Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Ciclo de Palestras sobre PDDUA

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O IAB RS promoveu na noite desta quarta-feira (09/08) a 4ª edição do Ciclo de Palestras sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA) com o tema "A reforma administrativa da prefeitura de Porto Alegre e a revisão do PDDUA".

O evento teve a participação da arquiteta e urbanista Virgínia Muzell, que apresentou o ponto de vista técnico do PDDUA em 1990; e do arquiteto e urbanista Tiago Holzmann da Silva, ex-presidente do IAB RS, como mediador. O secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Maurício Fernandes, não compareceu ao evento por motivos de saúde.

Confira alguns trechos da apresentação de Virgínia Muzell:

1ª ETAPA: Revisão do PDDU
GRUPOS DE TRABALHO – 1995:

PLANOS REGIONAIS
SISTEMA DE GESTÃO E PLANEJAMENTO
ESTRUTURAÇÃO URBANA
SUBSÍDIOS PARA A POLÍTICA HABITACIONAL
Etapa concluída com o II Congresso da Cidade (dez./95) e a entrega à Câmara de Vereadores, em março de 1996, da primeira versão do Projeto de Lei (Revisão do PDDU). Esta versão foi retirada de pauta em 1997, em função de avaliações realizadas pela assessoria técnica da Câmara e pelas entidades participantes.

Estratégias do 2º PDDUA
ESTRUTURAÇÃO URBANA: centralidades e espaços abertos; distribuição de atividades.
MOBILIDADE URBANA: trama viária; acessibilidade; sistemas modais e espaços de pedestres.
USO DO SOLO PRIVADO: normas de construção; distribuição do solo criado; miscigenação.
QUALIFICAÇÃO AMBIENTAL: valorização da paisagem e do patrimônio ambiental/cultural; saneamento.
PROMOÇÃO ECONÔMICA: promoção à produção rural e à geração de empregos vinculados à habitação; polarização metropolitana.
PRODUÇÃO DA CIDADE: política habitacional; inclusão da economia informal; parcerias e oportunidades empresariais.
SISTEMA DE GESTÃO E PLANEJAMENTO: base para a gestão do processo contínuo e participativo do Plano Diretor.

Participação Cidadã:
Projeto de Comunicação Social
Reuniões periódicas nas oito Regiões de Planejamento
Reuniões com as entidades participantes
Acompanhamento pela Câmara de Vereadores
Divulgação na mídia
Produção de artigos e palestras
Elaboração de Cadernos explicativos a cada etapa concluída
Volume “2º PDDUA Comentado”.
PARTICIPAÇÃO DIRETA em três anos:
Em torno de 2.000 CIDADÃOS; 298 ENTIDADES.

Metodologia da 3ª Etapa /1997
Organização de oficinas para análise e discussão do Projeto de Lei com a Câmara de Vereadores e entidades participantes.
Concertação de propostas com os vereadores e com as entidades participantes da Coordenação Geral do Projeto Cidade Constituinte, visando a formatação final do Projeto de Lei.
Seminários nas Regiões de Planejamento e atividades junto à Câmara de Vereadores para divulgação, debate e esclarecimentos sobre a proposta final do 2º PDDUA  – Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental.

Metodologia da 4ª Etapa – 19971998
Início da elaboração dos três primeiros Projetos Integrados, como laboratórios do novo enfoque projetual: Eixo Lomba-Restinga (Lomba do Pinheiro), Quarto Distrito (Bairro Navegantes) e Corredor de Centralidade Anita Garibaldi-Nilo Peçanha.
Capacitação do corpo técnico das diversas Secretarias para empreender a mudança institucional necessária à implantação do Sistema de Planejamento com enfoque projetual sobre a cidade.
Definição de uma Estratégia de Comunicação visando a divulgação das ideias do novo Plano Diretor e a assimilação da cultura urbanística pelas comunidades das oito Regiões de Planejamento, com o objetivo de formá-las para a participação na tomada de decisão no que lhe compete.
 

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →