Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Casa cheia no debate sobre Economia Criativa e Gentrificação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Na última quarta-feira (03/08) o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promoveu o debate “Economia Criativa x Gentrificação”. O evento gratuito ocorreu  no Ponto de Cultura Solar do IAB RS, com a participação de integrantes do Grupo de Pesquisa Identidade e Território (GPIT), da UFRGS; da economista e administradora Ana Carla Fonseca – doutora em Arquitetura e Urbanismo pela USP, com tese em cidades criativas;  e do arquiteto Carlos Ribeiro Furtado – especialista em habitação social pela University College London.
 
A mediação foi do arquiteto Leonardo Brawl Márquez – Co-Fundador do TransLAB – Instituto de Pesquisa em Inovação Social e integrante do NEC – Núcleo de Economia Criativa da Prefeitura de Porto Alegre.
 
O debate teve como proposta de trazer à luz a discussão de comportamentos, ocupações, coletivos, empoderamento do espaço público e demais novas construções de imaginários coletivos. 

Também foi abordado o campo do planejamento urbano em Porto Alegre, que vive um momento de boom por parte do poder público, academia, iniciativa privada e a sociedade civil com a questão dos "criativos".

SAIBA MAIS SOBRE OS PARTICIPANTES:

Ana Carla Fonseca – Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1996), graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas – SP (1989), mestrado com distinção e louvor em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (1997), MBA pela Fundação Dom Cabral (1999) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo – FAU-USP (2011), com tese em cidades criativas. Liderou projetos regionais e globais por 15 anos, em marketing e gestão do conhecimento de multinacionais, na América Latina, em Londres e Milão. Desde 2004 é sócia-diretora da Garimpo de Soluções economia, cultura & desenvolvimento, empresa pioneira em economia, cultura e desenvolvimento. É consultora e conferencista internacional em cinco línguas, tendo palestrado sobre economia criativa, inovação e negócios, e cidades criativas em todos os estados brasileiros e em 21 países. Assessora em economia criativa para a ONU (UNCTAD e PNUD), curadora de congressos nacionais e internacionais, é consultora em economia criativa, cidades criativas e desenvolvimento para empresas, órgãos públicos e instituições. É autora de livros com sistematização de informações internacionais, como Marketing Cultural e Financiamento da Cultura (Cengage, 2002) e Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável (Manole, 2006 – Prêmio Jabuti 2007 em Economia, Administração e Negócios). Concebeu, organizou e coeditou as antologias digitais globais Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento (2008, trilingue, que alcançou 40 mil downloads em cinco meses), Creative City Perspectives (2009, congregando 18 autores de 13 países) e Cidades Criativas, Soluções Inventivas o papel da Copa, das Olimpíadas e dos museus internacionais (2010), além de ter coorganizado Economia da Cultura ideias e vivências (2009). Foi consultora para a América Latina e o Caribe para o Creative Economy Report 2008 e participou e/ou coordenou vários relatórios e reuniões internacionais da ONU, nas Américas, África, Ásia e Europa. É professora convidada do MBA em Bens Culturais da Fundação Getulio Vargas/SP e membro da Associação Internacional de Economia da Cultura (ACEI), da Associação Internacional de Desenvolvimento Urbano (INTA), do Laboratório Iberoamericano para Pesquisa e Inovação em Cultura e Desenvolvimento (UNESCO), do Corpo Mundial de Peritos em Políticas Públicas da UNESCO, do Conselho Editorial da Revista Página 22 e do Comitê de Diversidade do Banco Santander.

GPIT – O Grupo de Pesquisa Identidade e Território (GPIT), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é membro da Rede Latinoamericana Imagem Identidade e Território (Laiit) e foi criado com a intenção de integrar ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão. Os estudos se dão sobre temas como Memória, Paisagem e Patrimônio cultural, Classe e Território, Imagem e Território. Tendo como objeto de estudo as formas discursivas imagéticas, as relações entre classe e território, em especial da segregação espacial das classes pobres e da gentrificação de áreas centrais. Atua na área do Planejamento Urbano e Regional e Ciências Sociais Aplicadas e atualmente conta com pesquisadores com formação em em diversas áreas como Sociologia, Arquitetura e Urbanismo, História, Comunicação, Administração, Artes Visuais. Desenvolve a pesquisa "Como anda a favela no Brasil? O discurso em definições e imagens", junto ao CNPq. Recentemente realizou intervenção artística, durante o III Encontro de Cidades e Universidades, com a obra intitulada "Ocupa Tapume", um convite à reflexão crítica sobre intervenções que pretendem suprimir a memória da cidade. Participou da Mostra Internacional de arte impressa "Deambulações: Entre Gravuras e Rinocerontes, promovida pelo Núcleo de Arte Impressa (IA/UFRGS) e Goethe-Institut Porto Alegre, com a obra "Rinocidade". Realizou em parceria com a produtora Prana Filmes, o curta-metragem "Pela UFRGS" sobre a vida na Universidade, inspirado pelo filme "At Berkeley", de Frederik Wiseman.

Carlos Ribeiro Furtado – Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), especialização em habitação social pelo Bowncentrum International Education, mestrado em Urban Development Planning – University College London (1984) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano – PROPUR. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: habitação, urbanismo, sociologia, política urbana e gentrificação. Possui um livro publicado sobre gentrificação sob o título: Intervenção do Estado e (re) estruturação urbana. Um estudo sobre gentrificação. Cadernos Metrópole (PUCSP).

Leonardo Brawl Márquez – Arq. Leonardo Brawl, que foi contratado em 2012 pela prefeitura de PoA para ajudar na elaboração do NEC – Núcleo de Economia Criativa. É músico profissional e por dois anos representou o RS na Câmara Setorial da Música em Brasília. Leonardo é Co-Fundador do TransLAB – Instituto de Pesquisa em Inovação Social, onde desenvolveu atividades em rede com o conceito do empreendedorismo social e os desafios da chamada "nova economia". Leonardo é um dos representantes do Placemaking no Brasil, e dentro desta abordagem do entendimento das qualidades que fazem de um "espaço", um "lugar", existe a questão do viés da economia e os aspectos de ativação do território a partir da compreensão das economias (formais, informais, de capital monetário, capital intelectual e capital social).

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →

Concessão do Parque Marinha foi tema de debate no IAB-RS

O modelo de concessão do Parque Marinha do Brasil para a iniciativa privada foi tema de um debate promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), como parte da programação do IAB nas Quartas. Participaram do evento o mestre em planejamento urbano pela UFRGS, Rogério Malinsky, o ex-diretor da FAUPUCRS e ex-presidente do IAB-RS, Ivan Mizoguchi, e o arquiteto, ex-presidente da Agapan e especialista em análise de impactos ambientais pela UFAM, Francisco Milanez. A mediação foi realizada pela arquiteta e urbanista e co-presidente do IAB/RS, Nathalia Danezi. O evento foi uma promoção conjunta do IAB/RS, ATUAPOA e Agapan.

Leia Mais →

IAB-RS inaugura fachada do Solar em comemoração com a cidade

Após um longo período de restauro, o público pôde conferir de perto no último sábado (19/08) a imponência da construção do Solar Conde de Porto Alegre, atual sede do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB-RS). A obra que iniciou nos anos 2000 passou por diversas gestões. Depois de muitos anos coberto por tapumes, o prédio voltou a fazer parte da paisagem do Centro Histórico, na semana de comemorações do dia do patrimônio cultural. O evento contou com a participação dos componentes da direção da casa, de autoridades municipais e estaduais, e do público, que prestigiou, ainda, diversas atrações culturais.

Leia Mais →