Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Ciclo de Palestras sobre PDDUA

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O IAB RS promoveu na noite desta quarta-feira (09/08) a 4ª edição do Ciclo de Palestras sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA) com o tema "A reforma administrativa da prefeitura de Porto Alegre e a revisão do PDDUA".

O evento teve a participação da arquiteta e urbanista Virgínia Muzell, que apresentou o ponto de vista técnico do PDDUA em 1990; e do arquiteto e urbanista Tiago Holzmann da Silva, ex-presidente do IAB RS, como mediador. O secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Maurício Fernandes, não compareceu ao evento por motivos de saúde.

Confira alguns trechos da apresentação de Virgínia Muzell:

1ª ETAPA: Revisão do PDDU
GRUPOS DE TRABALHO – 1995:

PLANOS REGIONAIS
SISTEMA DE GESTÃO E PLANEJAMENTO
ESTRUTURAÇÃO URBANA
SUBSÍDIOS PARA A POLÍTICA HABITACIONAL
Etapa concluída com o II Congresso da Cidade (dez./95) e a entrega à Câmara de Vereadores, em março de 1996, da primeira versão do Projeto de Lei (Revisão do PDDU). Esta versão foi retirada de pauta em 1997, em função de avaliações realizadas pela assessoria técnica da Câmara e pelas entidades participantes.

Estratégias do 2º PDDUA
ESTRUTURAÇÃO URBANA: centralidades e espaços abertos; distribuição de atividades.
MOBILIDADE URBANA: trama viária; acessibilidade; sistemas modais e espaços de pedestres.
USO DO SOLO PRIVADO: normas de construção; distribuição do solo criado; miscigenação.
QUALIFICAÇÃO AMBIENTAL: valorização da paisagem e do patrimônio ambiental/cultural; saneamento.
PROMOÇÃO ECONÔMICA: promoção à produção rural e à geração de empregos vinculados à habitação; polarização metropolitana.
PRODUÇÃO DA CIDADE: política habitacional; inclusão da economia informal; parcerias e oportunidades empresariais.
SISTEMA DE GESTÃO E PLANEJAMENTO: base para a gestão do processo contínuo e participativo do Plano Diretor.

Participação Cidadã:
Projeto de Comunicação Social
Reuniões periódicas nas oito Regiões de Planejamento
Reuniões com as entidades participantes
Acompanhamento pela Câmara de Vereadores
Divulgação na mídia
Produção de artigos e palestras
Elaboração de Cadernos explicativos a cada etapa concluída
Volume “2º PDDUA Comentado”.
PARTICIPAÇÃO DIRETA em três anos:
Em torno de 2.000 CIDADÃOS; 298 ENTIDADES.

Metodologia da 3ª Etapa /1997
Organização de oficinas para análise e discussão do Projeto de Lei com a Câmara de Vereadores e entidades participantes.
Concertação de propostas com os vereadores e com as entidades participantes da Coordenação Geral do Projeto Cidade Constituinte, visando a formatação final do Projeto de Lei.
Seminários nas Regiões de Planejamento e atividades junto à Câmara de Vereadores para divulgação, debate e esclarecimentos sobre a proposta final do 2º PDDUA  – Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental.

Metodologia da 4ª Etapa – 19971998
Início da elaboração dos três primeiros Projetos Integrados, como laboratórios do novo enfoque projetual: Eixo Lomba-Restinga (Lomba do Pinheiro), Quarto Distrito (Bairro Navegantes) e Corredor de Centralidade Anita Garibaldi-Nilo Peçanha.
Capacitação do corpo técnico das diversas Secretarias para empreender a mudança institucional necessária à implantação do Sistema de Planejamento com enfoque projetual sobre a cidade.
Definição de uma Estratégia de Comunicação visando a divulgação das ideias do novo Plano Diretor e a assimilação da cultura urbanística pelas comunidades das oito Regiões de Planejamento, com o objetivo de formá-las para a participação na tomada de decisão no que lhe compete.
 

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Governo do Estado e IAB RS lançam concurso de projeto para território de Umbu, em Alvorada, RS

A iniciativa integra o eixo 2 do programa RS Seguro, chamado RS Seguro COMunidade, lançado em dezembro de 2023, e prevê a qualificação de espaços e equipamentos públicos comunitários em cinco áreas. Durante o evento, foram anunciadas as previsões de lançamento dos editais dos próximos concursos nacionais de PUIs para outros dois territórios: Santa Tereza em novembro e o de Rubem Berta, em dezembro.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS reúne especialistas para debater patrimônio cultural e os impactos da enchente

Os eventos climáticos que resultaram em enchentes por todo o Rio Grande do Sul no mês de maio têm provocado debates em todos os setores da sociedade. Nesse contexto inédito, o patrimônio cultural se insere na discussão de forma urgente, com o objetivo de promover sua importância e, também, discutir formas de reduzir o impacto das perdas e pensar em prevenção contra eventos futuros. O tema foi pauta de encontro que ocorreu na sede do IAB RS, em Porto Alegre, com diversos especialistas do setor de preservação do patrimônio.

Leia Mais →

Planejamento e patrimônio no contexto da crise climática

Webinar “Planejamento e Patrimônio das Cidades em Emergência Climática, promovido pelo IAB DN com apoio do IAB RS, no dia 14 de agosto, contou com a presença da copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira; do arquiteto e urbanista e Superintendente do IPHAN-RS, Rafael Passos; e mediação do presidente do IAB DN, Odilo Almeida Filho.

Leia Mais →

Na mídia: Copresidente do IAB RS, Bruna Bergamaschi Tavares fala sobre a reconstrução do RS ao veículo AEC Web

Os desafios para a reconstrução do Estado após as enchentes de maio foram o tema da reportagem do veículo AEC Web. Conforme a copresidente da entidade, Bruna Tavares, “inicialmente, é essencial mapear as cidades afetadas, considerando uma série de componentes de análise multidisciplinar. Devemos olhar a configuração de cada uma, observando onde estão localizadas, sua infraestrutura, habitabilidade e sua inserção geográfica, geológica e hidrográfica”, disse.

Leia Mais →