Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Cesar Dorfman conta memórias de Cuba na Quarta do IAB

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Um encontro com direito a bate-papo com o autor, foi realizado na noite desta quarta-feira (12/03), na sede do IAB-RS, durante a primeira edição do ano do evento “Quarta no IAB”. Ao lado de amigos e de alguns companheiros de viagem, Cesar Dorfman apresentou o livro “Havana 63”. O arquiteto gaúcho recordou passagens da “maluquice” que foi a participação do VII Congresso da União Internacional de Arquitetos, em Havana, em 1963.
A viagem de treze dias de ida e treze dias de volta foi, segundo Dorfman, uma das coisas mais importantes que aconteceu em sua vida e na de outros estudantes que embarcaram, em Santos, no navio russo com destino a Havana, em Cuba.
“Ao longo desses 50 anos, contamos com prazer, inúmeras vezes, a história da viagem a Havana. O livro não foi feito para ser um marco em relação à luta contra a ditadura. Ele foi escrito para resgatar uma história importante, vivenciada em um momento muito significativo”, afirmou Cesar Dorfman.
Havana 63 é um livro de pesquisa, de reencontros e, sobretudo, de memória. As histórias que o autor narra são fatos de que se recorda, escritos da maneira que, como julga, deveriam ser escritos. O desafio de escrever o livro não foi fácil.
Dorfman conta que quando pensou em escrever o livro, conhecia poucos arquitetos que participaram do Congresso da UIA. “Fui a Montevidéu e recolhi alguns textos que pessoas me mandaram, além das importantes trocas de e-mails com arquitetos que foram ao encontro em Cuba”, afirmou ele.
O grupo ficou muito tempo no navio. Ao todo, foram mais de 20 dias à bordo e 10 dias em Havana. “De Havana, o que mais me lembro é o discurso de Fidel Castro. A praça estava cheia de gente e ele falou por mais de duas horas”, recordou Dorfman.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Outras Notícias

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →