Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Centenário de Demétrio Ribeiro reúne e emociona autoridades e amigos em cerimônia no IAB RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O Homem, o Arquiteto, o Político. Demétrio Ribeiro foi saudado em cerimônia ocorrida no IAB RS por todos os que, de alguma forma, tiveram contato com pelo menos uma das facetas do arquiteto e urbanista que completaria 100 anos em 1º de setembro de 2016. Falecido em 22 de outubro de 2003, Demétrio deixou um importante legado para a arquitetura gaúcha, com importantes projetos urbanísticos e edificações modernistas, influência de sua diversa formação.

O evento foi composto por duas mesas, uma de autoridades e outra de amigos. Na abertura, estiveram presentes o Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; a primeira-dama e deputada estadual, Regina Maria Becker; a vereadora Jussara Cony; o presidente do IAB RS, Tiago Holzmann; o presidente do IAB Nacional, Sérgio Ferraz Magalhães; e o presidente o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Haroldo Pinheiro.

Tiago Holzmann abriu a cerimônia e saudou a todos os presentes, destacando a importância da homenagem pelo justo reconhecimento da Arquitetura Moderna no Rio Grande do Sul com a assinatura do ato de homologação do tombamento do Colégio Estadual Júlio de Castilhos (“Julinho”) como patrimônio histórico da capital gaúcha. A atual sede do Colégio, inaugurada em 1958, é um projeto de Demétrio em parceria com Enilda Ribeiro, fruto de concurso público.


“Patrimônio não é apenas algo centenário ou bicentenário. Ele pode estar sendo construído hoje, pois representa a história e a arte de uma época. É preciso fazer hoje, tendo em vista as necessidades atuais e também os próximos anos, próximas décadas, assim como fez Demétrio”, ressaltou o presidente do IAB RS.

Em seguida, José Fortunati assinou o ato de tombamento do “Julinho”, iniciativa do IAB RS, que em três meses conseguiu, com o apoio do Conselho Municipal de Cultura e da Coordenação da Memória da Prefeitura de Porto Alegre, dar início e andamento ao processo. O Prefeito comentou sobre a importância do Colégio na formação de líderes e na excelência que fora o ensino público no Rio Grande do Sul. Também destacou a atuação político-partidária de Demétrio junto ao Partido Comunista Brasileiro.

Haroldo Pinheiro relembrou sua atuação junto ao IAB Nacional, quando pode homenagear Demétrio ainda em vida. O Colar de Ouro do Instituto de Arquitetos do Brasil condecora profissionais da área que se destacam por sua atuação em prol do desenvolvimento da Arquitetura no país e foi entregue ao arquiteto e urbanista em janeiro de 2003.

“Além da admiração pessoal, trago o abraço de todos os colegas arquitetos e urbanistas do Brasil. Demétrio era um arquiteto completo, que lutou pela criação de um conselho profissional para a categoria”, relembrou o presidente do CAU/BR.

Desde o final dos anos 50 havia a tentativa de regulamentar a profissão a partir de um conselho específico. O documento, elaborado naquela época, teve a participação de Demétrio e foi matriz para a criação Lei nº 12.378, de 31 de dezembro de 2010, que regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo e cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal.

A solenidade de abertura do bate-papo com amigos de Demétrio encerrou com uma fala emocionada do presidente do IAB Nacional. “O Júlio de Castilhos era um lugar de formação plena e seu tombamento reconhece o valor da Arquitetura na construção da cidadania. Demétrio e Enilda foram meus professores na Arquitetura e na vida”, destacou Sérgio Magalhães.

Após, houve o descerramento da placa comemorativa ao centenário, que será instalada na sede do IAB RS. Representando o CAU/RS, Clóvis Ilgenfritz, conselheiro da Comissão de Planejamento e Finanças, esteve presente e acompanhou os depoimentos, sendo citado por sua atuação junto às entidades de arquitetos e ao trabalho desenvolvido ao longo das últimas décadas no CAU e no IAB. A neta de Demétrio, Miriam Ribeiro, representou a família e expôs o viés íntimo do Demétrio pai e avô.


(Fontes: Assessorias de Imprensa do IAB RS e CAU/RS)
 

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: “Depois de construído, é difícil reverter”: o que dizem especialistas sobre mudanças na fachada do Pontal Shopping

Especialistas em urbanismo avaliam que a readequação da fachada da loja Leroy Merlin, no Pontal Shopping, na zonal sul de Porto Alegre, traz pequenas melhorias no visual e no microclima, mas não resolve o problema de sua construção ter se tornado uma barreira à contemplação e à conexão da Avenida Padre Cacique com a orla do Guaíba. Em entrevista ao jornal Zero Hora, a co-presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, ressalta que “Uma parede verde de plantas naturais é positiva porque vai diminuir o calor naquele microclima, com menos concreto. Vai ficar mais agradável, mas continuará sendo um paredão sem interface com o outro lado. Não vai deixar de ser uma barreira”.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Outras Notícias

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →