Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Ciclo Q+50 será encerrado com grande evento no Quitandinha

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Depois de passar por sete estados brasileiros, o ciclo de seminários de Política Urbana Q+ 50, comemorativo dos 50 anos do Seminário Nacional de Habitação e Reforma Urbana, será encerrado, nos dias 8 e 9 de novembro, no Hotel Quitandinha, em Petrópolis (RJ), palco do histórico evento de 1963. O encontro apresentará uma síntese das discussões realizadas nos seminários Q+50 ao longo de 2013, entre arquitetos, urbanistas, e outros profissionais Eles debateram a agenda das cidades e metrópoles brasileiras no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Bahia e Amazonas.
No Quitandinha, será aprovado o documento final resultante dos debates realizados ao longo do ano, como contribuição dos arquitetos e urbanistas para temas como a democratização das cidades, a moradia, a gestão urbana, os espaços públicos e a sustentabilidade, o esvaziamento dos centros e o sistema urbano da Amazônia.
O documento está sendo elaborado por comissão de arquitetos e urbanistas especialmente designada, que se apoia em resumos produzidos por uma equipe de jornalistas a partir das conferências e mesas-redondas (todas foram filmadas e transmitidas via Internet) bem como nos debates travados.
No site do IAB estão disponíveis os principais assuntos debatidos nos sete seminários, destacando-se:
Na primeira edição do seminário, no Rio, o urbanista italiano Bernardo Secchi colocou em debate a nova questão urbana, que resumiu em três pilares: ambiental, de mobilidade e de desigualdade social. “Esses elementos estão interligados e não podem ser tratados de forma isolada”, afirmou. Já o jornalista e escritor indiano Suketu Mehta, também na edição carioca do evento, mostrou soluções de solidariedade nascem em áreas superpopulosas como as favelas de Mumbai e de outras grandes cidades do mundo.
Na edição do Rio Grande do Sul, que teve como tema “A moradia brasileira”, a coordenadora de projetos estratégicos do Gabinete Municipal de Rosário (Argentina), Natália Carnovale, enfatizou que o plano estratégico é um espaço que articula interesses públicos e privados e engloba projetos econômicos, sociais, culturais e ambientais. Já o presidente do IAB, Sérgio Magalhães, outro conferencista do evento, chamou atenção para a ampliação territorial vivenciada hoje pelas cidades como importante fator de aumento das desigualdades sociais urbanas.
“Os centros urbanos estão perdendo densidade de modo avassalador. Isso ocorre tanto pela especulação imobiliária, como pela falta de política e mobilidade. O resultado disso é a degradação ambiental e dos serviços públicos. Isso torna as metas de universalização dos serviços cada vez mais remotas”, explicou Magalhães.
Em São Paulo, onde foi discutido o tema “A Gestão das Cidades”, o arquiteto e ex-prefeito de Montevidéu Mariano Arana apresentou os desafios vivenciados e superados no processo de requalificação de Montevidéu, no Uruguai, que tornaram a cidade numa referência da América do Sul.
“Uma das diretrizes do plano de ordenamento foi o projeto de requalificação de casas, que não eram grandes monumentos, mas que estavam abandonadas e pertenciam à cidade de Montevidéu. Esses imóveis foram transformados, muitas vezes em sistema de mutirão, e foram destinados à habitação social em condições de conforto”, ressaltou Arana.
A sustentabilidade urbana foi a pauta do seminário realizado em Brasília. O evento teve como conferencistas o arquiteto português Nuno Portas e do urbanista e ensaísta Guilherme Wisnik. Portas apresentou a sua defesa do espaço coletivo enquanto Wisnik abordou o protagonismo do espaço público na Reforma Urbana.
O espanhol Manuel Herce, professor da Universidade Politécnica da Catalunha (Espanha) e um dos responsáveis pelo projeto de reurbanização de Barcelona para as Olimpíadas de 1992, foi um dos destaques do Q+50 MG. Em sua conferência, Herce fez um paralelo entre a experiência espanhola e a brasileira e criticou as ações executadas para os grandes eventos internacionais.
No Q+50 BA, o tema foi “Esvaziamento dos centros urbanos” e contou com a importante participação do arquiteto Pablo Contrucci, que apresentou sua experiência nos projetos de reocupação do Centro de Santiago (Chile).
No Amazonas, as discussões foram sobre o passivo socioambiental, o saneamento, o sistema hídrico e os impactos climáticos das grandes cidades brasileiras. Edmilson Brito Rodrigues , arquiteto e ex-prefeito de Belém, um dos conferencistas do evento, falou sobre a importância de um urbanismo participativo para a produção do futuro na Amazônia.
De acordo com a coordenadora dos Seminários Q+50, Fabiana Izaga, o encerramento do ciclo de seminários reunirá os representantes de todos os departamentos do IAB, especialmente daqueles que aceitaram o desafio de organizar uma edição do evento em seu estado.
“O Q+50 possibilitou a nós arquitetos discutir e refletir sobre a política urbana proposta há 50 anos e, gerar insumos para que possamos contribuir no estabelecimento de uma nova agenda urbana para as cidades”, afirmou Fabiana Izaga.
Por enquanto, o evento de encerramento dos Seminários Q+50 tem apenas o local e as datas confirmadas. Em breve, o Instituto divulgará a programação completa em seu site e como os interessados poderão se inscrever.
IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

50 anos do retorno da democracia em Portugal e colônias africanas é celebrado com exposição no IAB RS

Em 25 de abril de 1974 Portugal retomava o regime democrático, após um longo período de ditadura iniciada em 1933. A chamada Revolução dos Cravos é relembrada, 50 anos depois, por meio de uma exposição organizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, e curadoria de Airton Cattani e Daniela Fialho, que colecionou 47 cartazes de manifestações distribuídos nas ruas no período da revolução. A exposição segue aberta no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre), com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h, até o dia 24 de maio.

Leia Mais →

Na mídia: Diretora adjunta de comunicação do IAB RS, Karolina Silva participou de bate-papo sobre mobilidade e mudanças climáticas, na TVE

O tema mobilidade urbana e mudanças climáticas, cada vez mais urgente em todas as esferas de debate, foi tema do programa Rodar, da TVE RS, apresentado por Pati Salvadori, na noite do dia 25 de abril. O bate-papo contou com a presença da diretora de comunicação adjunta do IAB RS, karolina Silva, e da ciclista e ativista Carol Strüssmann.

Leia Mais →

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →