Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Casa inteligente começa a ganhar mercado matéria publicada no Jornal do Comércio de 08/09/03

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

por Karen Viscardi
Jornal do Comércio, 8/9/2003 A elaboração de projetos residenciais deve levar em consideração toda a infra-estrutura que a evolução tecnológica exige. Esta necessidade não se restringe a unidades de alto padrão, em função da democratização de serviços de telecomunicações e da questão da segurança. É o primeiro passo para a chamada “casa inteligente”, com integração de sistemas, utilização de novas tecnologias, combinação de equipamentos e softwares adequados às necessidades dos proprietários, seja através de controle remoto, telefone ou computador. No Rio Grande do Sul, o mercado começa a despertar para esta necessidade. Segundo o representante da Associação Brasileira de Automação Industrial no Estado, Eber Roberto da Silva, “é preciso prever caminhos para a rede de cabeamento, do contrário, será preciso fazer adaptações que terão custo, além do transtorno”. As possibilidades de integração são múltiplas. Na área de segurança, com alarmes, monitoramento, circuito fechado de televisão e controle de acesso. No entretenimento, é possível simplificar operação de home theater, áudio e vídeo distribuídos, televisão por assinatura e controle de iluminação. Para as pessoas que trabalham em casa, a tecnologia reúne acesso a telefonia e redes. Também ar condicionado e aquecimento, portas e cortinas automáticas.
Em Porto Alegre, a Clave, Incorporações e Construções, especializada em projetos de condomínios residenciais de alto padrão, na zona Sul de Porto Alegre, projetou as 21 casas de um condomínio residencial em construção na Zona Sul, com projeto de infra-estrutura para automação residencial.
Neste projeto, os futuros proprietários terão pronta toda a infra-estrutura para automação residencial, utilizando de acordo com as necessidades. Há até a possibilidade de controle de acesso por biometria digital. Neste caso, o proprietário cadastra as impressões digitais no sistema e utiliza de acordo com as necessidades. Exemplos: o dedo polegar pode ser cadastrado para significar autorização de abertura de porta sem chave, o anular pode ser cadastrado para indicar pânico.
Toda a rede de instalação é centralizada num armário. Geralmente localizado numa área central da residência, comanda e reúne todos os cabos de entrada e saída que integram todas as tomadas da casa. O tamanho é variável, numa média de 80 centímetros por 80 centímetros, depende dos equipamentos que irá conter, pois pode agregar ainda modem para ADSL, central telefônica ou alarme.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →