática e participativa, impulsionadora do fim das desigualdades”.

O papel do Estado e da arquitetura
 


Rafael Passos, vice-presidente do IAB RS, citou trechos de discursos proferidos por Demétrio Ribeiro no 10º e 12º Congresso Brasileiro de Arquitetos, realizados respectivamente em 1979 – em Brasília – e em 1985 – em Belo Horizonte.

“O Estado que, seja qual for sua composição social de classe, é responsável perante a nação por suas obrigações históricas para com o futuro do país, omite-se diante do problema do habitat brasileiro, ignorando as necessidades humanas das massas populares e transferindo responsabilidades que lhes são inerentes ao setor empresarial privado. O significado da tecnologia nacional é desconhecido e subordinado aos interesses do capital estrangeiro. O que nos cabe, como profissionais e cidadãos, é lutar pelo direito que nos assiste, como trabalhadores intelectuais que somos, de participar efetivamente da vida nacional”, citou Passos.

E continuou, recordando Ribeiro: “Vista politicamente, a socialização da ideia de arquitetura contém, necessariamente, a exigência de melhores condições de vida coletiva, sendo, portanto, fator potencial de consciência reivindicativa. Arquitetura é o direito ao conforto e à dignidade da casa e da cidade”.


Em outro momento, Ribeiro também rechaçou a visão elitista e supérflua que se tem da arquitetura: “Essa desinformação oficializada prejudica, sobretudo, a cultura do povo, perpetuando preconceitos tecnicistas e escamoteando a responsabilidade social, econômica e cultural de quem projeta e organiza o espaço”.

Por fim, ao abordar o reconhecimento de Ribeiro ao IAB na luta por outra arquitetura, Rafael Passos colocou que, além dos próprios profissionais da área, “hão de congregarem-se outros segmentos da sociedade, cada vez mais reconhecedores da importância da arquitetura e do urbanismo para a qualidade de vida e para o desenvolvimento das cidades com justiça social, para que não sejam vistas prioritariamente como suporte de desenvolvimento econômico, mas como bem coletivo e base material de uma vida digna para seus cidadãos e cidadãs”.
 

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →