Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Caravana da Arquitetura em Novo Hamburgo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
No sábado, dia 22 de outubro, o município de Novo Hamburgo recebeu a Caravana da Arquitetura na Fundação Scheffel, no bairro Hamburgo Velho. O evento gratuito teve como tema “Ações Práticas no Patrimônio Histórico Cultural”. A promoção foi do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB RS) e o patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS).
 

Os arquitetos Karen kussler e Jorge Stocker Jr apresentaram o núcleo do IAB RS Vale dos Sinos que está em fase de formação. Os arquitetos relataram sobre como foi o processo de aprovação do projeto de Lei no município que visa preservar o patrimônio histórico da cidade.
 

 
Os arquitetos João Felipe Wallig e Pablo Urquiza apresentaram a palestra “Vila Flores conta sua experiência”, com relatos sobre o projeto que vem ocorrendo no conjunto de edificações de 1928, inserido em área de interesse cultural no 4º distrito de Porto Alegre.

Eles falaram sobre o espaço processual e colaborativo, que desde 2011 foi aberto para a comunidade com a intenção de tornar-se um centro de cultura, educação e economia criativa, de ouvidos abertos para a construção de uma ideia coletiva.

 
Os arquitetos Márcio Lontra e Evelise Menezes, presidente do Núcleo do IAB RS de Rio Grande, falaram sobre “X Prêmio Memória da Arquitetura”, que vem destacando pessoas e instituições que realizam trabalhos em benefício da divulgação, proteção, preservação, restauração, e da revitalização do patrimônio edificado da cidade gaúcha. "A ideia do prêmio é promover a educação patrimonial em geral e estimular outras iniciativas semelhantes", destacaram.

 


A arquiteta Briane Bicca participou do evento fazendo uma análise da situação do patrimônio histórico de Hamburgo Velho, e relatando sua experiência em edificações tombadas de uso privado, que participaram do projeto Momumenta. A arquiteta também explicou aos participantes como funciona o FUNPOA – Fundo Monumenta Porto Alegre, além das possibilidades de financimento para revitalização de patrimônio histórico via Caixa Econômica Federal.

A partir das 13 horas o grupo partiu para um almoço de confraternização pela tradicional HamburgerbergFest. E às 14h30 foi realizada uma visita guiada por Hamburgo Velho e, organizada pela Associação de Moradores do bairro.
 

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias