Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Campanha de divulgação dos Planos Diretores Municipais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Ministério das Cidades, no dia 17 de maio próximo passado, lançou a Campanha “Plano Diretor Participativo – Cidade de Todos”, no Palácio do Planalto, em Brasília. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal de TV a cabo NBR do Governo Federal, para os 26 Estados e o Distrito Federal. A Campanha se caracteriza, de certa forma, como um movimento nacional em favor da construção de cidades inclusivas e objetiva conscientizar os administradores públicos, lideranças comunitárias e a sociedade da necessidade de elaboração dos planos diretores. O Estatuto da Cidade, instituído pela Lei Federal n° 10.257, de 10 de julho de 2001, determina às autoridades municipais a aprovação dos Planos Diretores em todos os municípios com mais de vinte mil habitantes, bem como os integrantes das Regiões Metropolitanas, das Aglomerações Urbanas e dos que fazem parte de regiões ou áreas de interesse ambiental, cultural e turístico. Estabelece a Lei Federal a participação popular na construção dos Planos Diretores, assegurando fundamentalmente com seus instrumentos a garantia de acesso a todos de um lugar para trabalhar e morar com qualidade. É também um instrumento para estabelecer normas e medidas de posse à terra urbanizada a todos os cidadãos, como garantia de inclusão social, severas normas para a infraestrutura urbana, mobilidade e trânsito seguro, meio ambiente adequado, saúde, educação e cultura compatíveis com o desenvolvimento da comunidade. É preciso adquirir o hábito do planejamento a médio e longo prazos nas Administrações Municipais. As normas urbanísticas devem ser aprovadas pelas Câmaras de Vereadores, sendo imprescindível que o Estatuto da Cidade seja estudado pelas autoridades públicas, pelos profissionais e pela comunidade beneficiária do desenvolvimento social, cultural, econômico e político da sociedade. O Plano Diretor é uma ferramenta construída por todos e deve ser atualizado constantemente, conforme está disciplinado na Lei Federal. No Rio Grande do Sul, a Lei Estadual nº 10.116, de 23 de março de 1994, estabeleceu os instrumentos legais anteriormente à Lei Federal, fixando as exigências indispensáveis do desenvolvimento urbano. Antes, portanto, do Estatuto da Cidade, foi estabelecida a obrigação de todos os Municípios terem aprovados pelo menos um Plano de Diretrizes Urbanísticas. Daí da importância da conscientização das lideranças da comunidade quanto à exigência para a implementação dos Planos Diretores, sendo necessário alertar que os responsáveis, solidariamente, pela sua aprovação são os Prefeitos e os Vereadores.
O IAB-RS integra o Núcleo da Campanha no Rio Grande do Sul e está colaborando e co-promovendo o primeiro Seminário da Região da Associação dos Municípios da Serra, que será realizado nos dias 24 e 25 de junho, na Cidade de Canela. Além disso, o Núcleo do Rio Grande do Sul, constituído por um colegiado de Entidades Comunitárias, Associativas e de Órgãos Públicos, está planejando a realização de um Calendário Estadual de Seminários e Reuniões em todas as Regiões do Rio Grande do Sul, que deverá se estender até outubro de 2006. É preciso, portanto, que todas as autoridades municipais estejam informadas da obrigatoriedade da aprovação dos Planos Diretoreses até o dia 10 de outubro de 2006, conforme está determinado no Estatuto da Cidade.
Os Seminários Municipais e Regionais deverão contemplar dentre os temas, como sugestão, Plano Diretor – O desafio da nova ordem jurídico-urbanística; Estatuto da Cidade – As Diretrizes Gerais para a Política Urbana e os Novos Instrumentos Urbanísticos; Plano Diretor – Metodologia; Os Limites e as Possibilidades do Plano Diretor; Planejamento e direito à cidade; Avaliação da implementação do Plano Diretor; A função sócio-ambiental da cidade – território e meio ambiente; Política habitacional, regularização fundiária e o direito à moradia; Saneamento, meio ambiente urbano; Sistema de informações ambientais; Política Cultural; Paisagem Urbana; Mobilidade urbana, trânsito e transporte; Ordenamento do Território; Trabalho, emprego e renda; Experiências municipais na aprovação e revisão de Planos Diretores; Definição de metodologia participativa para a Revisão do Plano Diretor.
Arq. José Albano Volkmer
Presidente do IAB-RS

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: Diretora adjunta de comunicação do IAB RS, Karolina Silva participou de bate-papo sobre mobilidade e mudanças climáticas, na TVE

O tema mobilidade urbana e mudanças climáticas, cada vez mais urgente em todas as esferas de debate, foi tema do programa Rodar, da TVE RS, apresentado por Pati Salvadori, na noite do dia 25 de abril. O bate-papo contou com a presença da diretora de comunicação adjunta do IAB RS, karolina Silva, e da ciclista e ativista Carol Strüssmann.

Leia Mais →

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →