Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Campanha de arrecadação para o Memorial às Vítimas da Kiss encerra com valor superior à meta inicial

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Com a união e a solidariedade de pessoas, instituições e empresas, a primeira fase da campanha de arrecadação para o Memorial às Vítimas da Kiss encerrou às 23h59min de sábado (25/11), quando atingiu o valor de R$ 165.275 mil em doações. No entanto, a meta mínima estipulada, no valor de R$ 150 mil, foi conquistada às 23h de sexta-feira (24/11), fato comemorado pelos organizadores do financiamento coletivo: a Prefeitura de Santa Maria, a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS).

Confira entrevista do Presidente do IAB RS, Rafael Passos, falando sobre a campanha na Rádio Gaúcha: CLIQUE AQUI

No entanto, o valor total arrecadado deve ser maior. Isso porque ainda não foram contabilizadas as doações obtidas no estande da AVTSM, presente durante a Feisma, nem os valores recebidos em doações realizadas diretamente na tenda permanente de vigília, montada na Praça Saldanha Marinho. Segundo a associação, o balanço final somando doações via plataforma virtual e doações diretas deve ser anunciado na próxima semana.

Ao atingir a meta inicial, as regras da campanha garantem o repasse total do valor à associação. Os recursos conquistados com a colaboração de 959 doadores devem custear a realização de um concurso nacional de arquitetura que selecionará o melhor projeto para Memorial às Vítimas da Kiss.

"Vencemos mais esta etapa do processo de construção do Memorial, que iniciou com a desapropriação do prédio, em julho deste ano. Agora, partiremos para uma nova etapa de captação, que também não terá dinheiro público, mas que contará com todo o apoio da Prefeitura", comemorou o prefeito Jorge Pozzobom.

Para a AVTSM, a sensação é de agradecimento ao apoio recebido. O diretor jurídico da entidade, Paulo Carvalho, destaca a conquista da meta inicial antes do fim da campanha.

“Em nome dos familiares de vítimas, quero fazer um agradecimento a todos que nos ajudaram nessa campanha do Memorial. Faltando um dia para encerrar a primeira fase da campanha, vimos, emocionados, que a solidariedade e o amor falaram mais alto. É esse amor, aos nossos filhos, que está presente no amor de tantos outros. É esse amor que queremos para que ajude para que uma tragédia como essa nunca mais aconteça. Queremos também agradecer a todos aqueles que nos emprestaram suas vozes para que nossas vozes fossem ouvidas”, afirmou Paulo Carvalho.

PRÓXIMOS PASSOS
De acordo com o IAB RS, o lançamento do concurso nacional de projetos arquitetônicos para o memorial está previsto para ocorrer na primeira quinzena de dezembro. Depois, as propostas serão avaliadas e o resultado do certame deve ser anunciado em 27 de janeiro de 2018, dia em que a tragédia completa cinco anos. A contratação da equipe que vai trabalhar no projeto vencedor será realizada em fevereiro e a demolição do prédio onde funcionava a boate, localizado na Rua dos Andradas, está programada para iniciar em março do ano que vem.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

Leia Mais →