Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

CAU/BR defende políticas para projetos de Arquitetura no Senado

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
A produção de projetos arquitetônicos para obras públicas foi um dos principais temas da audiência pública do Senado Federal sobre a Lei de Licitações do governo federal. “A falta dos projetos é o mal maior da Lei 8.666. Os tribunais de contas não podem nem julgar se houve sobrepreço porque não têm os projetos”, afirmou a senadora Kátia Abreu (PSD-TO), relatora da comissão que deve organizar mais de 600 propostas de mudanças na norma que completa 20 anos.
O presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, foi um dos convidados para o debate desta segunda-feira em Brasília. Ele defendeu dois pontos que o CAU/BR considera fundamentais para a criação de uma política de Estado para Arquitetura e Urbanismo no Brasil: a exigência do projeto completo para licitações de obras públicas e a obrigatoriedade de concursos públicos para a contratação dos projetos.
“A Lei 8.666 criou o projeto básico, algo que só existe no Brasil”, afirmou. “Fracionar o projeto completo é um equívoco”. Haroldo explicou que o projeto arquitetônico completo possui todo o detalhamento necessário para que o governo tenha segurança de tudo o que está sendo contratado, ao contrário do que acontece hoje, quando cabe ao empreiteiro decidir o detalhamento da construção. “O projeto completo custa de 3% a 10% de uma obra. A economia que se faz sem o projeto completo resulta em aumentos que vão de 25% a 30%, isso quando a obra é concluída”.
Paulo Paranhos, presidente do IAB-DF, disse que o Brasil contratar projetos apenas por critérios de menor preço é uma vergonha. “Cria-se um elemento fictício, que é o projeto básico, que passa a ser objeto de negociação permanente entre as empresas e os governos”, afirmou.
CONCURSOS PÚBLICOS – Outra mudança proposta pelo CAU/BR foi a obrigatoriedade de concursos públicos para todas as obras públicas no país, de escolas a aeroportos. Haroldo Pinheiro lembrou que o Brasil é signatário de compromissos com a Organização das Nações Unidas que recomendam a aplicação dessa regra. As razões são: a melhoria das cidades, pela soma dos equipamentos públicos feitos a partir de critérios de qualidade; e proporcionar o desenvolvimento científico e tecnológico nas áreas de Arquitetura e Engenharia.
“Na França, um país bem menor e mais construído, houve 1.200 concursos de Arquitetura em 2009. No Brasil, tivemos 16″, disse o presidente do CAU/BR. A senadora Kátia Abreu perguntou se o mercado estaria pronto para absorver a demanda que essa obrigatoriedade geraria. “Sim”, respondeu Haroldo. “Todos os concursos no Brasil têm 100, 200 arquitetos participando. É uma demanda reprimida”.
Paulo Paranhos ressaltou que o concurso público de Arquitetura é ao mesmo tempo uma ferramenta de transparência e de democratização das cidades. “Na Argentina, está se discutindo uma lei sobre essa obrigatoriedade”, comentou.
O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Safady Simão, também estava no encontro representando as empresas de construção civil e concordou com as mudanças sugeridas pelos arquitetos. “A obrigatoriedade do projeto executivo eliminaria 90% dos problemas que vivenciamos hoje”, afirmou.
A senadora Kátia Abreu comentou que a nova Lei de Licitações deverá ser dividida em capítulos, diferenciando as compras de projetos, serviços, construções, limpeza e manutenção, etc. A previsão é que uma primeira minuta de reforma da Lei 8.666 seja apresentada na primeira quinzena de outubro.
IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: Diretora adjunta de comunicação do IAB RS, Karolina Silva participou de bate-papo sobre mobilidade e mudanças climáticas, na TVE

O tema mobilidade urbana e mudanças climáticas, cada vez mais urgente em todas as esferas de debate, foi tema do programa Rodar, da TVE RS, apresentado por Pati Salvadori, na noite do dia 25 de abril. O bate-papo contou com a presença da diretora de comunicação adjunta do IAB RS, karolina Silva, e da ciclista e ativista Carol Strüssmann.

Leia Mais →

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →