Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

CHAPA 3 Para o CAU-RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Nossas atribuições profissionais – antes detalhadas em resoluções do CONFEA – agora são LEI, e não podem mais ser usurpadas ou suprimidas.

O CAU-BR estará instalado no início de dezembro, e o CAU-RS, antes do Natal. Todos os registros de arquitetos a partir daí serão feitos pelo CAU-RS assim como as RRT – Registro de Responsabilidade Técnica – que equivalerão à atual ART. O futuro CAU-RS será formado por 21 conselheiros (em função do número de profissionais no estado). Já o CAU-BR será formado por 28 conselheiros eleitos em cada Estado e Distrito Federal.

A eleição para os conselheiros será o primeiro grande evento em que participarão todos os arquitetos registrados no Brasil, uma conquista democrática inegável até para aqueles que sempre foram contrários à nossa independência, aferrados às formas e defeitos do atual sistema Crea/Confea. Se antes apenas entidades e escolas nomeavam seus representantes nos Crea, agora todos poderão votar e ser votados democraticamente, e o CAU pode ser abertamente discutido e aperfeiçoado.

O IAB-RS e diversas entidades estaduais e locais de representação de arquitetos e urbanistas do Rio Grande do Sul (AAI, SAERGS, AsBEA e SERGS) elaboraram uma plataforma minuciosamente estudada para a eleição do CAU. Dentro do princípio de manter a unidade na diversidade de origens, foi formada a CHAPA 3, com a adesão de muitos colegas de indiscutível importância que sabem que nossa profissão precisa dar uma virada na condição subalterna que sempre sofreu no sistema multiprofissional.

A CHAPA 3 tem a maior representatividade pela atuação dos seus componentes nas próprias entidades, por contar com destacados profissionais em todos os campos de atuação do arquiteto e urbanista e por representar TODAS AS REGIÕES DO ESTADO. Por esse motivo, forma um grupo que pode afirmar, sem receio de mentir, que irá formar o CAU DE TODOS OS ARQUITETOS GAÚCHOS.

O IAB-RS irá se empenhar pelo sucesso da Chapa 3, que nasceu de nosso compromisso histórico com a implantação do CAU. Tendo o eminente colega Cesar Dorfman como candidato ao Conselho Federal, e a atual coordenadora da Câmara de Arquitetura do Crea-RS, Gislaine Saibro como sua suplente, a Chapa 3 conta ainda com uma nominata extensa de muitos outros colegas conhecidos para compor o CAU-RS.

Reunindo a confiabilidade, a inovação, a experiência, e a histórica defesa dessa bandeira, tanto a plataforma como os nomes envolvidos nesta chapa são por si eloquentes para torná-la a alternativa concreta e viável para a construção do CAU. Precisamos de um Conselho EFICIENTE na sua missão de registro e fiscalização, sem os vícios e defeitos do CREA, e que vá além, zelando para que a arquitetura seja respeitada e valorizada, para que os profissionais sintam no futuro mais orgulho de sua profissão.

Conheça a CHAPA 3 e vote pela sua profissão!

Carlos Alberto Sant’Ana
Arquiteto e Urbanista
Presidente do IAB-RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Solar do IAB-RS ganha restauro da fachada

Quem por muitos anos cruzou pela esquina da Rua Riachuelo com a Rua General Canabarro, no Centro Histórico de Porto Alegre, notava parte do antigo casarão escondido em seus tapumes. Pois o cenário desse cruzamento está prestes a mudar. O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) começou esta semana o restauro tão esperado da fachada de seu Solar, que já foi residência do Conde de Porto Alegre entre 1855 e 1875.

Leia Mais →

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Outras Notícias

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →