Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Ciclo de Palestras sobre PDDUA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O IAB RS promoveu na noite desta quarta-feira (09/08) a 4ª edição do Ciclo de Palestras sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA) com o tema "A reforma administrativa da prefeitura de Porto Alegre e a revisão do PDDUA".

O evento teve a participação da arquiteta e urbanista Virgínia Muzell, que apresentou o ponto de vista técnico do PDDUA em 1990; e do arquiteto e urbanista Tiago Holzmann da Silva, ex-presidente do IAB RS, como mediador. O secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Maurício Fernandes, não compareceu ao evento por motivos de saúde.

Confira alguns trechos da apresentação de Virgínia Muzell:

1ª ETAPA: Revisão do PDDU
GRUPOS DE TRABALHO – 1995:

PLANOS REGIONAIS
SISTEMA DE GESTÃO E PLANEJAMENTO
ESTRUTURAÇÃO URBANA
SUBSÍDIOS PARA A POLÍTICA HABITACIONAL
Etapa concluída com o II Congresso da Cidade (dez./95) e a entrega à Câmara de Vereadores, em março de 1996, da primeira versão do Projeto de Lei (Revisão do PDDU). Esta versão foi retirada de pauta em 1997, em função de avaliações realizadas pela assessoria técnica da Câmara e pelas entidades participantes.

Estratégias do 2º PDDUA
ESTRUTURAÇÃO URBANA: centralidades e espaços abertos; distribuição de atividades.
MOBILIDADE URBANA: trama viária; acessibilidade; sistemas modais e espaços de pedestres.
USO DO SOLO PRIVADO: normas de construção; distribuição do solo criado; miscigenação.
QUALIFICAÇÃO AMBIENTAL: valorização da paisagem e do patrimônio ambiental/cultural; saneamento.
PROMOÇÃO ECONÔMICA: promoção à produção rural e à geração de empregos vinculados à habitação; polarização metropolitana.
PRODUÇÃO DA CIDADE: política habitacional; inclusão da economia informal; parcerias e oportunidades empresariais.
SISTEMA DE GESTÃO E PLANEJAMENTO: base para a gestão do processo contínuo e participativo do Plano Diretor.

Participação Cidadã:
Projeto de Comunicação Social
Reuniões periódicas nas oito Regiões de Planejamento
Reuniões com as entidades participantes
Acompanhamento pela Câmara de Vereadores
Divulgação na mídia
Produção de artigos e palestras
Elaboração de Cadernos explicativos a cada etapa concluída
Volume “2º PDDUA Comentado”.
PARTICIPAÇÃO DIRETA em três anos:
Em torno de 2.000 CIDADÃOS; 298 ENTIDADES.

Metodologia da 3ª Etapa /1997
Organização de oficinas para análise e discussão do Projeto de Lei com a Câmara de Vereadores e entidades participantes.
Concertação de propostas com os vereadores e com as entidades participantes da Coordenação Geral do Projeto Cidade Constituinte, visando a formatação final do Projeto de Lei.
Seminários nas Regiões de Planejamento e atividades junto à Câmara de Vereadores para divulgação, debate e esclarecimentos sobre a proposta final do 2º PDDUA  – Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental.

Metodologia da 4ª Etapa – 19971998
Início da elaboração dos três primeiros Projetos Integrados, como laboratórios do novo enfoque projetual: Eixo Lomba-Restinga (Lomba do Pinheiro), Quarto Distrito (Bairro Navegantes) e Corredor de Centralidade Anita Garibaldi-Nilo Peçanha.
Capacitação do corpo técnico das diversas Secretarias para empreender a mudança institucional necessária à implantação do Sistema de Planejamento com enfoque projetual sobre a cidade.
Definição de uma Estratégia de Comunicação visando a divulgação das ideias do novo Plano Diretor e a assimilação da cultura urbanística pelas comunidades das oito Regiões de Planejamento, com o objetivo de formá-las para a participação na tomada de decisão no que lhe compete.
 

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: “Depois de construído, é difícil reverter”: o que dizem especialistas sobre mudanças na fachada do Pontal Shopping

Especialistas em urbanismo avaliam que a readequação da fachada da loja Leroy Merlin, no Pontal Shopping, na zonal sul de Porto Alegre, traz pequenas melhorias no visual e no microclima, mas não resolve o problema de sua construção ter se tornado uma barreira à contemplação e à conexão da Avenida Padre Cacique com a orla do Guaíba. Em entrevista ao jornal Zero Hora, a co-presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, ressalta que “Uma parede verde de plantas naturais é positiva porque vai diminuir o calor naquele microclima, com menos concreto. Vai ficar mais agradável, mas continuará sendo um paredão sem interface com o outro lado. Não vai deixar de ser uma barreira”.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Outras Notícias

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →