Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Caravana da Arquitetura em Novo Hamburgo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
No sábado, dia 22 de outubro, o município de Novo Hamburgo recebeu a Caravana da Arquitetura na Fundação Scheffel, no bairro Hamburgo Velho. O evento gratuito teve como tema “Ações Práticas no Patrimônio Histórico Cultural”. A promoção foi do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB RS) e o patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS).
 

Os arquitetos Karen kussler e Jorge Stocker Jr apresentaram o núcleo do IAB RS Vale dos Sinos que está em fase de formação. Os arquitetos relataram sobre como foi o processo de aprovação do projeto de Lei no município que visa preservar o patrimônio histórico da cidade.
 

 
Os arquitetos João Felipe Wallig e Pablo Urquiza apresentaram a palestra “Vila Flores conta sua experiência”, com relatos sobre o projeto que vem ocorrendo no conjunto de edificações de 1928, inserido em área de interesse cultural no 4º distrito de Porto Alegre.

Eles falaram sobre o espaço processual e colaborativo, que desde 2011 foi aberto para a comunidade com a intenção de tornar-se um centro de cultura, educação e economia criativa, de ouvidos abertos para a construção de uma ideia coletiva.

 
Os arquitetos Márcio Lontra e Evelise Menezes, presidente do Núcleo do IAB RS de Rio Grande, falaram sobre “X Prêmio Memória da Arquitetura”, que vem destacando pessoas e instituições que realizam trabalhos em benefício da divulgação, proteção, preservação, restauração, e da revitalização do patrimônio edificado da cidade gaúcha. "A ideia do prêmio é promover a educação patrimonial em geral e estimular outras iniciativas semelhantes", destacaram.

 


A arquiteta Briane Bicca participou do evento fazendo uma análise da situação do patrimônio histórico de Hamburgo Velho, e relatando sua experiência em edificações tombadas de uso privado, que participaram do projeto Momumenta. A arquiteta também explicou aos participantes como funciona o FUNPOA – Fundo Monumenta Porto Alegre, além das possibilidades de financimento para revitalização de patrimônio histórico via Caixa Econômica Federal.

A partir das 13 horas o grupo partiu para um almoço de confraternização pela tradicional HamburgerbergFest. E às 14h30 foi realizada uma visita guiada por Hamburgo Velho e, organizada pela Associação de Moradores do bairro.
 

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →