Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Campanha de arrecadação para o Memorial às Vítimas da Kiss encerra com valor superior à meta inicial

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Com a união e a solidariedade de pessoas, instituições e empresas, a primeira fase da campanha de arrecadação para o Memorial às Vítimas da Kiss encerrou às 23h59min de sábado (25/11), quando atingiu o valor de R$ 165.275 mil em doações. No entanto, a meta mínima estipulada, no valor de R$ 150 mil, foi conquistada às 23h de sexta-feira (24/11), fato comemorado pelos organizadores do financiamento coletivo: a Prefeitura de Santa Maria, a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS).

Confira entrevista do Presidente do IAB RS, Rafael Passos, falando sobre a campanha na Rádio Gaúcha: CLIQUE AQUI

No entanto, o valor total arrecadado deve ser maior. Isso porque ainda não foram contabilizadas as doações obtidas no estande da AVTSM, presente durante a Feisma, nem os valores recebidos em doações realizadas diretamente na tenda permanente de vigília, montada na Praça Saldanha Marinho. Segundo a associação, o balanço final somando doações via plataforma virtual e doações diretas deve ser anunciado na próxima semana.

Ao atingir a meta inicial, as regras da campanha garantem o repasse total do valor à associação. Os recursos conquistados com a colaboração de 959 doadores devem custear a realização de um concurso nacional de arquitetura que selecionará o melhor projeto para Memorial às Vítimas da Kiss.

"Vencemos mais esta etapa do processo de construção do Memorial, que iniciou com a desapropriação do prédio, em julho deste ano. Agora, partiremos para uma nova etapa de captação, que também não terá dinheiro público, mas que contará com todo o apoio da Prefeitura", comemorou o prefeito Jorge Pozzobom.

Para a AVTSM, a sensação é de agradecimento ao apoio recebido. O diretor jurídico da entidade, Paulo Carvalho, destaca a conquista da meta inicial antes do fim da campanha.

“Em nome dos familiares de vítimas, quero fazer um agradecimento a todos que nos ajudaram nessa campanha do Memorial. Faltando um dia para encerrar a primeira fase da campanha, vimos, emocionados, que a solidariedade e o amor falaram mais alto. É esse amor, aos nossos filhos, que está presente no amor de tantos outros. É esse amor que queremos para que ajude para que uma tragédia como essa nunca mais aconteça. Queremos também agradecer a todos aqueles que nos emprestaram suas vozes para que nossas vozes fossem ouvidas”, afirmou Paulo Carvalho.

PRÓXIMOS PASSOS
De acordo com o IAB RS, o lançamento do concurso nacional de projetos arquitetônicos para o memorial está previsto para ocorrer na primeira quinzena de dezembro. Depois, as propostas serão avaliadas e o resultado do certame deve ser anunciado em 27 de janeiro de 2018, dia em que a tragédia completa cinco anos. A contratação da equipe que vai trabalhar no projeto vencedor será realizada em fevereiro e a demolição do prédio onde funcionava a boate, localizado na Rua dos Andradas, está programada para iniciar em março do ano que vem.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →