Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Carta-aberta para eleições 2020 pautou debate no IAB RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
A carta-aberta das entidades de arquitetura e urbanismo para as eleições de 2020 pautou a live do IAB RS na noite desta quarta-feira, dia 7. O evento “Carta-Aberta à Sociedade e aos (às) Candidatos (as) nas Eleições Municipais de 2020 – Um projeto de cidades pós-pandemia” fez parte da agenda do Circuito Urbano do ONU-Habitat em comemoração ao Mês Urbano, celebrado em outubro.

Participaram da live Cláudia Pires, do IAB MG, Eleonora Mascia, presidente da FNA, e Rafael Pereira, presidente do IAB RS. A mediação foi da jornalista Bruna Suptitz, do projeto “pensar a cidade” e colunista do Jornal do Comércio.
Relatora da carta, Cláudia explicou o processo de elaboração do documento, que busca dos gestores compromisso com a pauta urbana. “Sem a pauta urbana não avançaremos na solução dos problemas estruturais nas cidades”.

A carta é também uma estratégia para corroborar “marcos regulatórios que são conquistas de décadas e se consolidaram na década de 2000 pelo Ministério das Cidades, mas que nos últimos anos tem tido retrocessos na introdução da temática urbana nos municípios”, relata Cláudia.

Eleonora lembra que “as cidades devem ser discutidas o tempo todo, mas o momento da eleição nos permite fazer uma reflexão da cidade que queremos e da cidade que precisamos” e chama atenção para a incorporação das metas previstas na carta para depois da eleições.

A luta pelo retorno do Conselho das Cidades, extinto no ano passado pelo governo federal, foi defendida por Eleonora, assim como a manutenção ou recuperação dessas instâncias representativas de participação nos estados e municípios.
“Os conselhos têm papel fundamental no monitoramento da gestão e são importante conquista do processo democrático”, destaca.

Citando exemplos de cidades com recente desestruturação dos espaços institucionais de planejamento, Rafael lamentou “o enfraquecimento total da capacidade de o planejamento urbano”, o que leva a confundir qual a função de instrumentos como o Plano Diretor, muitas vezes encarado como regulação do uso do solo.

O presidente do IAB RS defende que o Plano Plurianual e a Lei Orçamentária Anual dos municípios sejam subordinados ao Plano Diretor, que tem uma visão estratégica e de longo prazo para as cidades – o mesmo vale para os investimentos privados. “Precisamos retomar a centralidade dos órgãos municipais e metropolitanos (de planejamento), sempre calcados na gestão participativa”.

?? Agenda
A participação do IAB RS no Circuito Urbano do ONU-Habitat segue pelas próximas quartas de outubro, sempre às 19h, com a seguinte programação:
14/10 – Urbanismo colaborativo e ativismo para o combate à pandemia: resultados do laboratório cidadão ConectaLAB
21/10 – Planos Populares de Ação Regional: Revisão do Plano Diretor de Porto Alegre sob a ótica das comunidades
28/10 – Apresentação do relatório e carta aos candidatos – fórum urbanismo contra o corona nas comunidades e movimentos do RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →